sábado, abril 08, 2023

Hallelujah

Hoje Sábado de Aleluia não deixe de ouvir a banda Pentatonix em  Hallelujah.  

O Sábado de Aleluia é o dia que antecede a data da Páscoa. Neste dia realiza-se a Vigília Pascal, onde os fiéis dedicam o seu dia e principalmente a madrugada a realizar orações em nome de Jesus, aguardando a chegada da sua ressurreição.


Pentatonix é um grupo americano a cappella originalmente composto por cinco vocalistas: Scott Hoying, Kirstin "Kirstie" Maldonado, Mitchell "Mitch" Grassi, Avriel "Avi" Kaplan (vocalista baixo) e Kevin "KO" Olusola, formado na cidade de Arlington, Texas. O grupo venceu a terceira temporada do programa The Sing-Off, da rede de televisão norte-americana NBC em 2011, cantando um arranjo a cappella da canção "Eye of the Tiger". 

Que vozes! Que maravilha!

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja.

sexta-feira, abril 07, 2023

A Amenta das Almas

Loriga e o seu Vale Glaciar

A Amenta das Almas, na Quaresma, em Loriga (Seia), é uma tradição religiosa com mais de 300 anos, que se vem mantendo de geração em geração. 

Loriga é uma vila situada na parte sudoeste da Serra da Estrela que se encontra a 20 km de Seia, 80 km da Guarda e 320 km de Lisboa.

Por meio de badaladas no sino da torre da Igreja anuncia-se a cerimónia. Os "Penitentes" começam por se reunir no adro da Igreja. Em plena noite, nas primeiras horas do dia, um grupo de homens distribui-se por vários pontos (altos) das ruas da Vila e entoam cânticos relativos aos martírios de Cristo. Estes homens como que travam um "duelo" de cantos, onde evocam e louvam a paixão e morte de Jesus e a salvação da Almas. Depois, voltam a reunir-se e, todos juntos, fazem uma arruada percorrendo as ruas da vila e parando para efetuarem novos cânticos que, na Sexta-Feira Santa, são alusivos à Mãe Dolorosa. No silêncio da noite os cânticos ecoam pela Vila, acordando os crentes que começam a rezar.

Os Cânticos que fazem parte da "Ementa das Almas" (Encomendação das Almas, na sua designação mais corrente) existem em Loriga, pelo menos desde o Séc. VIII, de acordo com algumas fontes. 

Bendita e louvada seja,
A paixão do Redentor,
Para nos livrar das culpas
Morreu em nosso favor

Acorda, pecador, acorda,
Do sono em que está “dormente”,
Lembra-te das benditas almas,
Que estão no fogo ardente.

Estas quadras cantadas com música elegíaca, arrastada, dolorosa, ecoam pelas ruas, despertando os que já dormem, para orarem pelas almas dos seus mortos queridos, cobrindo a vila de saudades.

Assista em baixo a dois vídeos sobre a Amenta das Almas, em Loriga (Seia)

E agora o segundo vídeo.

quinta-feira, abril 06, 2023

A Páscoa em Portugal

 Aprenda Português Europeu através de conteúdos interessantes e autênticos!

Assista hoje a mais um vídeo do Portuguese With Leo, onde Leonardo Coelho lhe fala

Com este vídeo pode-se aprender a história da Páscoa e como esta é celebrada em Portugal.

quarta-feira, abril 05, 2023

Corgas (Seia)

Corgas é uma lindíssima aldeia pertencente ao concelho de Seia (distrito da Guarda), na região centro do país, na Serra da Estrela, banhada pelo ribeiro das Corgas, o que lhe dá uma beleza extraordinária.
O termo corgas significa caminho estreito; sulco;
canal aberto pelas águas; regueiro; rego por onde corre bastante água. = Corgo, Córrego.

A paisagem natural e a rural das Corgas é o seu maior património.
Nesta aldeia serrana (berço dos meus ancestrais - avó e bisavós) tudo chama a atenção: o casario (sobretudo o núcleo mais antigo); as pessoas; as vertentes cobertas de vegetação, os afloramentos rochosos, as histórias e as tradições que ainda hoje permanecem. 
Se quiser conhecer a história do "Bispo das Corgas" ou então a dos Três Irmãos, não deixe de clicar aqui.

Nesta localidade realizam-se, anualmente, as festas de Nossa Senhora da Piedade (12 de Agosto), as de Nossa Senhora da Espectação (16 de  Dezembro) e as do Sagrado Coração de Jesus. Aqui ainda se joga ao chinquilho e à malha. Mas, uma das celebrações mais importantes é  a "Amenta das almas".

A "Amenta das Almas" é uma tradição muito antiga das Corgas e de algumas outras aldeias de Seia, nomeadamente de Loriga.

Esta tradição está relacionada com a Quaresma, com a morte e paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e ainda é o tempo de se recordar quem partiu. A amenta, ementa ou encomendação das almas, era (é), uma das tradições mais respeitadas e acarinhadas pelo povo, que canta(va) as almas dos seus entes queridos, sujeitas às penas do purgatório e que necessitavam das preces dos vivos para alcançarem a vida eterna. O grupo da ementa das almas vai para a rua cantar e rezar-lhe, no sentido de que quem o ouça, dentro de casa, se junte nas preces pela salvação de parentes e amigos falecidos.

Se quiser ficar a conhecer melhor esta aldeia, não deixe de ver o vídeo que se segue. 

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja.

terça-feira, abril 04, 2023

Folar Tradicional de Páscoa


Com votos de uma Feliz Páscoa aqui lhe deixo, para variar, em vez de um folar doce mais tradicional, um folar salgado (de carnes). 
 
No vídeo abaixo veja a confeção do tradicional folar de carne da localidade de Valoura (Vila do Conde).
Vale a pena experimentar fazer em casa!

domingo, abril 02, 2023

Amêndoas de Sobremesa ou Enxovalhadas

Como estamos quase a chegar à Páscoa aqui lhe deixo uma receita que encontrei no site Portugal, Roteiro Gastronómico: Amêndoas de Sobremesa ou Enxovalhadas e ainda outra que pode ver aqui.

Ingredientes:

1 chávena de amêndoas
1 chávena de açúcar
1 chávena de água
1 pitada de canela (facultativo)

Preparação:

Sem se pelarem, esfregam-se as amêndoas num pano. 

Num tacho, de preferência de cobre, deitam-se as amêndoas, o açúcar e a água e deixa-se repousar uns quinze minutos para amolecer o açúcar. 

Depois, leva-se o tacho a lume muito forte para levantar fervura rapidamente. Reduz-se imediatamente o calor para o mínimo, agitando o tacho de vez em quando, até o açúcar fazer ponto de areia, isto é, até que o açúcar solidifique e se agarre às amêndoas e às paredes do tacho. Nesta altura, volta a intensificar-se o calor e, mexendo vigorosamente com uma colher de pau forte, separam-se as amêndoas, tanto quanto possível, deixando-as caramelizar muito ligeiramente. Deitam-se as amêndoas imediatamente sobre a pedra da mesa, untada com óleo de amêndoas doces ou outro de sabor neutro. Depois de frias, separam-se. Guardam-se em caixas de folha para evitar que amoleçam.

Nota: Para que as amêndoas se conservem macias, é fundamental que o caramelo final seja na realidade muito ligeiro.