O Confit de Canard (Pato Confitado) é um clássico da gastronomia francesa, originário da região da Gasconha. Esta iguaria existe desde o tempo dos romanos, que desenvolveram a técnica de confecção com o objetivo de preservar a carne numa época em que não existiam frigoríficos.
Este clássico da culinária, conhecido de todos os franceses, utiliza em geral carne de pato preparada com técnicas especiais.
O método de preparação envolve o processo de salga da carne, preferencialmente de pato, seguido por um cozimento lento na própria gordura do animal.
A carne de pato tem tendência a ser seca e preparada assim, mantém todo o suco, ficando macia e desmanchando-se com facilidade.
As pernas de pato são cobertas com sal grosso, alho e ervas (como tomilho) durante 12 a 24 horas no frigorífico para extrair a humidade.
A carne é limpa do sal e submersa em gordura de pato, cozinhando no forno a uma temperatura muito baixa (aprox. 100°C-120°C) durante 3 a 4 horas.
Antes de servir, as pernas são fritas numa frigideira ou levadas ao forno a alta temperatura até a pele ficar dourada e estaladiça.
A técnica de confecção consiste em cozinhar a carne de pato lentamente na sua própria gordura, o que resulta numa textura tenra que se desfaz e numa pele crocante.
Tradicionalmente é servido com Batatas Sarladaises (batatas salteadas na gordura do pato com alho e salsa) ou com um puré de batata cremoso.
Historicamente, o confit era um método de preservação. Se as pernas de pato forem mantidas totalmente cobertas pela gordura num recipiente hermético no frigorífico, podem durar vários meses.
Assista agora a dois vídeos com receitas desta iguaria da culinária francesa.

.jpg)






