sábado, novembro 25, 2023

Persépolis

Se tem algum adolescente em casa, agora que o Natal se aproxima, deixo-lhe aqui uma sugestão de um livro: Persépolis de Marjane Satrapi.

Este é um livro aconselhado pelo Plano Nacional de Leitura (Ler +).

"Uma fascinante autobiografia em formato gráfico. Associando textos de uma simplicidade quase infantil (ainda que muito poética) e desenhos a preto e branco que evocam as iluminuras medievais, Marjane Satrapi desafia a imagem que os ocidentais têm do Irão contemporâneo." - L’Express

"Um livro inteligente, muito relevante e profundamente humano"BBC

Sinopse:

"Estamos em 1979 e, no Irão, sopram os ventos de mudança. O Xá foi deposto, mas a Revolução foi desviada do seu objetivo secular pelo Ayatollah e os seus mercenários fundamentalistas. Marjane Satrapi é uma criança de dez anos irreverente e rebelde, filha de um casal de classe alta e convicções marxistas. Vive em Teerão e, apesar de conhecer bem o materialismo dialético, ter um fetiche por Che Guevara e acreditar que consegue falar diretamente com Deus, é uma criança como qualquer outra, mergulhada em circunstâncias extraordinárias. Nesta autobiografia gráfica, narrada com ilustrações monocromáticas simples mas muito eloquentes, Satrapi conta a história de uma adolescência durante a qual familiares e amigos "desaparecem", mulheres e raparigas são obrigadas a usar véu, os bombardeamentos iraquianos fazem parte do quotidiano e a música rock é ilegal. Contudo, a sua família resiste, tentando viver uma vida com um sentido de normalidade".  

Com esta memória inteligente, divertida e comovente de uma rapariga que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica, Marjane Satrapi consegue transmitir uma mensagem universal de liberdade e tolerância.

sexta-feira, novembro 24, 2023

Hinduísmo: Alguns Deuses

Brahma 

O Hinduísmo é uma religião politeísta, e é a religião predominante na Índia. O hinduísmo possui milhares de entidades, entre deuses e as suas manifestações corpóreas, chamadas de avatar.

Alguns dos principais deuses indianos são: Brahma; Shiva; Vishnu; Parvati; Saraswati; Lakshmi; Kali; Krishna; Ganesha; Rama; Hanuman; Shakti; Indra; Agni; Durga; Kamadeva; etc.

Brahma é o Deus supremo do hinduísmo, criador do universo. Brahma, na religião hindu, também tem atribuído sobre si a criação dos demais deuses e do conhecimento. 

No hinduísmo, Brahma é a entidade principal da Trimúrti, trindade composta por Brahma, Vishnu e Shiva.

Shiva é o deus da destruição e da transformação, responsável pela prática da ioga, A ioga de Shiva seria responsável pela transformação física, mental e espiritual.

Parvati e Ganesha

Shiva é a terceira figura do trimurti, possuindo uma corrente própria do hinduísmo, o shivaísmo (ou xivaísmo), a segunda corrente mais popular (atrás do bramanismo).

Vishnu é o restaurador do universo, responsável por equilibrar as forças do mal e trazer ordem ao caos. É a segunda figura do trimurti e principal entidade do vishnuísmo, principal corrente do hinduísmo (com maior número de adeptos). Rama é um seu avatar.

Parvati é a segunda esposa de Shiva, reencarnação da primera, Sati, e mãe de Ganesha. É considerada a Deusa Mãe do hinduísmo, considerada a Deusa da fertilidade, da devoção, do casamento, dos filhos, do amor, da harmonia e do poder divino.

Ao lado de Saraswati e Lakshmi, forma o Tridevi, a trindade feminina do hinduísmo. É considerada uma divindade materna, amável e gentil, pode-se manifestar como Durga ou Kali.

Krishna
Krishna é o deus hindu do amor, um deus guerreiro, que lutou na Terra ao lado do povo contra guerreiros demoníacos. Krishna é um deus muito cultivado no ocidente através do Movimento Hare Krishna, criado em 1966, por Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Ganesha é deus hindu da abundância, da fortuna, do intelecto e da sabedoria. Filho de Parvati e Shiva, Ganesha é uma das principais divindades do hinduísmo, possuindo muitos devotos.

quinta-feira, novembro 23, 2023

Acessórios: Os Brincos

Saiba como usar os acessórios a seu favor e apresentar-se bem apostando nos complementos certos. Escolher o tipo e formato de brincos adequados ao seu formato de rosto pode fazer toda a diferença no resultado final de um look. 

Quer saber como? 

Vendo agora o vídeo abaixo, com as sugestões de Vitória Portes

Não perca. Ora veja!

quarta-feira, novembro 22, 2023

Moda Inverno 2023: Looks coloridos para arrasar!

Sabe como escolher looks coloridos para arrasar!? Se quiser ficar a conhecer as tendências da moda inverno 2023, sugiro-lhe que veja mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha.

Neste vídeo Luciane explica-lhe de uma forma muito simples como trabalhar as cores para escolher um look. O círculo cromático é uma ferramenta que todas as mulheres deveriam conhecer para facilitar as suas escolhas com as cores que são tendência na moda inverno 2023 .

Confira agora mesmo, com este tutorial de moda feminina, todas as dicas e truques e descubra como escolher  looks coloridos para arrasar este inverno. 

Ora veja!

terça-feira, novembro 21, 2023

Eram Duzentos Irmãos

Eram Duzentos Irmãos (1952) é um filme do realizador, produtor e argumentista português Armando Vieira Pinto. 

Este filme é um documentário de propaganda e homenagem à Marinha de Guerra Portuguesa, que conta no elenco com Lucília Simões, Fernanda Peres, Abílio Herlander, Rui de Carvalho, Carlos José Teixeira, Elmer Ascensão, Alda de Aguiar, Manuela Arriegas, Alves da Costa, Eugénio Salvador, Silva Araújo, José Pallos, Armando Ferreira, Hernâni Muñoz, Humberto Madeira, Vasco Santana.



Sinopse:

Descendente de uma família com tradições na Marinha, Rui é cadete da Escola Naval e sofre de um complexo de inferioridade que o impede de cumprir com determinadas provas físicas. Os seus colegas apoiam-no, ao ponto de pedir a uma amiga - Joaninha - que se finja apaixonada por ele. Ela aceita, até por ser verdade...

segunda-feira, novembro 20, 2023

Sara Tavares



A Sara Tavares partiu rumo às estrelas.
Os mentores do The Voice Portugal 2023 fizeram-lhe, ontem, uma homenagem musical como pode ver a seguir. 
Ouça-os, então

Ouça agora Sara Tavares em Coisas Bunitas.

domingo, novembro 19, 2023

O recreio

 Na minha Alma há um balouço
Que está sempre a balouçar ---
Balouço à beira dum poço,
Bem difícil de montar...

- E um menino de bibe
Sobre ele sempre a brincar..

Se a corda se parte um dia
(E já vai estando esgarçada),
Era uma vez a folia:
Morre a criança afogada...

- Cá por mim não mudo a corda,
Seria grande estopada...

Se o indez morre, deixá-lo...
Mais vale morrer de bibe
Que de casaca... Deixá-lo
Balouçar-se enquanto vive...

- Mudar a corda era fácil...
Tal ideia nunca tive...
Mário de Sá-Carneiro