sábado, dezembro 05, 2020

O Meu Lugar de Sonho É


E.U.A.,
porque é um país interessante, com vários sítios para visitar e comidas que gostaria de experimentar.

D. Ferreira - PTT1



Panquecas

E.U.A. porque nunca fui e gostava de ir para conhecer.

R. Gomes - PTT1

sexta-feira, dezembro 04, 2020

Conheça esta história de poligamia

Conheça a história do moçambicano Orlando Macuácua vendo a entrevista que lhe é feita no vídeo abaixo. Esta é uma história de poligamia.

Orlando Macuácua é um homem que segue algumas das tradições africanas. Assim é casado com 7 mulheres e consequentemente tem 46 filhos...

Veja como este grande gestor consegue o sustento e a harmonia para as suas várias famílias.

Vale a pena conhecer esta realidade.

Não perca !!!!

Azul: Poligamia humana legalizada em legislação;

  Castanho: Poligamia não regulada: nem reconhecida, nem criminalizada;

  Preto: Poligamia humana criminalizada em legislação;

1Outros: India, Filipinas, Singapura, Malasia e Sri Lanka: legal só para Muçulmanos.

2Eritrea: Só os muçulmanos podem legalmente contrair casamentos poligâmicos em certos países e regiões sob a lei da xaria que o permita.

3República da Maurícia: uniões polígamas não são legalmente reconhecidas. Os homens muçulmanos podem "se casar" com quatro mulheres, que, no entanto, não gozam do estatuto legal de esposas..

quinta-feira, dezembro 03, 2020

O Labirinto da Saudade: O Filme

 

O Labirinto da Saudade (2018) é um filme do realizador português Miguel Gonçalves Mendes.

O realizador adaptou ao cinema uma das obras mais lúcidas da cultura portuguesa, "O Labirinto da Saudade" (1978) de Eduardo Lourenço, numa viagem única pelo interior de uma mente brilhante. 

O escritor e filósofo Eduardo Lourenço projeta pelos espaços da sua memória as perguntas que até hoje nele perduram. "O Labirinto da Saudade", é  um filme sobre uma "nação condenada desde a sua origem a esgotar-se em sonhos maiores do que ela própria", mas também a celebração da vida e obra de um dos maiores autores da cultura Portuguesa. 

Sinopse:

"O Labirinto da Saudade", realizado por Miguel Gonçalves Mendes, é um ensaio documental interpretado e narrado pelo próprio escritor. Aborda os quatro traumas que, segundo o livro, definiram o povo português: quem somos, o que fizemos, que atrocidades cometemos e quais os caminhos que podemos seguir. Narrado e protagonizado pelo próprio Eduardo Lourenço, o documentário percorre os corredores da sua memória e da história de Portugal.

O filme conta com outras figuras importantes da cultura lusófona da atualidade, entre as quais Álvaro Siza Vieira, Gregório Duvivier, Gonçalo M. Tavares, José Carlos Vasconcelos, José Manuel Afonso, Pilar Del Rio, Diogo Dória, Lídia Jorge e Ricardo Araújo Pereira. Cada um assume-se como interlocutor e condutor das reflexões apresentadas na obra. 

O filme tem argumento de Sabrina Marques e Diogo Figueira e foi maioritariamente filmado no Buçaco e na aldeia de Curia.

A cantora Adriana Calcanhoto interpreta a canção "Sabiá", de Chico Buarque e Tom Jobim, numa partição especial no documentário "O Labirinto da Saudade" do realizador Miguel Gonçalves Mendes (como pode ver no vídeo abaixo).

quarta-feira, dezembro 02, 2020

O Labirinto da Saudade

 

O Labirinto da Saudade (Psicanálise Mítica do Destino Português) é um livro de Eduardo Lourenço 

Eduardo Lourenço (1923 - 2020) foi um ensaísta português. Formado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra, onde foi professor entre 1947 e 1953, lecionou depois em várias universidades, como a da Baía, no Brasil, e nas Universidades de Hamburgo, Heidelberg, Montpellier, Grenoble e Nice. Fixando residência em Vence, lecionou, até à sua jubilação, na Universidade de Nice.

Sinopse:

Somos, enfim, quem sempre quisemos ser. E todavia, não estando já na África, nem na Europa, onde nunca seremos o que sonhámos, emigrámos todos, colectivamente, para Timor.

É lá que brilha, segundo a nova ideologia nacional veiculada noite e dia pela nossa televisão, o último raio do império que durante séculos nos deu a ilusão de estarmos no centro do mundo. E, se calhar, é verdade.

terça-feira, dezembro 01, 2020

Os Conjurados

Os Conjurados de 1640 é um livro de Charles-Philippe D' Orleans .

Uma história de paixão, intriga e coragem na luta pela restauração da independência de Portugal


Sinopse:

Durante a última década do poder filipino em Portugal, Manuel Bocarro, um médico cristão-novo, é chamado à corte de Madrid para tentar salvar a vida de D. Baltasar de Zuñiga, conselheiro de Filipe IV e figura grada da nobreza de Castela. Segue consigo o neto que ele muito ama, o jovem João, a quem o avô pretende assim oferecer alguma experiência do mundo. 

Defenestração do traidor Miguel de Vasconcelos no Terreiro do Paço


Em Madrid, porém, João não só encontra Miguel de Vasconcelos, que em rapaz retirara das águas do Tejo, como também trava conhecimento com D. Antão Vaz de Almada, que o alicia para a conjura da Restauração portuguesa. João regressa, pois, a Portugal e envolve-se numa série de intrigas que farão dele um dos heróis desconhecidos da revolução de 1 de Dezembro de 1640. A morte da mulher que sempre amara com uma paixão absoluta, a compreensão do papel desempenhado nessa morte pelo rival Miguel de Vasconcelos, o encontro com o misteriosíssimo D. Miguel de Ratisbona, um aventureiro que percorre toda a Europa em defesa de objetivos nem sempre muito claros, farão com que João Bocarro se dedique a uma vingança que acabará por transformá-lo num instrumento sem piedade da Providência e da História.

segunda-feira, novembro 30, 2020

Máscaras Personalizadas

 

Aqui lhe deixo uma ótima ideia. 

Nestes tempos de pandemia, máscaras personalizadas são uma mais valia, sobretudo para quem tem de trabalhar com crianças e adolescentes e com o público em geral.

Uma empresa na Bélgica tem produzido máscaras com a parte inferior do rosto do utilizador impressa. Utilizando um software especial, um aplicativo para telemóveis e uma cabine de fotos, a empresa de Charles de Bellefroid vende as máscaras personalizadas que pode ver no vídeo abaixo.

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja!

domingo, novembro 29, 2020

O Meu Lugar de Sonho É...

Valpaços, um lugar onde eu costumo ir de férias no verão. Mas às vezes vou a Chaves.

Valpaços acho que é um sítio giríssimo para visitar, tem coisas muito giras e gosto imenso de ir lá passear. Tenho família a viver lá perto, é super fixe quando vamos todos lá passear, comer e divertimo-nos,  por isso quero continuar a passar férias lá perto.

I. Saraiva - PTT1