sexta-feira, março 15, 2019

A BTL

Portugal é por excelência um país de turismo. A BTL é feira de referência para a atividade turística nacional.
Para os profissionais ligados ao sector do turismo é uma oportunidade para encontrar compradores, profissionais, para conhecer a concorrência.
Para o público, constitui a oportunidade de conhecer novos destinos e soluções. De comparar propostas e comprar a preços altamente competitivos. Tudo isto num ambiente espectacular de festa, cor e alegria, onde a música e a gastronomia marcam presença assídua.
A BTL é, cada vez mais, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo.
e não puder ir até à FIL faça uma visita guiada ao stand da Madeira na BTL com o vídeo abaixo.

quinta-feira, março 14, 2019

Estou Além

Oiça a cantora portuguesa Lena D'Água na música de António VariaçõesEstou Além (1994).

Não consigo dominar
Este estado de ansiedade
A pressa de chegar
P'ra não chegar tarde
Não sei de que é que eu fujo
Será desta solidão
Mas porque é que eu recuso
Quem quer dar-me a mão
Vou continuar a procurar
A quem eu me quero dar
Porque até aqui eu só:
Quero quem quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem não conheci
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem não conheci
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca vi
Esta insatisfação
Não consigo compreender
Sempre esta sensação
Que estou a perder
Tenho pressa de sair
Quero sentir ao chegar
Vontade de partir
P'ra outro lugar
Vou continuar a procurar
A minha forma
O meu lugar
Porque até aqui eu só:
Estou bem aonde eu não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde eu…

quarta-feira, março 13, 2019

Os Mud Men


A Nova Guiné é uma ilha que se encontra a norte da Austrália e é a segunda maior ilha do mundo.
A parte ocidental desta ilha faz parte da Indonésia e ocidentalizou-se bastante, o setor oriental da ilha é conhecido como "Papua-Nova Guiné".
Neste território longínquo é possível encontrar tribos ainda hoje pouco conhecidas. De acordo com o Mirror, existem lá mais de 2000 clãs indígenas, incluindo os "Mud Men do Waghi Valley".
Para conhecer esta tribo, é necessário viajar até a cidade de Highlands, em Mt. Hagen. Apesar de ser a terceira maior cidade da Papua-Nova Guiné, tem a reputação de ser uma das mais rurais e é conhecida como "a fronteira selvagem". É aí que vivem os "Mud Men" (ou Homens Lama) : misteriosa tribo da Papua-Nova Guiné que utiliza máscaras assustadoras para intimidar o inimigos.
O estranho vestuário dos integrantes deste clã tem uma explicação lógica (ou quase).
Segundo a lenda, há séculos atrás os integrantes do Mud Men do Valle Waghi foram atacados e forçados a fugir para um rio lamacento.
Os homens esperaram até o anoitecer para abandonar o rio, mas ao sairem estavam cobertos por um barro acinzentado dos pés à cabeça. Quando o clã inimigo os viu, pensou que eram espíritos.
A maioria dos clãs da Papua-Nova Guiné tem medo de espíritos, por isso é que quando a tribo atacante viu estes "entes" estranhos, fugiu rapidamente do lugar, deixando os Mud Men a cantar vitória.
Entretanto, os Mud Men aproveitaram esta vantagem singular e fabricaram máscaras horripilantes para assustar, de vez em quando, outros povos, aldeias vizinhas ou clãs da região.
Os "Mud Men" andam praticamente nus, cobrem apenas a região genital com tangas feitas de folhas. O resto do corpo é coberto uma lama cinzenta e espessa, enquanto que na cabeça utilizam pesadas máscaras de argila, de aparência demoníaca (como pode ver nas imagens e no vídeo abaixo).

terça-feira, março 12, 2019

Ode à Paz

Pelas aves que voam no olhar de uma criança,
Pela limpeza do vento, pelos actos de pureza,
Pela alegria, pelo vinho, pela música, pela dança,
pela branda melodia do rumor dos regatos,
Pelo fulgor do estio, pelo azul do claro dia,
Pelas flores que esmaltam os campos, pelo sossego,
dos pastos,
Pela exactidão das rosas, pela Sabedoria,
Pelas pérolas que gotejam dos olhos dos amantes,
Pelos prodígios que são verdadeiros nos sonhos,
Pelo amor, pela liberdade, pelas coisas radiantes,
Pelos aromas maduros de suaves outonos,
Pela futura manhã dos grandes transparentes,
Pelas entranhas maternas e fecundas da terra,
Pelas lágrimas das mães a quem nuvens sangrentas
Arrebatam os filhos para a torpeza da guerra,
Eu te conjuro ó paz, eu te invoco ó benigna
Ó Santa, ó talismã contra a indústria feroz,
Com tuas mãos que abatem as bandeiras da ira,
Com o teu esconjuro da bomba e do algoz,
Abre as portas da História,
deixa passar a Vida!
Natália Correia - O Sol nas Noites e o Luar nos Dias, II

segunda-feira, março 11, 2019

Port Moresby: Papua-Nova Guiné

A Papua-Nova Guiné é um país da Oceania que ocupa a metade oriental da ilha da Nova Guiné, e uma série de ilhas e arquipélagos, a leste e a nordeste, embora sempre na Melanésia.
A única fronteira terrestre que este país tem é com a Papua Ocidental, a oeste, mas tem fronteiras marítimas com Palau e os Estados Federados da Micronésia, a norte, com as Ilhas Salomão, a sudeste, e com a Austrália, através do mar de Coral, estreito de Torres e mar de Arafura, a sul. A sua capital é Port Moresby.
A Papua-Nova Guiné é um dos países com maior diversidade cultural no mundo. De acordo com dados recentes, 848 línguas diferentes existem no país, das quais 12 não possuem nenhum falante vivo.
A maior parte da população, estimada em pouco mais de 7 milhões de habitantes, vive em comunidades tradicionais, que são tão diversas entre si quanto os idiomas. Possui, ainda, a menor percentagem de população a viver em centros urbanos, já que 82% da sua população vive em áreas rurais.
O país ainda é pouco explorado, cultural e geograficamente, e muitas espécies existentes da sua flora e fauna ainda são desconhecidas.
O forte crescimento da indústria mineira e os recursos provenientes da exploração deste setor, levou o país a tornar-se uma das economias de mais rápido crescimento no mundo, a partir de 2011.
Apesar disso, o país enfrenta inúmeros problemas sociais, como a extrema pobreza, e cerca de um terço da população vive com menos de 1,25 dólares  por dia. Assim, a Papua-Nova Guiné tem sido descrita como um dos países mais violentos do mundo para as mulheres. Algumas estatísticas indicam que 70% das mulheres na PNG já foram raptadas.
Ben Zand viajou, ao serviço da BBC, para Port Moresby para se encontrar com homens que acreditam que a violência contra as mulheres é algo aceitável - e com mulheres que dizem que já basta (assista em baixo a este documentário da BBC).

domingo, março 10, 2019

Meteora


Meteora fica na Grécia continental, a trezentos e cinquenta e dois km a noroeste de Atenas.
Meteora é o nome dado a um conjunto de mosteiros da igreja Ortodoxa. Meteora é, pois, um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental, superado apenas pelo Monte Atos.
Os seis mosteiros foram construídos sobre pilares de rocha de arenito, na região noroeste da planície da Tessália, próximo do rio Peneu e das montanhas Pindo, na Grécia central. O pico mais alto onde se localiza um mosteiro tem 549 metros. O menor, 305 metros.
A cidade mais próxima é Kalambaka. Esta é, assim,  a cidade base para visitar este complexo. A região é pouco desenvolvida e a maior cidade grega dos arredores é Ioanina. 
Kalambaka é uma encantadora vila de doze mil habitantes no sopé das montanhas de rocha onde se encontram os mosteiros e que vive sobretudo do turismo.