sábado, dezembro 14, 2019

Shibuya no Natal

Shibuya é um bairro especial de Tóquio, no Japão. É um dos principais centros comerciais e financeiros do mundo, abriga as duas estações mais movimentadas do mundo: a Estação de Shinjuku (na parte sul) e a Estação de Shibuya.
Em 2018, Shibuya tinha uma população de 224.680 habitantes divididos em 136.259 famílias e uma densidade populacional de 14.679,09 pessoas por km2. A área total é de 15.11 km2.
É um bairro emblemático onde se concentram restaurantes, centros comerciais e clubes de lazer e onde nesta altura do ano existem muitas iluminações de Natal .
Não deixe de apreciar a  Blue Cave Shibuya Ilumination, localizada no Yoyog Park que apresenta espectáculos de iluminação incríveis.

sexta-feira, dezembro 13, 2019

Os Caretos de Podence

Em Portugal existem variadíssimas manifestações de entrudo ou de carnaval, realizadas de norte a sul do país, que continuam a manter-se fiéis às tradições rurais e que utilizam as máscaras nos seus trajes.
Desse grupo restrito, faz parte o Carnaval de Podence (Macedo de Cavaleiros), com os seus Caretos que se transformaram ontem dia 12/12/19 Património Mundial da Humanidade.
O careto é um personagem mascarado do carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro. É um homem que usa uma máscara com um nariz saliente feita de couro, latão ou madeira pintada com cores vivas, amarelo, vermelho ou preto.
Os Caretos são misteriosas figuras que têm como principal objectivo apanhar raparigas para as poder chocalhar.
 Nesta altura do ano, os rapazes de Podence, Lazarim e Vinhais vestem-se com trajes muito coloridos. Estas vestes são feitas de colchas franjadas de lã de várias cores. Na cintura trazem fiadas de chocalhos e na bandoleira campainhas. A cara é tapada com máscaras rudimentares, onde sobressai um nariz pontiagudo. São feitas de couro, vulgar latão ou madeira. Algumas são autênticas obras de arte.
Os rapazes utilizam, também, um pau em que se apoiam para as suas correrias e saltos.
Os "caretos" (rapazes solteiros) são as figuras principais da festa, desconhecendo-se, no fundo, a sua verdadeira origem e significado.

Simbolicamente associados, na crença popular, "ao espírito do mal", ou a tudo aquilo que se afigure misterioso – forças sobrenaturais e ocultas, curandeiros, bruxos, poderes diabólicos e ao próprio Satanás. Gozam de total impunidade durante o curto período do Entrudo.


quinta-feira, dezembro 12, 2019

Lagos: O Passado e o Presente

Lagos é uma das mais bonitas cidades portuguesas. Situa-se no Barlavento Algarvio (a zona ocidental do Algarve), e conta com cerca de 27 949 habitantes.


É sede de um município com 212,99 km² de área e 31 049 habitantes (2011). O município é limitado a norte por Monchique, a leste por Portimão, a oeste por Vila do Bispo, a noroeste por Aljezur e a sul tem litoral no oceano Atlântico.


Lagos está historicamente ligada aos Descobrimentos Portugueses, sendo hoje um dos mais atrativos centros turísticos do Algarve, com praias e património cultural e religioso de exceção, assim como uma vida noturna de grande dinamismo. Atualmente, a maioria da população reside dispersa no território do concelho, fora do centro histórico da cidade, trabalhando sobretudo nos serviços e indústria turística.


O centro histórico é praticamente todo pedonal, proporcionando uma vasta oferta de estabelecimentos comerciais, restaurantes, bares ou cafés a visitar.
Através do vídeo abaixo pode descobrir como foi e é esta bela cidade algarvia.
Ora veja. Não perca esta oportunidade!


quarta-feira, dezembro 11, 2019

Eu

Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada … a dolorida …

Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida! …

Sou aquela que passa e ninguém vê …
Sou a que chamam triste sem o ser …
Sou a que chora sem saber porquê …

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!
Florbela Espanca

terça-feira, dezembro 10, 2019

A História dos Direitos Humanos

Celebra-se hoje o Dia Internacional dos Direitos Humanos, honrando o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde se enumerava os direitos básicos que devem assistir a todos/as os/as cidadãos/ãs.
Esta data visa homenagear o empenho e dedicação de todas as pessoas que defendem os direitos humanos e colocar um ponto final em todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos/as os/as cidadãos/ãs.
Assinalando esta data proponho-lhe que assista a um documentário produzido pela United for the Human Rights.

segunda-feira, dezembro 09, 2019

Hair Love


O Hair Love é uma curta-metragem da Sony Pictures Animation, realizado por Matthew A. Cherry.
Este pequeno filme narra a história de um pai afro-americano que ensina, pela primeira vez, a sua filha a arranjar o seu cabelo frisado. Ora veja.

domingo, dezembro 08, 2019

O Natal em Engen

O Natal no bairro de Engen, em Bergen, cidade situada na costa norueguesa, é verdadeiramente digno de ser visitado.
A maior atração é a Pepperkakebyen a cidade de gengibre criada pelos cidadãos de Bergen (escolas e jardins de infância). Ali, tudo é comestível, desde os fiordes, às igrejas, às casas, etc.
Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, com uma população de aproximadamente 250 mil habitantes. A Pepperkakebyen está aberta ao público, até 31 de dezembro, no edifício Sentralbadet.