sábado, dezembro 02, 2023

O Farol do Bugio ou Forte de São Lourenço da Cabeça Seca

O Farol do Bugio localiza-se no Forte de São Lourenço do Bugio, na foz do Rio Tejo, na direção da Cova do Vapor, Trafaria e da vila de Oeiras. Trata-se de uma torre circular de cantaria, branca, encimada por uma lanterna e varandim vermelhos, no interior de um forte também circular.
Este farol deve o seu nome ao facto de estar localizado no Forte de São Lourenço do Bugio, que também é conhecido por Forte de São Lourenço da Cabeça Seca ou Torre do Bugio.
Este, foi aqui edificado como parte da estratégia da defesa do litoral português (em particular devido aos ataques da pirataria francesa e turca), estávamos no século XVI, por volta de 1590.
Primeiro João Vicenzo Casale, de Nápoles, e depois Leonardo Turriano, também de origem italiana, começaram as obras para a edificação do Forte de São Lourenço da Cabeça Seca, em 1643, assumindo-se que as mesmas tenham sido concluídas em 1657 ou pouco tempo depois.
Este foi guarnecido de 14 peças de calibre 24, 12 de calibre 12 e uma de calibre seis, todas elas em bronze.

Onde hoje é o Farol do Bugio, a Torre do Bugio era altiva e cumpria as funções de vigia durante o dia, e de farol durante a noite.
O terramoto de 1755 em Lisboa teve consequências no forte. A torre ficou destruída, tendo sido reedificada, com luz, apenas em 1775, 20 anos depois.
As próximas grandes transformações no Farol do Bugio só ocorreriam em 1994, quando foi montada uma nova lanterna ótica que funcionava a energia solar.
Mas só entre 1997 e 2001, sob a égide da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, é que decorreram obras que permitiram a este local ficar mais robusto, através do enrocamento do forte, do restauro das cantarias de pedra, das alvenarias e das muralhas, tendo sido ainda construído um robusto molhe circular e um novo cais de acostagem.

sexta-feira, dezembro 01, 2023

1640: Portugal, Uma Retrospectiva

1640: Portugal, Uma Retrospectiva (Vol. 13) é um livro de Joana Fraga e de Thiago Krause, acerca da efeméride que se assinala hoje.

Sinopse: 

O que é exatamente a Restauração? Uma restauração da independência, quando Portugal nunca deixou de ser um reino distinto dos demais reinos peninsulares? Ou apenas uma restauração dinástica em torno da Casa de Bragança, e portanto de uma família real portuguesa? Para quem chega do futuro, como nós fazemos aqui, o Portugal que encontramos em 1640 é um país muito diferente, mas que se encontra num momento de viragem decisivo para o que viria a acontecer nos séculos seguintes. Estão na Restauração as raízes da cada vez maior importância do Brasil no império português, o posicionamento autónomo do reino na Guerra da Sucessão Espanhola, e até as escolhas de política económica e diplomática «pombalina». Sem 1640, o Portugal de hoje seria com toda a probabilidade radicalmente distinto. Foi essa evidência que levou a uma espécie de «nacionalização da Restauração».

quinta-feira, novembro 30, 2023

Amor de Perdição

Amor de Perdição é uma adaptação cinematográfica do romance homónimo de Camilo Castelo Branco feita pelo realizador António Lopes Ribeiro em 1943.
No elenco conta com António Vilar no papel de Simão Botelho, uma jovem Carmen Dolores como Teresa de Albuquerque e António Silva como João da Cruz. 
É considerada uma das mais fidedignas adaptações da famosa obra camiliana, tendo o diálogo sido respeitado quase na íntegra.
É o filme de estreia de Carmen Dolores, que contava apenas com 19 anos na altura das rodagens.

Sinopse:
Simão Botelho, doidivanas estudante em Coimbra, apaixona-se perdidamente por Teresa de Albuquerque. Os pais de ambos odeiam-se e opõem-se a tal união, havendo ainda um primo de Teresa (Baltasar Coutinho) que tenta, por todos os meios, obter a sua mão. Como ela recuse, o pai compele-a ao convento. Mas Simão não está pelos ajustes e, sob a protecção do ferreiro João da Cruz, vai tentar que Teresa seja sua. Mal sabe João da Cruz que a sua própria filha, Mariana, nutre um amor profundo e impossível por Simão – por quem estará disposta a todos os sacrifícios.

quarta-feira, novembro 29, 2023

Quem nos Ama não Menos nos Limita

Não só quem nos odeia ou nos inveja
Nos limita e oprime; quem nos ama
Não menos nos limita.
Que os deuses me concedam que, despido

De afectos, tenha a fria liberdade
Dos píncaros sem nada.
Quem quer pouco, tem tudo; quem quer nada
É livre; quem não tem, e não deseja,
Homem, é igual aos deuses.

Ricardo Reis (Heterónimo de Fernando Pessoa) - "Odes"

terça-feira, novembro 28, 2023

Migas Doces de Natal

Agora que o Natal se aproxima a passos largos, aqui lhe deixo uma receita de Migas Doces de Natal, que são um doce típico da região de Trás-os-Montes.

Ingredientes:

12 ovos
18 colheres de sopa açúcar
125 g nozes miolo de noz
canela em pó q.b.

Preparação:

Misture os ovos com o açúcar, bata tudo muito bem e leve a lume brando até começar a engrossar.
Retire do lume e continue a mexer, junte as nozes partidas aos bocadinhos e deite o preparado numa travessa.

Nota:

Polvilhe as Migas Doces de Trás-os-Montes com canela e delicie-se com este verdadeiro manjar do Natal.

segunda-feira, novembro 27, 2023

O Daruma

O Daruma também conhecido como Dharma, é um boneco redondo e oco, de papier maché ou madeira, feito artesanalmente e geralmente da cor vermelha. 

Estes bonecos são criados para se parecerem com o monge fundador do Zen Budismo na China, conhecido como Bodhidharma. É considerado um talismã de boa sorte e símbolo de perseverança no Japão. 

Segundo a lenda este monge permaneceu 9 anos a meditar, sem se mexer, e durante esse processo removeu as suas pálpebras para que não dormisse, os seus membros atrofiaram pelo desuso, por isso o boneco não tem braços nem pernas. São vendidos sem olhos, e segundo a tradição, deve-se pintar um olho (com um marcador preto) e pedir um desejo, e só quando ele for realizado é que se pinta o outro olho. A última parte do ritual é queimar o boneco, para que o "kami" (espírito) tenha conhecimento que nunca se desistiu.

domingo, novembro 26, 2023

Ball and Chain

Ouça Janis Joplin em Ball and Chain (numa sensacional atuação em Monterey).

Well it's been ten years, and a thousand tears
And look at the mess I'm in
A broken nose and a broken heart,
An empty bottle of gin
Well I sit and I pray
In my broken down Chevrolet
While I'm singin' to myself
There's got to be another way

Take away, take away
Take away this ball and chain
I'm lonely and I'm tired
And I can't take any more pain
Take away, take away
Never to return again
Take away, take away
Take away this ball and chain

Well I've searched and I've searched
To find the perfect life-
A brand new car and a brand new suit
I even got me a little wife
But wherever I have gone
I was sure to find myself there
You can run all your life
But not go anywhere

Take away, take away
Take away this ball and chain
I'm lonely and I'm tired
And I can't take any more pain
Take away, take away
Never to return again
Take away, take away
Take away this ball and chain

Well I'll pass the bar on the way
To my dingy hotel room
I spent all my money
Been drinkin' since a half past noon
I'll wake there in the mornin'
Or maybe in the county jail
Times are hard getting harder
I'm born to lose and destined to fail


Take away, take away
Take away this ball and chain
I'm lonely and I'm tired
And I can't take any more pain
Take away, take away
Never to return again
Take away, take away
Take away this ball and chain