sábado, outubro 07, 2023

Lixo no Topo do Mundo

 O Monte Evereste é a montanha de maior altitude da Terra. Esta formação faz parte da Cordilheira dos Himalaias e fica localizada na fronteira entre o Nepal e a região autónoma do Tibete. O seu pico está a 8 848,86 m acima do nível do mar, na subcordilheira Mahalangur Himal dos Himalaias. A fronteira internacional entre o distrito nepalês do Solukhumbu e o distrito de Tingri da Região Autónoma do Tibete da República Popular da China passa no cume. O maciço do Evereste inclui, entre outros, os picos do Lhotse (8516 m), do Nuptse (7855 m) e de Changtse (7580 m).

O nome em inglês foi-lhe atribuído em 1865 pela Royal Geographical Society, sob recomendação de Andrew Waugh, diretor do Survey of India, o organismo central de cartografia e topografia da Índia britânica. Não tendo conseguido saber os nomes locais da montanha, Waugh batizou-a com o nome do seu antecessor no Survey of India, George Everest.

O Evereste atrai muitos alpinistas, alguns deles experientes. Existem duas rotas principais de escalada: uma que se aproxima do cume pela face sudeste, no Nepal (conhecida como a rota padrão) e outra pela face norte, no Tibete. Apesar da rota padrão não colocar desafios substanciais na técnica de escalada, o Evereste apresenta perigos reais, tais como o mal da montanha, condições climáticas variáveis, vento, bem como perigos objetivos importantes, como avalanches. Em 2016, e este é um dos problemas com que se debate, havia bem mais de 200 cadáveres na montanha, sendo que alguns deles chegam a servir como pontos de referência.

A fama do Monte Everest atrai alpinistas do mundo inteiro, mas outro problema grave, são os dejetos e o lixo
deixados para trás pelos mesmos nas suas escaladas. 

O Nepal iniciou uma campanha de limpeza com a meta de recolher 10 toneladas de lixo, como pode ver nos vídeos abaixo.

Todo o tipo de detritos é recolhido no Monte Evereste:  Latas, garrafas, dejetos, restos de comida, etc.

Foram recolhidas 3 toneladas de lixo em 2 semanas. Ora veja!

sexta-feira, outubro 06, 2023

A Camarga

A Camarga é uma região natural do sul da França. Localiza-se a oeste da Provença e a sul da cidade de Arles. 

A Camarga estende-se entre os dois braços principais do delta do rio Ródano (o "Petit-Rhône" e o "Grand-Rhône") e a costa mediterrânica. A sua área total é de cerca de 750 km2, chegando a leste à planície de Crau, a oeste até Aigues-Mortes e a norte até Beaucaire.

Este território, formado por areias e cascalho, encontra-se salpicado de lagoas. Atualmente, é terreno fértil, graças à construção de diques e equipamentos de rega. Há viticultura, cultivo de fruta e de arroz. A pecuária é abundante, com criação de cavalos e reses bravas, os famosos "touros da Camarga".

A Camarga é uma zona húmida de importância internacional, com a maior população de flamingos da Europa. Estas aves emigram no inverno para sul, e muitas passam a estação mais fria em Marrocos, em zonas húmidas de importância como a foz do rio Moulouya, o mar Chica ou o Parque Nacional de Souss-Massa.

No sudoeste da França, a Camarga fica num cantinho fantástico de França bem ao lado da célebre Côte d’Azur. Com lagos cor de rosa, vilas medievais e salinas, vale a pena explorar esta majestosa natureza selvagem, famosa pelos seus cavalos brancos e pelos bandos de flamingos.

É, contudo de referir que, o segundo maior delta do Mediterrâneo está cada vez mais ameaçado pela subida do nível do mar, devido ao aquecimento global.

Assista agora a dois vídeos sobre esta região francesa. O primeiro é sobre Aigues-Mortes.

O segundo é mais genérico sobre  região maravilhosa e pouco explorada no Sul da França (Comidas Típicas, Roteiro e Atividades).

quinta-feira, outubro 05, 2023

O 5 de Outubro Por Quem o Viveu

O 5 de Outubro Por Quem o Viveu - Memórias da República é um livro de António Ventura.

Sinopse:

Este livro é um conjunto pouco vulgar de fontes escritas pelos mais conhecidos jornalistas coevos e pelos militares e civis atores do 5 de Outubro, desde os mais destacados elementos da revolução até ao mais obscuro voluntário da Rotunda. Com organização e notas de António Ventura, professor catedrático de História Contemporânea e diretor do Centro de História da Universidade de Lisboa, aqui se reconstituem as jornadas revolucionárias de 3, 4 e 5 de Outubro de 1910, através de testemunhos que nos ajudam a compreender os antecedentes, o curso dos acontecimentos e as motivações daqueles que tudo arriscaram em nome da mudança de regime. No seu conjunto, estes escritos elaborados por participantes, testemunhas ou contemporâneos com visões parcelares dos acontecimentos, constituem, na sua pluralidade e até pelo carácter contraditório de alguns, um conjunto valioso para a compreensão da Revolução republicana, cem anos depois.

quarta-feira, outubro 04, 2023

Cry Baby

Ouça Janis Joplin em "Cry Baby" (Festival Express 1970).

Cry baby
Cry baby
Cry baby
Honey, welcome back home

I know she told you
Hon', I know she told you that she loved you
Much more than I did
But I know that she left you
And you swear that you just don't know why
But you know, hon', I'll always
I'll always be around
If you ever want me

Come on and cry, cry baby
Cry baby, cry
Cry baby
Oh honey, welcome back home

Don't you know

Honey, ain't nobody ever gonna love you
The way I try to do
Who'll take all your pain
And your heartache too?
And if you need me you know that I'll always be around
If you ever want me

Come on and cry, cry baby
Cry baby
Cry baby
Oh, daddy, like you always sayin' to do

And when you walk around the world, babe
You said you'd try to look for the end of the road
You might find out later that the road'll end in Detroit
Hon', the road'll even end in Kathmandu

You can go all around the world
Tryin' to find something to do with your life, baby
When you only gotta do one thing well
You only gotta do one thing well to make it in this world, babe

You got a woman waitin' for you there
All you ever gotta do is be a good man one time to one woman
And that'll be the end of the road, babe
I know you got more tears to share, babe
So come on, come on
Come on, come on, come on

And cry, cry baby
Cry baby
Cry

And if you ever feel a little lonely, dear
I want you to come on, come on to mama now
And if you ever want a little love of a woman
Come on and baby, baby, baby, babe, babe, baby now
Cry baby, yeah

terça-feira, outubro 03, 2023

Mwana Pwo

Mwana (jovem) Pwo (mulher) é a representação feminina na hierarquia dos Tchokwe, grupo étnico que se fixou no nordeste de Angola (províncias de Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico), do Noroeste da Zâmbia e do Sudoeste da República Democrática do Congo (Katanga, Kasaï, alto Kwango), estimado em 1 000 000 de indivíduos. 

O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Chócue, Chokwe, Tchokwe, Batshioko) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos.

De origem Banto, a etnia Tchokwe, matrilinear, patrilocal e falante do idioma utshokwe, estava sob a autoridade política, legal e religiosa de um chefe tribal, o mwanangana, que reinava com o apoio dos seus antepassados aos quais prestava culto.

Numa perspectiva etnológica, os Tchokwe destacam-se pela sua tradição artística, particularmente pelas suas esculturas e máscaras.

A máscara Mwana Pwo, usada  somente pelos  homens  (mas simbolizando o poder da mulher e o papel que ela exerce: educar, proteger e guiar os membros da sociedade Cokwe), representa  o ancestral  feminino que regressa à terra, com o poder de validar, ou criticar, a sociedade  Cokwe ou Tchokwe. A Máscara Mwana Pwo é exibida nas manifestações culturais, danças tradicionais do grupo étnico Cokwe, nas grandes manifestações culturais entre as quais a mukanda (circuncisão masculina). É feita em madeira esculpida nalguns casos pode ser feita de resina (raras vezes).

Se quiser aprofundar este assunto não deixe de ver o vídeo que se segue.

segunda-feira, outubro 02, 2023

Varanasi: Uma Cidade Sagrada

Varanasi, também conhecida como Benares e, localmente, como Kashi, é uma cidade do estado de Uttar Pradesh, na Índia. É banhada pelo Ganges, o mais sagrado de todos os rios (rio celestial), tem mais de 3 000 000 de habitantes e é uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo.

 É a cidade para onde Shiva veio residir com a deusa Parvati depois de esta o ter conquistado pela sua devoção, nos Himalaias. Deus da destruição e regeneração e um dos deuses supremos do Hinduísmo, Shiva compõe em conjunto com Brahma, o deus da criação e Vishnu, o deus da preservação,  a Trimûrti, trindade divina. 

Varanasi, cujo nome resulta da combinação dos nomes dos rios Varuna e Asi, tem, segundo os hindus, 5000 anos de história (remonta ao século 11 a.C.).

Esta cidade que, de acordo com a mitologia, foi fundada por Shiva, é o centro espiritual do Hinduísmo e o local de nascimento do Budismo.

Considerada a capital espiritual da Índia, a cidade atrai peregrinos hindus que se banham nas águas sagradas do rio Ganges e realizam ritos funerários. Ao longo das ruas sinuosas da cidade, há cerca de 2.000 templos, como o Kashi Vishwanath, o "Templo Dourado", dedicado ao deus hindu Shiva.

A cidade de Varanasi e a sua importância religiosa está intimamente ligada ao Ganges, o mais sagrado dos rios. Os hindus acreditam que este é uma representação divina e que aqueles que são cremados nas suas margens, vendo as suas cinzas lançadas ao rio, estão mais próximos da "Moksha", o fim do ciclo de reencarnações e a libertação espiritual.

Esse conceito religioso faz que com que as margens do rio Ganges tenham piras funerárias a arder 24 horas por dia. É frequente ver, nas ruas estreitas que confluem nos ghats (84), famílias a transportarem os corpos dos familiares perecidos para os locais das cremações, onde mais de 200 corpos são cremados diariamente, à vista de todos e sem grande alarido.

Mas não é só na morte que o Ganges salva. Todos os dias, milhares de pessoas fazem banhos rituais nas suas águas. Quando questionados sobre a poluição do rio, encolhem os ombros.  Para os Hindus, a Ma Ganga (Mãe Ganges) tem cinco direitos fundamentais - daras (vista), paras (medicina),  majjal (banho),  anupana (bebida) e sparsh (toque) - dos quais ninguém abdica. É sagrado. É só isso que interessa.

Se quiser ficar a conhecer melhor Varanasi não deixe de ver os dois vídeos do Blogue e canal de Youtube Louco por Viagens de Rogério Enachev.


domingo, outubro 01, 2023

O Rio Cubango/Okavango

 O Rio Cubango (ou Okavango), é um rio da África austral que faz a fronteira natural entre Angola e a Namíbia, país onde dá nome a uma das suas regiões. Nasce nos planaltos do interior angolano (Província do Bié) e corre em direção a sudeste, atravessando a faixa de Caprivi (na Namíbia) para chegar ao maior delta interior do mundo, no Botswana (onde muda de nome, para Okavango), num pântano com grande interesse ecoturístico, onde se dispersa no deserto do Kalahari, próximo de pântanos temporários de Makgadikgadi

O delta em si cobre uma superfície entre 15000 km² e 22000 km² durante as cheias. Encontra-se ao norte do país, na região de Ngamiland, com capital em Maun, a 942 m de altitude. No delta do Cubango existe a única população de leões nadadores, que se veem forçados a entrar na água, que durante as enchentes chegam a cobrir o 70% de seu território, para caçar antílopes e ímpalas.
O rio Cubango nasce perto de Chicala-Tchiloango (Vila Nova) no planalto do Huambo e tem um curso de 975 km.
O Cubango corre em direção Sul até atingir Kuvango (Ganguelas, Vila Artur de Paiva) a nordeste da Huíla onde recebe o rio Cutato como afluente, e onde começa a inflectir para Leste até atingir a fronteira Sul com a Namíbia, de onde passa a servir de fronteira até ao Mucusso, nas Terras do Fim do Mundo.
Parte das águas do rio Cubango perde-se em pântanos no Botswana. A bacia do Cubango em Angola é de cerca de 154.420 km². O rio Cubango é importante para a história dos povos Khoisan e Ambó.
O território em Angola providencia 94.5% do escoamento total da captação; a Namíbia providencia 2.9% e o Botswana 2,6%. 
O Rio Cubango - Okavango representa um dos maiores ecossistemas aquáticos virgem no continente Africano, e, à superfície da terra.
Se quiser ficar a conhecer melhor este rio não deixe de ver a apresentação e o vídeo que se seguem. 
Não perca esta oportunidade. 
Ora veja!