sábado, julho 08, 2023

Beija-Flor

Ouça o grupo Timbalada na canção Beija-Flor.

Timbalada é uma banda brasileira formada em 1991 em Salvador por Carlinhos Brown. Com o seu som característico do timbale, instrumento que dá nome ao grupo, desde a sua formação encantou multidões e espalhou o seu sucesso pelo mundo.

A música desta banda mistura géneros diferentes como o samba-reggae, o axé, e ritmos regionais, tais como o tamanquinho, aremba, pixote, charminho, tunk, funk ijexá, indiado e magalhenha

A Timbalada é uma das atrações do tradicional Carnaval de Salvador.

sexta-feira, julho 07, 2023

As Casas Cubo de Roterdão

Roterdão é a segunda maior e mais importante cidade dos Países Baixos. Sede do maior porto marítimo da Europa, possui cerca de 617 347 habitantes (dados de 2012). Está situada nas margens do rio Nieuwe Maas na província da Holanda do Sul. Parte da cidade está na ilha IJsselmonde.

Roterdão é uma cidade visitada por milhões de turistas porque é um dos lugares mais recomendados para férias urbanas inesquecíveis. Aqui encontrará museus interessantes, locais históricos fascinantes, centros culturais e também algumas verdadeiras pérolas no campo da arquitetura, com destaque para as famosas casas cubo (amarelas) que ficam no antigo porto da cidade.

As casas cubo, são um conjunto de edifícios habitacionais que foram construídos em Roterdão nos anos oitenta do século XX pelo arquiteto Piet Blom. Estas casas têm uma estrutura única que as tornou numa atração turística, incluindo uma delas que transformou Baal Koruka num apartamento museu aberto ao público em geral (todos os dias).

O complexo único de edifícios inclui nada menos que quarenta cubos ligados entre si num ângulo exato de 45 graus. Cada um deles tem três andares nos quais há três quartos, uma sala, um WC e uma cozinha. Em relação à altura do teto, é interessante saber que devido à forma geométrica única em que a casa é construída, o teto em parte tem apenas 1.5 metro de altura – o que exige atenção e cautela.

Ao longo dos anos os edifícios tornaram-se um nome familiar e transformaram-se num dos os símbolos icónicos de Roterdão.

quinta-feira, julho 06, 2023

O Que Vestir Quando Estamos Acima Do Peso?

Sabe como se deve vestir com elegância quando  está acima do peso? Se quiser ficar a saber sugiro-lhe que veja mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

Não podemos pensar que só porque estamos acima do peso, a autoestima se vai embora. Podemos vestir-nos bem independentemente do peso. E, independentemente do nosso tamanho, podemos estar lindas.

A moda plus size tem vindo a ganhar cada vez mais espaço no mercado mundial e oferece opções cada vez mais variadas e modernas para as mulheres que vestem tamanhos maiores. 

É importante referir que todas merecemos ter acesso a roupas bonitas e que nos valorizem, independentemente do tamanho que usamos.

Para além de tudo mais, é importante sentirmo-nos confortáveis e seguras com o próprio corpo. Não importa o tamanho ou formato, o importante é se sentirmo-nos bem connosco próprias. 

Não deixe que nenhum padrão de beleza imposto pela sociedade a faça sentir-se menos bonita. Lembre-se, que é linda exatamente como é!

quarta-feira, julho 05, 2023

Sonhar contigo oh Coimbra

Ouça Luíz Goes em Sonhar contigo oh Coimbra (letra e música de Carlos de Figueiredo).

Sonhar contigo, ó Coimbra
Com teu luar e balada
Sonhar contigo, ó Coimbra
Com teu luar e balada

É trazer dentro do peito
Rosas-brancas desfolhadas
É trazer dentro do peito
Rosas-brancas desfolhadas

Rosas do altar que o penedo
Em nossas almas gravou
Rosas do altar que o penedo
Em nossas almas gravou

E a corrente do Mondego
P'ro mar da vida levou
E a corrente do Mondego
P'ro mar da vida levou

Sonho contigo, ó Coimbra

terça-feira, julho 04, 2023

O Poço das Almas

O Poço das Almas ou Pozo de Las Animas localiza-se ao lado da Estrada Provincial 222, no departamento de Malargue, na província de Mendoza, perto do córrego Las Amarillas e a 6 km da aldeia de Los Molles na Argentina. 

Chama-se Poço das Almas, mas, realmente são duas depressões de água doce de grande porte.

Estas curiosas depressões circulares, verdadeiras crateras, são o resultado de um fenómeno chamado "dolina" ou "sumidouro".  Uma Dolina é uma depressão no solo característica de relevos cársticos, formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície. Geralmente possuem formato circular e são mais largas que profundas. Podem ser inundadas por lagoas ou secas e cheias de sedimentos, solo ou vegetação. No caso do Poço das Almas houve a infiltração de água em depósitos subterrâneos de gesso, que ao entrar em colapso, faz desabar o teto do vazio subterrâneo, criado pela dissolução dos depósitos de gesso, dando origem a enorme buracos no chão. Os Poços das Almas estão a aumentar constantemente. Na verdade são dois buracos, separados por uma "fina" parede, que eventualmente darão origem a apenas uma depressão.

Há quem defenda que o nome "Poço das Almas" foi inspirado no assobio rouco do vento no local, que pode causar calafrios aos mais supersticioso. 

Outros consideram que este nome vem de uma velha lenda local que o atribui à luta de um grupo de indígenas que viviam perto de Los Molles, com os do outro lado da cordilheira dos Andes. Na fuga devido à perseguição, as pessoas do grupo rival caíram e estavam a morrer no fundo dos poços, produzindo gemidos e lançando gritos de socorro. sem conseguirem sair. Desde então, os poços são chamados de "o lugar onde as almas choram", sendo ainda hoje considerado um lugar sagrado para os nativos da região.

segunda-feira, julho 03, 2023

É Importante Aprender Pronúncia Portuguesa?

 Aprenda Português Europeu através de conteúdos interessantes e autênticos!

Assista hoje a mais um vídeo do Portuguese With Leo, onde Leonardo Coelho lhe fala da importância de aprender Pronúncia Portuguesa.

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja.

domingo, julho 02, 2023

Bavarois Parisiense de Morango

Para estes dias de canícula, deixo-lhe esta receita de  Bavarois Parisiense de Morango (que dá para 6 a 8 doses), que foi "pescada" no blogue As Receitas da Avó Helena. 

Ingredientes:

350 g. de morangos; 4 folhas de gelatina vermelha; 1 dl. de água; sumo de 1/2 limão; 150 g. de açúcar pilé; 2 dl. de nata.

Lave os morangos, tire-lhes o pé e ponha-os a escorrer. Reserve 8 dos mais bonitos para a decoração final, passe os restantes no passe-vite e junte-lhes o sumo de limão.

À parte ponha a gelatina a demolhar em água fria e leve o açúcar ao lume num tacho, com um pouco de água, até que derreta completamente. Nessa altura junte a gelatina escorrida e mantenha o preparado ao lume até diluir a gelatina. Deixe arrefecer um pouco e, em morno, junte o xarope de gelatina ao puré de morango. Em estando frio e a querer prender, adicione a nata batida e misture bem com umas varas. Vaze o preparado numa forma lisa untada com óleo e meta esta no frigorífico por 3 ou 4 horas.

Antes de servir, desenforme e enfeite com os morangos cortados ao meio ou em 4, se forem muito grandes.