sábado, março 18, 2023

Flor de Laranjeira

Ouça o grupo brasileiro Beraderos em Flor de Laranjeira.

Este grupo foi fundado pelos músicos, compositores e atores Ravel Andrade e Danilo Mesquita.

Estava eu, andando na avenida
A flor repousou, secando a ferida
Bendito seja Deus
Que semeou a vida
Dessa florzinha, dessa florzinha

Que é flor de laranjeira amor
É cheiro doce, dessa menina
Flor de laranjeira amor
Essa menina de saia curta
Flor de laranjeira amor
É cheiro doido que me alucina

Flor de laranjeira amor
Não contamina, menina pura
Se esse broto cessasse o estofo
Que um dia o chico causou nessa gente
E calasse com açúcar o grito de fome de um povo doente
Que não se reconhece mais

Eu te daria, o solo mais fértil
A melhor poesia
O mundo inteiro, uma casa, uma vida
Um lamento, um desejo

Pra flor de laranjeira amor
É cheiro doce dessa menina
Flor de laranjeira amor
Essa menina de saia curta
Flor de laranjeira amor
É cheiro doido que me alucina
Flor de laranjeira amor
Não contamina menina pura

Pra flor de laranjeira amor
É cheiro doce dessa menina
Flor de laranjeira amor
Essa menina de saia curta
Flor de laranjeira amor
É cheiro doido que me alucina
Flor de laranjeira amor
Não contamina menina pura

sexta-feira, março 17, 2023

Auto-retrato

Natália Correia, Autorretrato. DR
 Espáduas brancas palpitantes:

asas no exílio dum corpo.

Os braços calhas cintilantes

para o comboio da alma.

E os olhos emigrantes

no navio da pálpebra

encalhado em renúncia ou cobardia.

Por vezes fêmea. Por vezes monja.

Conforme a noite. Conforme o dia.

Molusco. Esponja

embebida num filtro de magia.

Aranha de ouro

presa na teia dos seus ardis.

E aos pés um coração de louça

quebrado em jogos infantis.

Natália Correia - Poesia Completa

quinta-feira, março 16, 2023

Ho Chi Minh: O Mundo Segundo os Brasileiros

Hoje proponho-lhe uma viagem virtual até Ho Chi Minh, no Vietname, através do programa televisivo brasileiro: O Mundo Segundo os Brasileiros.

Esta série de programas "percorre os principais roteiros turísticos do mundo, lugares muitas vezes longínquos, pouco explorados e repletos de descobertas e contrastes. África, Ásia, Oceania, Europa e Américas: a cada destino uma nova aventura, narrada por personagens reais em tom documental e quase autobiográfico. A cada novo episódio, as várias facetas de uma mesma cidade, com dicas, roteiros, histórias e revelações emocionantes."

Embarque nesta viagem virtual, sem sair de casa, e descubra Ho Chi Minh. 

A Cidade de Ho Chi Minh (no Vietname), e comumente conhecida e nomeada até 1975 como Saigão, é a maior cidade e principal centro financeiro, corporativo e comercial do Vietname. Situa-se no sul do país e tem cerca de 8,5 milhões de habitantes. É uma cidade histórica e portuária, recebendo a classificação de cidade global beta, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).

Foi fundada pelos khmers, sendo conquistada pelos anameses no século XVII. Depois, foi conquistada pela França em 1859, tornando-se na capital da Cochinchina e, mais tarde, de toda a Indochina Francesa até 1902. Em 1954 tornou-se a capital do Vietname do Sul tendo sido o quartel general das tropas americanas durante a guerra do Vietname. Em 1975 as tropas do Vietname do Norte entraram na cidade, marcando o fim da guerra.

Ora veja. Não perca.

quarta-feira, março 15, 2023

Amêndoas da Páscoa

Como nos estamos a aproximar a passos largos da Páscoa, deixo-lhe hoje uma receita de Amêndoas da Páscoa (do tempo em que ainda se faziam à mão), que encontrei no blogue As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda.
Não deixe de ver também os dois links acima porque aí encontrará algumas histórias da história e ainda algumas curiosidades.

Tomem-se 750 grs. de açúcar, dissolvam-se em metade do seu peso de água e levem-se ao lume até chegar ao ponto de espadana. Em seguida junte-se-lhe 500 grs. de amêndoas peladas e levemente torradas, mexa-se rapidamente, tira-se a vasilha que as contém para fora do lume, mexa-se novamente, deita-se em travessas para arrefecer e separam-se rapidamente, rolando-as por fim entre as mãos se se quiser dar-lhes uma forma mais regular.

terça-feira, março 14, 2023

Landfill Harmonic - Uma Sinfonia de Espírito Humano

Para os amantes da música, ou não, proponho-lhe um filme: Landfill Harmonic - Uma Sinfonia de Espírito Humano.

Este documentário de 2015, foi realizado por Brad Allgood e Graham Townsley, e conta no elenco com Ada Ríos, Favio Chavez, María Ríos, Idalina Hertz, Jorge Ríos, Nicolás Gómez, Esteban Irrazabal, Tania Vera Hertz.

Sinopse:
Conheça a Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cautera, formada por crianças e jovens de baixos rendimentos que vivem numa comunidade (bairro de lata) em redor do aterro de Cateura, em Assunção no Paraguai. É regida por Fávio Chávez e tem a peculiaridade de tocar com instrumentos construídos com materiais recolhidos nesse aterro. É um testemunho de como a música pode transformar o espírito humano.
Esta orquestra é realmente extraordinária. 
E viva a música!

segunda-feira, março 13, 2023

Charlie Chaplin

Charlie Chaplin (1889 - 1977) foi um ator, comediante, realizador, compositor, roteirista, cineasta, editor e músico britânico. Chaplin foi um dos atores da era do cinema mudo, tendo-se notabilizado pelo uso da mímica e da comédia. É bastante conhecido pelos seus filmes O Imigrante, A Quimera do Ouro  (considerado por ele o seu melhor filme), O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong.

O portal da web Open Culture publicou uma lista de 65 películas deste ícone do cinema mudo. É de referir que esta figura lendária do cinema, protagonizou e escreveu mais de 80 trabalhos cinematográficos, compôs a música de 20 películas, realizou cerca de 70 curtas e longas metragens e produziu mais de 30 filmes.

Se quiser ver ver alguns destes filmes online, é só aceder aqui.

Entretanto, delicie-se com a cena da luta, do filme The Kid.

domingo, março 12, 2023

O Que Combinar Com O Amarelo Mostarda?

Saiba o que combinar com o amarelo mostarda, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

No vídeo de hoje Luciane Cachinski fala-lhe sobre combinações de cores na moda, desmistificando algumas dificuldades. Começa pelo amarelo mostarda, que é uma cor que pensamos ser difícil, e que só podemos combinar com a cor preta, ou com a cor branca. 


Na verdade, este amarelo permite muitas combinações, e permite criar looks lindos. 

Não perca. 

Ora veja.