sábado, janeiro 26, 2019

Vilarinho Seco


Vilarinho Seco (Boticas) é uma aldeia com história. Fica situada no sopé da serra de Alturas do Barroso, e é uma das mais bem conservadas aldeias barrosãs.

As casas da aldeia (como pode ver nas fotos e no vídeo abaixo) têm uma traça tradicional em pedra granítica e a população dedica-se, fundamentalmente, à agricultura e pastorícia.

Não faltam os espigueiros em granito e algumas habitações ainda conservam os telhados de colmo, típicos de outros tempos.

Percorra sem pressas os caminhos labirínticos da povoação e visite o principal largo da aldeia onde pode apreciar o tanque público, o Cruzeiro e a Capela de São Paio. Por cima da principal rua da aldeia passa um arco, que é uma passagem superior que liga as habitações às cortes do gado. Além disso, a aldeia ainda hoje utiliza o forno comunitário (o Forno do Povo) para cozer o pão.

Não deixe de fazer o Trilho da Rota dos Moinhos (Moinho do Porto) porque os moinhos tradicionais são outra característica desta localidade. Não deixe de visitar também a vasta albufeira do Alto Rabagão, que é especialmente apetecível nos dias mais quentes.

Outros pontos de interesse que não deve perder em Vilarinho Seco são: a Fonte de Mergulho de Vilarinho Seco, o Relógio de Sol e Passadiço da Casa dos Medeiros, a Casa do Ferrador e o Miradouro da Pena da Franga.

Aqui fica esta proposta de passeio ou de umas mini férias. Entretanto, vá-se deliciando com os vídeos abaixo. Não perca a oportunidade!


Veja agora o segundo:

sexta-feira, janeiro 25, 2019

Cabo Verde: Dia Mundial Dos Oceanos

Proponho-lhe que veja o vídeo abaixo, que é uma excelente campanha de consciencialização para um dos problemas que mais afeta os oceanos: o plástico que é lançado ou que acaba por ir parar aos mares.
Na cidade da Praia, em Cabo Verde, foi feita esta campanha como forma de comemorar o Dia Mundial Dos Oceanos que é celebrado todos os anos no dia 8 de junho.
A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992. Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial.
Dezenas de países celebram a data, incluindo Portugal, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

quinta-feira, janeiro 24, 2019

Dona Flor e Seus Dois Maridos

Dona Flor e Seus Dois Maridos é um dos romances mais conhecidos do escritor brasileiro Jorge Amado, membro da Academia Brasileira de Letras, que o publicou em 1966 e que foi levado com êxito ao cinema, ao teatro e à televisão.

Sinopse:
Florípedes, mais conhecida na cidade por Dona Flor, divide o seu tempo entre a direção da conceituada escola de culinária Sabor e Arte, muito apreciada pelas senhoras da sociedade, e o seu casamento com Vadinho, farrista notório. A sua vida muda quando Vadinho, durante o Carnaval, cai morto em plena esbórnia. Viúva aos trinta anos, dona Flor casa-se com o respeitável e pacato farmacêutico Teodoro Madureira, em nada parecido com o seu finado primeiro marido. E qual não é a sua surpresa quando, um ano depois do seu segundo casamento, o incorrigível Vadinho volta do lado de lá para lhe atormentar o juízo, como sempre fizera em vida.




Leia também, com atenção, a ficha de apreciação (aqui em cima) dos serviços da PIDE (a Polícia Internacional e de Defesa do Estado, foi a polícia política portuguesa entre 1945 e 1969, responsável pela repressão de todas as formas de oposição ao regime político vigente. Para além das funções de polícia política, a sua atividade abrangia igualmente o serviço de estrangeiros e de fronteiras), ao romance de Jorge Amado: "Dona Flor e Seus Dois Maridos"

quarta-feira, janeiro 23, 2019

O Ponney

O Ponney é um jornal que foi fundado por Castelão de Almeida, em 1929, na Real República Ribatejana, em Coimbra.
O Ponney foi e é um jornal de crítica e humor que tem hoje como diretor José Baptista Fernandes Querido.
Fiel à linha de rumo traçada pelo seu fundador, teve "O Ponney", ao longo da sua existência, mantido sempre, nos seus quadros diretivos e redactoriais, antigos ou actuais estudantes de Coimbra, o que lhe possibilita uma estreita aproximação com a Académica, e bem assim, com todos os seus organismos culturais e desportivos.
Este jornal "hibernou" aquando da crise que afetou o país tendo ressuscitando recentemente online, porque o papel é caro e o orçamento é curto.
Aqui fica a homenagem a este jornal que me foi dado a conhecer pela minha mãe (antiga estudante de Coimbra) que nos deliciava com as histórias do Ponney, nomeadamente, a do roubo das galinhas do Patronato, por um grupo de estudantes de uma determinada República (não recordo já o nome).
Episódio este que veio narrado nas páginas do Ponney e que levou os referidos estudantes ao Patronato para apresentarem desculpas públicas. Foram com música e tudo. Esta historieta era de ir às lágrimas.

terça-feira, janeiro 22, 2019

Divertimento Com Sinais Ortográficos



O poeta português Alexandre O'Neill (1924-1986) é o autor de uma conhecida sequência de poemas-comentário, em tom lúdico, sobre os sinais ortográficos.
Apresenta-se em baixo uma adaptação em vídeo, seguida da transcrição parcial do poema.

segunda-feira, janeiro 21, 2019

A Ambrosia: Um Manjar dos Deuses

A Ambrosia é uma receita tradicional portuguesa, com origem na doçaria conventual. É uma sobremesa também muito popular no interior do Brasil, onde é conhecida como Doce de Ovos.

É um doce de colher feito à base de leite, ovos (sobretudo gemas) e açúcar, enriquecido com erva-doce e canela.

É interessante saber também que, de acordo com a mitologia grega original, a ambrosia, ambrôsia ou ambrósia, também chamada de Manjar dos Deuses do Olimpo, era um doce com divino sabor, que teria poder de cura, e se um mortal comum o comesse morreria.

Segundo a Mitologia grega, era o alimento dos deuses olímpicos enquanto que o néctar seria a sua bebida. Ambos têm fragrância e, por isso, poderiam ser usados como perfume.
Este doce originário da Península Ibérica, é um dos doces mais típicos do Rio Grande do Sul (Brasil). No Brasil, também é conhecido como doce de leite de bolinhas, devido à forma com que fica quando pronto para consumo.

Se o quiser experimentar aqui vai uma receita deste Manjar dos Deuses.

Ingredientes:


1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (chá) de erva-doce em grão
1 litro de leite
12 gemas
500 g de açúcar
canela p/ polvilhar

Preparação:


Ponha o leite a ferver com a erva-doce embrulhada num pano ou gaze.
>Logo que levante fervura, adicione o vinagre e deixe ferver até formar grumos (se forem muito grandes, desfaça-os com um garfo). Retire-os com uma escumadeira e mantenha o leite ao lume, retirando mais algum grumo que se vá formando. Desfaça muito bem os grumos e reserve.


Quando o soro do leite estiver reduzido, junte-lhe o açúcar e deixe ferver em lume brando, mexendo até atingir ponto de espadana (a calda corre com o aspeto de lâmina).

Retire a erva-doce e reintroduza, então, os grumos que retirou do leite. Adicione as gemas sem estarem batidas.

Coloque num tacho e ponha em lume brando, mexendo sempre até cozer as gemas.
Deite a ambrósia em pequenas taças individuais ou numa travessa larga e sirva bem fria, podendo polvilhá-lo com canela.