sábado, setembro 06, 2025

Dharavi: O Coração Azul de Bombaim

Mumbai, conhecida como Bombaim até 1996, é conhecida não só pela indústria cinematográfica, já que é o lar de Bollywood, mas também pelas suas favelas. Estas ficaram famosas pelo filme "Quem Quer Ser Bilionário?"

Sessenta por cento da população de Mumbai vive em favelas. 

Dharavi conhecida como o Coração Azul de Bombaim, é uma favela localizada no centro desta cidade. Dharavi é uma das maiores favelas da Ásia - também um dos lugares mais pobres do mundo, e um dos lugares mais densamente povoados da Terra - comportando quase um milhão de pessoas em 20 km². Surgiu em 1882 durante o período colonial britânico e é um lugar multirreligioso, multiétnico e diverso.

A extrema pobreza, o saneamento precário (com apenas um WC para cada 1.500 pessoas), as inundações causadas pelas monções, as doenças e os incêndios frequentes devido a sistemas elétricos improvisados ameaçam os moradores. Ainda assim, apesar do perigo e da superlotação, Dharavi continua a ser uma potência económica. A rede apertada de pequenas indústrias gera, estima-se, mais de 1 bilião de dólares por ano.

E ainda outro vídeo

quinta-feira, setembro 04, 2025

Os Biscoitos 1, 2, 3 de Sílvia Poppovic

Sílvia Poppovic é uma jornalista e apresentadora brasileira. Já trabalhou em diversas emissoras como a Rede Globo, a Record TV, a SBT, a TV Gazeta, a Band e a TV Cultura. Foi a precursora no Brasil de programas de debate sobre o comportamento humano. Atualmente posta vários vídeos, de temática variada, nas redes sociais.

Deixo-lhe aqui a receita dos Biscoitos 1, 2, 3 que a apresentadora divulgou recentemente.

Aprenda esta receita deliciosa de biscoitos que fazem parte da tradição culinária brasileira!

São muito fáceis de fazer e de nos lembrarmos dos ingredientes e respetivas quantidades:

1 xícara de açúcar
2 xícaras de manteiga
3 xícaras de farinha
Acompanhe agora o vídeo e mãos na massa! Além disso Sílvia Poppovic ensina-lhe um segredo que deixa os biscoitos ainda mais crocantes!
Agora deixo-lhe aqui a mesma recita com uma outra proposta, agora sob a forma de bolachas 1, 2, 3.

quarta-feira, setembro 03, 2025

That Ole Devil Called Love

Ouça Billie Holiday em That Ole Devil Called Love.



It's that ole devil called love again
Gets behind me and keeps giving me that shove again
Putting rain in my eyes
Tears in my dreams

And rocks in my heart
It's that sly old sun of a gun again
He keeps telling me that I'm the lucky one again
Still have those tears
But I still have that rain

And those rocks in my heart
S'pose I didn't stay
Ran away
Wouldn't play

The devil
What a potion he would brew?

He'd follow me around
Build me up
Tear me down

Till I'd be so bewildered
I wouldn't know what to do
Might as well give up that fight again

I know darn well he'll convince me that he's right again
When he sings that sorry song I'm just gonna tag along
With that ole devil called love

He'd follow me around
Build me up
Tear me down

With that ole devil called love





Preste atenção, agora, a uma versão da mesma canção, desta feita na voz de Alison Moyet.

terça-feira, setembro 02, 2025

Era Uma Vez Em Goa

Era Uma Vez Em Goa é um livro de Paulo Varela Gomes.
Paulo Varela Gomes (1952 - 2016) foi um crítico, escritor, historiador de arquitetura e professor universitário português.

Sinopse:
Estamos em 1963, dois anos volvidos sobre a expulsão dos portugueses da Índia. Os territórios de Goa, Damão e Diu encontram-se sob o domínio ainda ambíguo do governo indiano, mas, nas ruas, o concanim e o inglês convivem a toda a hora com um sub-reptício português, os letreiros das lojas ainda mal apagados, a religião eclética com as marcas de Cristo, os edifícios e a cultura no limbo de um colonialismo defunto.
Graham é um cidadão britânico que chega a Goa com escassos recursos e por meios pouco ortodoxos, antecipando-se às ondas hippies que encontrarão na Índia o reduto místico por excelência. Sistematicamente confundido com um perigoso infiltrado português, Graham terá de sofrer rocambolescos encontros, desencontros e aventuras até vislumbrar os sentidos possíveis da complexa cultura goesa. De caminho, cruza-se com personagens de origens contrastantes, desde o inusitado «hoteleiro» da praia de Anjuna até ao grande escritor e outrora espião britânico, o seu homónimo Graham Greene.

segunda-feira, setembro 01, 2025

Os 10 Casacos Que São Para A Vida Toda

Saiba quais os casacos que são para a vida todaatravés das sugestões de mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha.

O vídeo de hoje dá-lhe 10 sugestões de peças que valem o investimento. Fique a conhecer os casacos infalíveis que são para a vida toda! Desde os casacos mais básicos para dias pouco frios até aos que são adequados para aqueles dias em que não se aguenta sem algo mais quentinho! 

Ora veja!