quarta-feira, abril 02, 2025

A Dama Negra da Ilha dos Escravos

 A Dama Negra da Ilha dos Escravos (Memórias de Dona Simoa Godinha) é um livro da escritora Ana Cristina Silva.
Da autora de As Fogueiras da Inquisição, este livro é um romance histórico magnífico que retrata uma personagem fascinante de São Tomé do século XVI.

Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura.

Sinopse:
A personagem central deste romance, D. Simoa Godinho, é uma das figuras históricas mais intrigantes e misteriosas da Lisboa do século XVI. Tendo nascido em S. Tomé, no seio de uma família rica de fazendeiros, acabaria mais tarde, já casada com o fidalgo Luís de Almeida, por vir viver para a capital do reino, onde viria a expressar o seu carácter profundamente humano através de inúmeras obras de solidariedade, nomeadamente junto da Misericórdia. Ficamos a conhecer toda a sua vida - a infância e juventude no exotismo de S. Tomé, a paixão por Luís de Almeida, a sua influência na sociedade lisboeta da época neste romance soberbo que tão bem soube captar as múltiplas nuances desta personalidade que tem apaixonado sucessivas gerações de historiadores.

terça-feira, abril 01, 2025

As Mentiras do Dia das Mentiras...

Assista ao vídeo abaixo intitulado As Descobertas da Analógica, sobre as Mentiras da RTP no dia 1 de abril.

Nesta edição d'As Descobertas da Analógica, a Ana Galvão recupera algumas das melhores mentiras noticiadas pela RTP nos anos 80 e 90. A descoberta de OVNIs e extraterrestres, uma taxa para peões ou o fim das portagens na ponte 25 de abril dão o mote a estas partidas. 
Não perca porque vale bem a pena.
Ora veja.

segunda-feira, março 31, 2025

Erro Gostoso



Ouça a cantora brasileira Simone Mendes em Erro Gostoso (DVD Cintilante).
Simone Mendes, é uma cantora e compositora brasileira do género sertanejo. Tornou-se conhecida por por ser uma das integrantes da dupla Simone & Simária de 2012 até 2022. Atualmente, Simone está a desenvolver uma carreira a solo.
Em 2023, lançou o seu primeiro DVD, intitulado Cintilante. O primeiro single do projeto, "Erro Gostoso", foi lançado em janeiro do mesmo ano.

domingo, março 30, 2025

A Portuguesa

Estamos quase na Páscoa. Há que começar a pensar nos doces e bolos a fazer para mais esta época festiva. 

Embora a receita que lhe deixo aqui hoje (e que descobri no blogue As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda), não seja propriamente tradicional da gastronomia portuguesa, é muito interessante quanto mais não seja pelo nome: A Portuguesa (La Portugaise).

Aqui vai ela.

Ingredientes:
Descasque 1 quilo de maçãs bem maduras e 1 quilo de peras. Retire as sementes e corte as frutas em pedaços; coza-as suavemente com açúcar, muito pouca água e um pau de baunilha até ficarem rosadas e transparentes. Esta marmelada deve ficar bem espessa. Adicione alguns cubos de ananás e frutas cristalizadas conforme desejar. Coloque esta preparação numa tigela e tempere com duas a três colheres de sopa de kirsch ou maraschino muito bom. 

Por outro lado, prepare um creme inglês com 1 litro de leite, 1 pau de baunilha, 150 g de açúcar e 8 gemas. Se achar este creme um pouco oneroso, pode fazê-lo com 1 litro de leite, baunilha, açúcar e 5 ovos inteiros. Passe o creme por um passador fino para uma tigela e adicione o mesmo álcool utilizado na marmelada. 

Pegue numa forma de charlotte, cubra-a com caramelo muito claro, depois coloque uma camada de creme no fundo, uma camada da marmelada e assim sucessivamente até ao topo. Coloque o molde num recipiente com água a ferver, depois leve o bolo ao forno durante 3/4 de hora ou 1 hora dependendo da intensidade do calor do lume. 

Deixe arrefecer bem e desenforme o bolo A Portuguesa para o prato de servir. Decore com metades de pêssego e alperce como vê na foto, ou com cubos de ananás, frutas cristalizadas ou frescas da época. 

Esta sobremesa é muito fácil de fazer, é aromática e tem a vantagem de ser preparada no dia anterior. É uma delícia servida com natas ou crème fraîche batido e adoçado.
Fonte: Blogue As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda  (Cahiers du Jardin des Modes, La Portuguaise - A Portuguesa)