domingo, dezembro 13, 2020

A Torta de Limão de Key West

 

A "torta de limão" é uma sobremesa muito conhecida e apreciada em todo o mundo. Contudo, A Torta de Limão de Key West, é um doce típico da cidade americana de Key West, na Flórida, embora também se encontre no resto daquele estado.

A receita original - a "Key Lime Pie" - foi inventada em Key West Island no séc. XIX, no período de carestia após o fim da Guerra Civil Americana. A "Key Lime Pie" nasceu como um doce pobre preparado com os poucos ingredientes disponíveis: o lime "Key" (produto típico da zona), leite, ovos e biscoitos.

Key West é uma cidade localizada no estado americano da Flórida, no condado de Monroe, do qual é sede. Foi incorporada em 1828. 

Key West tem o título de cidade mais meridional da parte continental dos Estados Unidos, estando apenas a 90 milhas de Cuba. A principal fonte de rendimento da cidade é o turismo que atrai muitas pessoas durante o ano todo, devido ao seu clima agradável. 

As atividades aquáticas são as principais opções de lazer da cidade, a saber: mergulho, "scuba-diving", passeios de barco, jet ski, etc.

Outro atrativo é a celebração do Pôr - do - Sol  ("Sunset Celebration"), que acontece diariamente durante todo o ano. É um ritual em que várias pessoas se juntam na Mallory Square, praça com bares, onde artistas apresentam diversas performances como números de circo e shows. O Sunset Celebration começa sempre 2 horas antes do pôr-do-sol e vai até 1 hora depois de ele se pôr.

Para a preparação da Key Lime Pie temos como principais ingredientes o leite condensado e o limão/lima Esta sobremesa geralmente é apresentada com um merengue como cobertura, que pode ser dourado com um maçarico para lhe dar uma aparência diferente, para além de fazer toda a diferença no sabor!
Se quiser experimentar aqui lhe deixo uma receita "pescada" na net.

Ingredientes
100 ml de sumo de lima (2 limas médias)
1 lata de leite condensado (das pequenas de 397 g)
4 gemas de ovo
raspa fina das limas que usar
230 g de bolachas de tipo "digestive"
1 colher de sopa de açúcar
115 g de manteiga de preferência sem sal
Para o Merengue:
3 claras
metade do peso em açúcar

Preparação
Triture as bolachas até ficarem desfeitas em migalhas finas e ponha numa tigela. Derreta a manteiga, deixe amornar um pouco, e deite por cima das bolachas com o açúcar.

Mexa bem com uma colher de pau até obter uma massa compacta, e forre o fundo de uma forma ou tarteira com essa mistura. Use as costas de uma colher para alisar bem.
Ponha a forma no frigorífico enquanto prepara o recheio.
Acenda o forno a 180ºC.

Numa tigela, deite as gemas com as raspas da lima e misture com uma vara de arames até ficarem cremosas.
Acrescente o leite condensado e o sumo de lima e misture até obter um creme espesso e homogéneo.

Deite esta mistura por cima das bolachas, e ponha a cozer , no forno, entre 12 a 15 minutos.

Deixe arrefecer por completo antes de desenformar, e sirva bem fresco. Pode servir simples ou com merengue.
Para preparar o merengue: 
Bata as claras com a batedeira, e quando começarem a ficar com espuma, junte 1/3 do açúcar. Bata mais 3 minutos e junte o outro 1/3 do açúcar, bata mais um pouco e junte o restante açúcar até as claras estarem bem firmes.
Decore a tarte com o merengue. Se o quiser dourar, utilize o maçarico.

Sem comentários: