sábado, outubro 18, 2025

Raízes da Expansão Portuguesa

 Raízes da Expansão Portuguesa é um livro do historiador português, falecido ontem, António Borges Coelho.

António Borges Coelho (1928 - 2025) foi um historiador, poeta e teatrólogo português.

Sinopse:
Castela ainda ficara com a coutada do reino de Granada para o saque e a pilhagem. Os portugueses, esses, tinham de ir assaltar as terras de além mar e depressa enquanto os poderosos vizinhos se entretinham a mastigar aquele saboroso bocado peninsular. Depois seria mais difícil e, mesmo agora, não deixarão de invocar na Cúria Pontifícia o seu direito à conquista de Belamarim.


 E eis que, anos depois da vitória de Aljubarrota, uma armada de 200 velas aporta de surpresa à velha cidade mourisca, sangrando - lhe completamente a riqueza.
Este foi o livro que, em 1964, levou o autor a um longo interrogatório na Pide, sob a alegação de que «o declarante desvirtua algumas das páginas mais brilhantes da nossa História, adulterando sacrilegamente [sic] os factos e classificando de “abutres” homens que foram heróis e foram santos».

sexta-feira, outubro 17, 2025

Os Beijinhos

Sabe o que são os Beijinhos

Os Beijinhos são um pequeno biscoito, composto por um pequeno biscoito de formato redondo com massa idêntica à das línguas de gato, com um merengue ou suspiro colorido como cobertura. São pequenos em tamanho, mas muito crocantes e há-os de todas as cores. 

Sabia que há os Beijinhos Portugueses e os Beijinhos Brasileiros? Sabe qual a diferença entre eles?

Estes Beijinhos Portugueses antigamente eram muito fáceis de encontrar! Pois havia pastelarias com produção própria que os faziam e vendiam em pequenos sacos cheios de cor e sabor. 

Hoje são contudo, uma raridade. São poucas as casas que os produzem talvez por causa do tempo que demoram a confeccionar e o consequente custo.

Aqui lhe deixo uma Receita (do merengue colorido):
Ingredientes
5 claras grandes
500 g de açúcar
1 colher (de sobremesa) de maisena
1 colher (de café) de aroma a baunilha
 corante alimentar a gosto q.b.
 Manteiga q.b.

Preparação
Misture as claras com o açúcar, mexa bem e leve ao lume em banho-maria, mexendo de vez em quando, até derreter o açúcar. Retire do lume e bata energicamente com a batedeira, até obter um merengue firme e brilhante. Adicione a maisena e o aroma a baunilha; misture bem.
Retire uma chávena de chá, deste preparado e adicione gotas de corante de cor ao seu gosto. Com um pau de espetada molhado no merengue colorido, verta, cuidadosamente, o merengue no saco de pasteleiro com boquilha frisada, com o auxílio de uma colher de sopa.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte-o com manteiga. Sobre o tabuleiro, distribua as bases (biscoito) e coloque em cima de cada uma um "beijinho" de merengue. Leve ao forno a 90º C e deixe cozer cerca de uma hora. Retire os beijinhos e sirva-os depois de frios.

Os Beijinhos Brasileiros ou Branquinhos (no Rio Grande do Sul) são um doce típico deste país que é servido em festas de aniversário. Hoje em dia, muito populares, são preparados e servidos de forma semelhante aos brigadeiros, mas levam coco ralado em vez de chocolate em pó. A massa pode levar gemas de ovos ou não, dependendo da região do país em que são feitos. Também podem levar sumo de laranja e cascas de limão e serem cobertos com açúcar cristal ou coco. Tradicionalmente, um único cravo é colocado em cima do doce.

Sabia que na confeitaria tradicional portuguesa há ainda outros Beijinhos de vários tipos e geografias?

São eles: Os Beijinhos de Freira (Ou Beijinhos de Vila do Conde), os Beijinhos de Mértola, os Beijinhos Esquecidos (de Lagoa), e os Beijinhos de Lorvão.

quinta-feira, outubro 16, 2025

O Astérix na Lusitânia vem aí...

 O novo livro das aventuras de Astérix, chamado "Astérix na Lusitânia" será lançado mundialmente no próximo dia 23 de outubro. 

Goscinny e Uderzo já tinham feito uma primeira abordagem ao aspeto dos Lusitanos, pois o primeiro lusitano aparece no livro O Domínio dos Deuses.

Os homens de cabelo escuro e fartos bigodes e as mulheres inspiradas em "figuras populares de Portugal", sempre com "uma pitada de melancolia e de doçura", a contrastar com o orgulho hispânico, é assim que são caraterizados os habitantes da Lusitânia.

O retrato da "melancolia" portuguesa começa com Viriato que resiste ao domínio dos romanos, mas é traído durante o sono.

Fabcaro, é o autor do texto desta nova aventura, e Didier Conrad, o criador dos desenhos.

Fabcaro e Didier Conrad vão estar em Portugal no dia 27 de outubro para a apresentação de Astérix na Lusitânia.

Sinopse:
"A 23 de outubro de MMXXV, os irredutíveis Gauleses regressam com uma nova e entusiasmante aventura: Astérix na Lusitânia! Numa bela manhã de primavera, um desconhecido vindo da longínqua Lusitânia – essa terra soalheira a ocidente da Hispânia – chega à aldeia dos nossos heróis. Trata-se de um antigo escravo, que conhecemos em O Domínio dos Deuses, agora em busca da lendária Poção Mágica para libertar a sua terra do jugo romano. Astérix e Obélix partem rumo a oeste numa nova missão, atravessando paisagens desconhecidas e enfrentando novos desafios… incluindo o sol lusitano, o espírito resistente dos povos locais e, claro, as intermináveis confusões que só eles conseguem causar!"

quarta-feira, outubro 15, 2025

Menina Eu Quero Teu Amor

Ouça o cantor Nattan em Menina Eu Quero Teu Amor (Clipe Oficial).

Nattan ou Nattanzinho (1998), é um cantor e compositor de forró brasileiro. É considerado um dos principais nomes do forró na atualidade. 

Me diz como é que eu faço pra mudar essa saudade de lugar
Já mudei número, endereço e cidade pra te evitar
Mas acontece que eu 'to cheio de problema
E a solução 'tá aí, um metro e sessenta

Cabelo grande que bate bem na cintura
Não é terremoto, mas abala minha estrutura
Sou Salvador sem carnaval na rua

Oh, menina quero seu amor
Menina eu quero seu amor
Deixa o orgulho de lado
Não importa mais quem errou

Menina eu quero seu amor
Menina eu quero seu amor
Não importa os KM, se ainda tem volta
Correndo eu vou

Eu quero seu amor
Eu quero seu amor

Me diz o que é que eu faço pra mudar essa saudade de lugar
Já mudei número, endereço e cidade pra te evitar
Mas acontece que eu 'to cheio de problema
E a solução 'tá aí, um metro e sessenta

Cabelo grande que bate bem na cintura
Não é terremoto, mas abala minha estrutura
Sou Salvador sem carnaval na rua

Oh, menina quero seu amor
Menina eu quero seu amor
Deixa o orgulho de lado
Não importa mais quem errou

Menina eu quero seu amor
Menina eu quero seu amor
Não importa os KM, se ainda tem volta
Correndo eu vou

Eu quero seu amor
Eu quero seu amor

terça-feira, outubro 14, 2025

Todos Por Um

Joan Miró
 A manhã está tão triste
que os poetas românticos de Lisboa
morreram todos com certeza

Santos
Mártires
e Heróis

Que mau tempo estará a fazer no Porto?
Manhã triste, pela certa.

Oxalá que os poetas românticos do Porto
sejam compreensivos a ponto de deixarem
uma nesgazinha de cemitério florido
que é para os poetas românticos de Lisboa não terem de
recorrer à vala comum.
Mário Cesariny

segunda-feira, outubro 13, 2025

Zhujiajiao: A Veneza de Shanghai

Zhujiajiao é uma cidade (water town ou cidade canal) muito conhecida na China, situando-se no distrito de Qingpu, ao sul do rio Yangtze. Tem mais de 1700 anos e é a cidade antiga mais bem preservada de Shanghai. Tem pontes antigas (de madeira, pedra, mármore de variados tamanhos e modelos), pequenos canais cobertos pela sombra das árvores e casas que se ligam diretamente aos barcos. A forma como os barcos navegam fizeram com que Zhujiajiao fosse conhecida como a Veneza de Shanghai.

Dizem os entendidos que visitar Zhujiajiao sem ver as pontes é como não a ter visitado. É nelas que existem vários quadros feitos em madeira que contam a sua história. As 36 pontes da cidade oferecem vistas magníficas dos diversos canais e são uma atração famosa. A Ponte Fangsheng é a maior e mais longa dessas pontes e remonta ao século XVI. A Ponte Lang é a única ponte de madeira da cidade e foi construída na forma de um longo corredor tradicional que se estende pelos canais.

Ao longo de um quilómetro da Rua Norte é possível ver casas antigas muito bem preservadas (algumas delas que remontam à Dinastia Ming - 1368-1644) e várias lojinhas pequenas, mas muito elegantes. Tem mais de 10.000 construções que datam das dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1644-1911). No período dos Três Reinos, já havia feiras nacionais em Zhujiajiao e os negócios prosperaram na dinastia Ming.


O comércio em Zhujiajiao é mais tradicional, sem souvenirs, mas com produtos feitos à mão de altíssima qualidade e a preços muito bons, incluindo porcelanas. A Rua Norte liga-se a a várias outras pequenas ruas lindas e que merecem ser conhecidas. 

Zhujiajiao é um refúgio idílico que apresenta diversas características das antigas cidades aquáticas da China. 

Em Shanghai, além de Zhujiajiao, existe ainda outra opção de cidade aquática: Qibao. Não é tão antiga, mas não deixa de ser encantadora!

Na Rota de Diogo Cão - 1975

Na Rota de Diogo Cão - 1975 - De Angola a Portugal em traineira é um livro de Joaquim da Silva Caetano Serra (2005) que assina sob o pseudónimo de Joaquim de Lisboa.

Neste ano de 2025 comemoram-se 50 anos sobre o grande êxodo de portugueses provenientes das ex-colónias, após a independência das mesmas.  

Este livro relata, meio século depois, a aventura impressionante do autor para vir De Angola para Portugal em traineira!!!

Esta é mais uma estória que contribuirá para a compreensão deste período da História de Portugal.

Sinopse:
"Há cinquenta anos que se ouvem, se contam, se escrevem e se leem estórias acerca do chamado "Retorno".  Em comum, revelam: tristeza, desânimo, abandono, desconsolo, raiva, tragédia, calamidade e desgraça. 
O livro "Na Rota de Diogo Cão ", reflete muitas dessas coisas, para além da Coragem e da Esperança de meia dúzia de homens que fizeram o tal retorno numa pequena traineira, em Setembro de 1975, de Luanda até Lisboa". 
Se quiser saber como foi possível este feito, basta ler este livro.

domingo, outubro 12, 2025

Como sobreviver, na classe económica, durante um voo de longo curso?

Saiba como sobreviver, na classe económica, durante um voo de longo curso. O vídeo abaixo revela-lhe 10 segredos que o ajudam a transformar as suas viagens, porque viajar de avião pode ser uma experiência incrível… ou um verdadeiro pesadelo. 

Muita gente já passou horas desconfortáveis, sem conseguir dormir no avião, sem saber o que levar na mala de mão ou em como ter uma viagem confortável sem gastar mais.

Para sobreviver a um voo de longo curso em classe económica, concentre-se em conforto, hidratação, movimento e entretenimento. Vista roupas confortáveis, use um kit de sobrevivência com um kit de higiene e uma máscara de olhos, e mantenha-se hidratado bebendo bastante água e evitando álcool. Levante-se e caminhe regularmente para promover a circulação e leve o seu próprio entretenimento, como livros ou música. 

Neste vídeo, vai conhecer algumas dicas de viagem que podem mudar totalmente a forma como encara um voo de longo curso. 

Assista até ao final do mesmo, e descubra o que pode modificar na sua próxima viagem internacional de modo a ter uma experiência muito mais leve e tranquila.