quarta-feira, dezembro 16, 2020

Dona Tututa

 

Epifânia de Freitas Silva Ramos Évora (1919 - 2014), conhecida como Dona Tututa ou Tututa Évora, foi uma pianista e compositora cabo-verdiana.

Considerada uma figura lendária no seu país, foi autora de temas como Grito d’ Dor, Sentimento, Mãe Tigre e Vida Torturada, entre outros. Cesária Évora, Bana, Humbertona e a sua filha Magda Évora são alguns dos intérpretes que gravaram temas seus.

Epifânia Évora amava a música e o piano, tanto quanto era possível alguém o fazer. Ao longo da sua vida, transformou dor e alegria em melodias e cantou-as, rompendo convenções. Para esta Cabo-Verdiana, filha do "inventor da coladera" , a vida só fazia sentido com aplausos. 

Das noites quentes e gloriosas do Café Royal no Mindelo de outrora, à vida familiar na inóspita Ilha do Sal, é possível viajar pela biografia – ora coladera, ora morna – desta apaixonante mulher e celebrar com ela a cultura singular de um país de músicos, que carinhosamente a trata por “Dona Tututa”, através do documentário que foi feito em sua homenagem .


Assista, agora, ao trailer do documentário, Dona Tututa, realizado por João Alves da Veiga, em 2013.


Sem comentários: