sábado, dezembro 19, 2020

Rochas à Vista

Oiça a cantora Celina Pereira em "Rochas à Vista" do disco "Areias mornas de Bubista". Este disco foi uma celebração dos 45 anos de música da cantora e uma homenagem ao compositor cabo-verdiano Luis Rendall e à primeira "cantadeira" de morna Maria Bárbara que participou na primeira exposição musical colonial realizada no ano 1932 em Lisboa.

Celina Pereira foi uma cantora e educadora cabo-verdiana (f. a 17-12-2020) que tirou em Viseu o curso do magistério Primário.

O seu primeiro single foi editado em 1979 pela etiqueta Discos Monte Cara de Bana. Em 1986 é editado o seu primeiro disco, "Força di Cretcheu" (Força do Meu Amor), com arranjos e direção musical de Paulino Vieira, que inclui histórias e cantigas de roda, brincadeira, casamento e trabalho.

Em 1990 lançou "Estória, Estória... No Arquipélago das Maravilhas" que contou com a colaboração de Paulino Vieira. Iniciou um trabalho de contadora de estórias em 1991, nos Estados Unidos.

Edita pela editora francesa Melódie, em 1993, o álbum "Nós Tradição".

No disco "Harpejos e Gorjeios", editado em 1998, canta em crioulo e português. Contou com a direção musical de Zé Afonso. Interpreta a morna "Bejo de Sodade", da autoria de B. Leza, com o fadista Carlos Zel.

Colabora com Martinho da Vila no tema "Nutridinha (nutridinha do sal)" do disco "Lusofonia" de 2000.

"Estória, Estória..." foi reeditado em CD e em formato audiolivro (livro/cassete) tendo vários prémios internacionais. "Estória, Estória… do Tambor a Blimundo" é um áudio-livro que pretende recuperar o património expressivo das histórias e jogos de roda tradicionais africanos. As ilustrações são da autoria da italiana Cláudia Melotti e os textos são da autoria de Celina Pereira bem como a adaptação de dois contos africanos.

Celina Pereira foi condecorada, em 2003, com a medalha de mérito - grau comendadora - pelo presidente português, Jorge Sampaio, pelo seu trabalho na área da educação e da cultura cabo-verdiana.

quarta-feira, dezembro 16, 2020

Dona Tututa

 

Epifânia de Freitas Silva Ramos Évora (1919 - 2014), conhecida como Dona Tututa ou Tututa Évora, foi uma pianista e compositora cabo-verdiana.

Considerada uma figura lendária no seu país, foi autora de temas como Grito d’ Dor, Sentimento, Mãe Tigre e Vida Torturada, entre outros. Cesária Évora, Bana, Humbertona e a sua filha Magda Évora são alguns dos intérpretes que gravaram temas seus.

Epifânia Évora amava a música e o piano, tanto quanto era possível alguém o fazer. Ao longo da sua vida, transformou dor e alegria em melodias e cantou-as, rompendo convenções. Para esta Cabo-Verdiana, filha do "inventor da coladera" , a vida só fazia sentido com aplausos. 

Das noites quentes e gloriosas do Café Royal no Mindelo de outrora, à vida familiar na inóspita Ilha do Sal, é possível viajar pela biografia – ora coladera, ora morna – desta apaixonante mulher e celebrar com ela a cultura singular de um país de músicos, que carinhosamente a trata por “Dona Tututa”, através do documentário que foi feito em sua homenagem .


Assista, agora, ao trailer do documentário, Dona Tututa, realizado por João Alves da Veiga, em 2013.


A Língua Portuguesa na Indonésia


A língua indonésia possui mais de 30000 vocábulos portugueses, a maioria deles perfeitamente reconhecíveis por qualquer leigo. Mas muitos mais há, já adulterados, que não são imediatamente inteligíveis. 


O interessante é que, apesar da colonização holandesa e do esforço que os Holandeses fizeram para impor a sua língua, foi o Português que prevaleceu. Na ilha das Flores, então, até se reza em Papiá Cristan, isto é, em Português, e os apelidos são maioritariamente portugueses. 


Mas será que é só na Indonésia?...

Não! Na Malásia também há muitos. E em Malaca fala-se um português "antigo"...

Para confirmar o que lhe digo, não deixe de ver o vídeo. Até os intervenientes no mesmo, ficam espantados!

Não perca esta oportunidade.

Ora veja!

terça-feira, dezembro 15, 2020

Vamos até Ronda?

Ronda é uma cidade espanhola localizada no cimo de uma montanha. Ronda situa-se na província espanhola de Málaga, na Andaluzia, e fica no topo de um desfiladeiro profundo. 

Este desfiladeiro (El Tajo) separa a cidade nova, fundada aproximadamente no século XV, da cidade velha, que data da ocupação moura. 

A Puente Nuevo é uma ponte em pedra que atravessa o desfiladeiro e tem um miradouro que nos permite desfrutar das vistas panorâmicas. 

A Plaza de Toros da cidade nova, uma lendária praça de touros do século XVIII, é um dos pontos de referência mais reconhecidos da cidade. 

Em Ronda pode ainda visitar a Praça Duquesa de Parcent, os Banhos Árabes de Ronda e a La Casa del Rey Moro. Proponho-lhe ainda uma visita incomum ao Museu do Bandido. 

O Museu do Bandido (clique aqui  para conhecer a sua página oficial) está localizado ao lado da Plaza Duquesa, na Calle Arminan. Este museu refaz a história dos bandidos mais famosos da região através de fotos, documentos e anedotas sobre suas vidas.

Entre eles, aprendemos que havia toureiros, cantores de flamenco e, claro, contrabandistas. Esses homens roubavam aos ricos para ajudar os mais pobres, com um espírito de justiça. 

segunda-feira, dezembro 14, 2020

O Meu Lugar de Sonho É...

Lagos - Nigéria


Visitar dois países africanos que são a Nigéria e a República Democrática do Congo, porque apesar de não serem países com muita riqueza, tenho um grande interesse em saber quais são os costumes de lá e como é que as coisas funcionam.


Kinshasa - RDC


Quero saber quais são as tradições, saber se o povo é simpático, aprender um pouco mais sobre a língua que cada país fala, saber mais sobre as danças de ambos os países.

F. Conceição - PTT1

domingo, dezembro 13, 2020

A Torta de Limão de Key West

 

A "torta de limão" é uma sobremesa muito conhecida e apreciada em todo o mundo. Contudo, A Torta de Limão de Key West, é um doce típico da cidade americana de Key West, na Flórida, embora também se encontre no resto daquele estado.

A receita original - a "Key Lime Pie" - foi inventada em Key West Island no séc. XIX, no período de carestia após o fim da Guerra Civil Americana. A "Key Lime Pie" nasceu como um doce pobre preparado com os poucos ingredientes disponíveis: o lime "Key" (produto típico da zona), leite, ovos e biscoitos.

Key West é uma cidade localizada no estado americano da Flórida, no condado de Monroe, do qual é sede. Foi incorporada em 1828. 

Key West tem o título de cidade mais meridional da parte continental dos Estados Unidos, estando apenas a 90 milhas de Cuba. A principal fonte de rendimento da cidade é o turismo que atrai muitas pessoas durante o ano todo, devido ao seu clima agradável. 

As atividades aquáticas são as principais opções de lazer da cidade, a saber: mergulho, "scuba-diving", passeios de barco, jet ski, etc.

Outro atrativo é a celebração do Pôr - do - Sol  ("Sunset Celebration"), que acontece diariamente durante todo o ano. É um ritual em que várias pessoas se juntam na Mallory Square, praça com bares, onde artistas apresentam diversas performances como números de circo e shows. O Sunset Celebration começa sempre 2 horas antes do pôr-do-sol e vai até 1 hora depois de ele se pôr.

Para a preparação da Key Lime Pie temos como principais ingredientes o leite condensado e o limão/lima Esta sobremesa geralmente é apresentada com um merengue como cobertura, que pode ser dourado com um maçarico para lhe dar uma aparência diferente, para além de fazer toda a diferença no sabor!
Se quiser experimentar aqui lhe deixo uma receita "pescada" na net.

Ingredientes
100 ml de sumo de lima (2 limas médias)
1 lata de leite condensado (das pequenas de 397 g)
4 gemas de ovo
raspa fina das limas que usar
230 g de bolachas de tipo "digestive"
1 colher de sopa de açúcar
115 g de manteiga de preferência sem sal
Para o Merengue:
3 claras
metade do peso em açúcar

Preparação
Triture as bolachas até ficarem desfeitas em migalhas finas e ponha numa tigela. Derreta a manteiga, deixe amornar um pouco, e deite por cima das bolachas com o açúcar.

Mexa bem com uma colher de pau até obter uma massa compacta, e forre o fundo de uma forma ou tarteira com essa mistura. Use as costas de uma colher para alisar bem.
Ponha a forma no frigorífico enquanto prepara o recheio.
Acenda o forno a 180ºC.

Numa tigela, deite as gemas com as raspas da lima e misture com uma vara de arames até ficarem cremosas.
Acrescente o leite condensado e o sumo de lima e misture até obter um creme espesso e homogéneo.

Deite esta mistura por cima das bolachas, e ponha a cozer , no forno, entre 12 a 15 minutos.

Deixe arrefecer por completo antes de desenformar, e sirva bem fresco. Pode servir simples ou com merengue.
Para preparar o merengue: 
Bata as claras com a batedeira, e quando começarem a ficar com espuma, junte 1/3 do açúcar. Bata mais 3 minutos e junte o outro 1/3 do açúcar, bata mais um pouco e junte o restante açúcar até as claras estarem bem firmes.
Decore a tarte com o merengue. Se o quiser dourar, utilize o maçarico.