sábado, novembro 13, 2021

O Toucinho-do-Céu

O Toucinho-do-Céu ou Toicinho-do-Céu é um doce conventual que que faz parte do património gastronómico tradicional de Portugal.

Esta é uma receita que hoje em dia aparece um pouco por todo o país,  com diferenças de região para região, mas é muito famosa em Murça, no norte de Portugal (Trás-os-Montes), Guimarães, e no Alentejo. Por curiosidade, saiba ainda que o Convento de Santa Mónica, em Évora, foi o primeiro da Ordem de Santo Agostinho, tendo sido extinto em 1881. Só que, entre 1790 e 1792, o convento passou por muitos conflitos internos, descritos como história monástica. E adivinhe lá que doce aparece referido nessa história? Exatamente: o Toucinho-do-Céu, que se tornou num doce nacional a partir do século XIX.

Julga-se, contudo, que a receita original de Toucinho-do-Céu terá sido criada por freiras beneditinas que estavam instaladas no Mosteiro de de S. Bento em Murça, Vila Real. O nome deste doce vem do facto de que originalmente a receita levava banha de porco, em vez de manteiga.

O Toucinho-do-Céu é uma receita conventual tradicional, ou seja, como grande parte destas sobremesas leva gemas de ovos, açúcar e amêndoas. Dependendo da região do país pode também levar chila ou especiarias.

Ingredientes:

450 g açúcar;

400 ml de água;

10 ovos;

400 g de amêndoas;

1 colher de sopa de manteiga;

1 colher de sopa de açúcar em pó;

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Leve a lume brando uma panela com o açúcar e a água. Deixe ferver durante 4 minutos (ponto de pérola) e retire do fogo.

Bata os ovos e passe-os por um coador. Reserve.

Triture a amêndoa em um processador.

Envolva os ovos batidos e o miolo de amêndoa picado, aos poucos, na calda de açúcar e mexa bem. Leve novamente ao fogo, mexendo sempre até levantar fervura.

Coloque a mistura em uma forma, previamente untada com a manteiga, e leve ao forno durante 30 a 35 minutos.

Desenforme, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.

sexta-feira, novembro 12, 2021

I put a spell on you

Oiça Screamin Jay Hawkins em I put a spell on you.

Screamin' Jay Hawkins, foi um músico e ator afro-americano. Famoso pela poderosa voz e apresentações teatrais selvagens de músicas como "I Put a Spell on You".  Hawkins algumas vezes usou artifícios macabros nos seus shows, o que fez dele um dos precursores do shock rock.

Screamin Jay Hawkins foi uma figura única, bizarra mesmo, no mundo da música, em particular dos blues. Personagem saída de um pesadelo de magia negra e voodoo – uma imagem que o cantor/autor criou e o acompanhou para sempre.

I put a spell on you

Because you're mine


You better stop the things you do

I tell you, I ain't lying

I ain't lying


You know I can't stand it

You're running around

You know better daddy

I can't stand it 'cause you put me down

Oh, no


I put a spell on you

Because you're mine

You know I love you

I love you

I love you

I love you anyhow

And I don't care

If you don't want me

I'm yours right now


I put a spell on you

Because you're mine


You know I can't stand it

You're running around

You know better daddy

I can't stand it 'cause you put me down

Ooh-hoo-ooh



I put a spell on you

Because you're mine

Because you're mine

Because you're mine

Oh

Yeah

quarta-feira, novembro 10, 2021

Azenhas do Mar

Azenhas do Mar é uma aldeia no litoral do concelho de Sintra, freguesia de Colares. O lugar desenvolveu-se ao longo da ribeira do Cameijo, que corre para o Atlântico e quebra as arribas da costa, e na qual existiam azenhas (daí o nome). Tem na base uma praia na qual existe uma piscina oceânica.

Azenhas do Mar destaca-se pela sua enorme beleza e pela sua localização num penhasco, como pode ver na imagem acima.

Para além do pitoresco da paisagem natural, existem nas Azenhas várias edificações de interesse, particularmente no Estilo Português Suave, nomeadamente com azulejaria nas fachadas, como é o caso da escola e da residência para o professor.

Azenhas do Mar fica na costa de Sintra, acerca de 30 km de Lisboa ou seja a 40 minutos de carro. Se não conhece não deixe de dar um passeio por esta localidade quando for visitar Sintra ou o Cabo da Roca.

Esta é uma povoação muito antiga, cujas origens se perdem na memória dos tempos. Datam do período da ocupação árabe os primeiros moinhos de água que deram nome a esta localidade.

Como Usar O Rosa Choque Ou Pink

Saiba Como Usar O Rosa Choque Ou Pink que é a cor de 2022, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

De acordo com Luciane o Rosa "Choque" é uma cor que fica bem a qualquer mulher! 


Uma cor maravilhosa que não pode ser esquecida no inverno. Sim, o rosa choque não é só para o verão! Podemos alegrar a estação mais fria do ano com esta cor tão alegre. Ponha beleza, moda e estilo nos seus looks!

Ora veja!


terça-feira, novembro 09, 2021

Estocolmo: O Mundo Segundo Os Brasileiros

Venha conhecer Estocolmo (capital da Suécia) através do programa televisivo: O Mundo Segundo Os Brasileiros

Estocolmo é a capital e maior cidade da Suécia. É a sede do governo sueco, representado na figura do Riksdagen, o parlamento nacional do país, além de ser a residência oficial dos membros da monarquia sueca.

Estocolmo fica na costa oriental da Suécia. Está situada num arquipélago de catorze ilhas e ilhotas, unidas por 53 pontes, na região onde o Lago Mälaren encontra o Mar Báltico

Uma vez que a capital sueca está situada sobre ilhas (daí o nome de  "Veneza do Norte") conhecidas pela sua beleza, a cidade é o destino de turistas de todo o mundo. 

Estocolmo é conhecida pelos edifícios e monumentos extremamente bem preservados, pelos parques arborizados, pela riquíssima vida cultural e gastronómica, e pela gigantesca qualidade de vida que oferece aos seus moradores.

Venha daí viajar um pouco através de mais este episódio de O Mundo Segundo Os Brasileiros. Não perca a oportunidade. 

Olhe que vale mesmo a pena.

.

segunda-feira, novembro 08, 2021

Não Comerei da Alface a Verde Pétala

Não comerei da alface a verde pétala
Nem da cenoura as hóstias desbotadas
Deixarei as pastagens às manadas
E a quem maior aprouver fazer dieta.


Cajus hei de chupar, mangas-espadas
Talvez pouco elegantes para um poeta
Mas peras e maçãs, deixo-as ao esteta
Que acredita no cromo das saladas.


Não nasci ruminante como os bois
Nem como os coelhos, roedor; nasci
Omnívoro: deem-me feijão com arroz


E um bife, e um queijo forte, e parati
E eu morrerei feliz, do coração
De ter vivido sem comer em vão.

domingo, novembro 07, 2021

O Rosa "Choque": A Cor de 2022

Agora que estamos a passos largos do final de ano saiba que A Cor de 2022 vai ser o Rosa "Choque", vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

De acordo com Luciane o Rosa "Choque" é uma cor que fica bem a qualquer mulher! E até mesmo aos homens.

Ora veja!