sábado, maio 10, 2025

To Ramona

 Ouça o cantor americano Bob Dylan em To Ramona (Áudio oficial). A música "To Ramona" de Bob Dylan é uma balada melancólica e introspectiva que aborda temas de tristeza, desilusão e a busca por autenticidade. Dylan, conhecido por suas letras poéticas e profundas, utiliza uma linguagem rica em metáforas para transmitir uma mensagem de consolo e reflexão para Ramona, a personagem central da canção.

[Verse 1]
Ramona, come closer, shut softly your watery eyes
The pangs of your sadness will pass as your senses will rise
Oh, the flowers of the city, though breath-like
Get death-like sometimes
And there's no use in trying to deal with the dying
Though I cannot explain that in lines

[Verse 2]
Your cracked country lips I still wish to kiss
As to be by the strength of your skin
Your magnetic movements still capture the minutes I'm in
But it grieves my heart, love, to see you trying to be a part of
A world that just don't exist
It's all just a dream, babe, a vacuum, a scheme, babe
That sucks you into feelin' like this

[Verse 3]
I can see that your head has been twisted and fed
With the worthless foam from the mouth
I can tell you are torn between staying and returning
Back to the South
You've been fooled into thinking that the finishing end is at hand
Yet there's no one to beat you, no one to defeat you
'cept the thoughts of yourself feeling bad

[Verse 4]
I've heard you say many times that you're better than no one
And no one is better than you
If you really believe that you know you have nothing to win
And nothing to lose
From fixtures and forces and friends your sorrow does stem
That hype you and type you, making you feel
That you gotta be just like them

[Verse 5]
I'd forever talk to you but soon my words
Would turn into a meaningless ring
For deep in my heart I know there's no help I can bring
Everything passes, everything changes
Just do what you think you should do
And someday maybe, who knows, baby
I'll come and be crying to you

sexta-feira, maio 09, 2025

Pudim À Embaixatriz de França

 Hoje deixo-lhe uma receita de Pudim À Embaixatriz de França. Esta receita foi extraída do livro de Febronia Mimoso, "Cem Maneiras de Fazer Pudins", 3ª edição, 1931, Casa Editora de A. Figueirinhas, L.da. 

A colecção Biblioteca Culinária foi iniciada em 1924 por Manuel da Mata, que assinava como Febronia Mimoso, eventualmente para chegar mais facilmente às donas de casa com um pseudónimo feminino.

Aqui vai ela:

Tomem-se 150 gramas de Bolacha Maria, lambaretes secos ou qualquer outro doce fino seco, e pisem-se em almofariz ou passem-se por um ralador até que fiquem em pó que se deita em uma caçarola ou alguidar pequeno com 60ngramas de corintos e 60 gramas de cidrão cortado aos bocadinhos. Á parte batem-se 8 gemas de ovos com 250 gramas de açúcar e meio litro de leite. Depois de bem batido derrame por sobre o pó, cidrão e os corintos, e mexa tudo muito bem. Deite em forma untada de manteiga e coza em banho-maria. Uma hora depois de posto a ferver deve estar pronto.

quinta-feira, maio 08, 2025

Como Usar Calças Brancas aos 60?

 A moda para mulheres maduras é cheia de possibilidades bonitas e acessíveis para valorizar toda a sua beleza e experiência.

Se aprecia moda e já entrou na década dos 60, não deixe de ver o vídeo abaixo, que lhe explica como usar Calças Brancas aos 60, para ficar estilosa.

As calças brancas podem ser uma das peças mais elegantes no guarda-roupa de uma mulher madura - se usada da maneira certa! 
Ora veja! Não perca esta oportunidade.

quarta-feira, maio 07, 2025

San Marino: Um Dos Estados Mais Antigos Do Mundo

A República de San Marino ou São Marino é um país situado nos Apeninos. É um enclave, completamente cercado pela Itália. Faz fronteira com as províncias italianas da Emília-Romanha e das Marcas

São Marino é um micro-Estado com apenas 61 km² e cerca de 34 mil habitantes, e sua capital é a Cidade de San Marino . A capital, também chamada de São Marino, fica na encosta do Monte Titano e é conhecida por ser uma cidade antiga medieval fortificada e pelas estreitas ruas de paralelepípedos. As Três Torres , cidadelas que parecem castelos e datam do século 11, ficam no alto dos picos do Monte Titano , localizado nas proximidades.

São Marino é um dos microestados europeus, com oo título de país mais antigo da Europa, juntamente com Liechtenstein, Vaticano, Mônaco, Andorra, e Malta , e tem a menor população de todos os membros do Conselho da Europa. 

São Marino é uma república nascida da perseguição romana. Sua fundação remonta ao ano 301 dC, quando Marino , um pedreiro cristão vindo da atual Croácia, fugiu das perseguições religiosas do Império Romano e se refugiou no Monte Titano. Aí, fundou uma pequena comunidade que, ao longo dos séculos, evoluiu para uma república independente.

Graças à sua localização montanhosa e fortificada, São Marino conseguiu preservar a sua soberania mesmo perante os maiores desafios históricos. 

De acordo com a Encyclopaedia Britannica, até Napoleão Bonaparte respeitou a independência da pequena república, tendo mesmo oferecido ajuda para a expansão do território em 1797 — oferta que foi recusada.

Durante a Segunda Guerra Mundial, apesar de manter uma posição oficial de neutralidade, São Marino acabou por sofrer bombardeamentos britânicos devido à sua proximidade com posições militares italianas, tendo sido ainda ocupada brevemente por tropas alemãs. Hoje, a república mantém-se como uma das mais antigas do mundo e é um destino turístico pouco conhecido mas encantador, especialmente para amantes de paisagens montanhosas e arquitetura medieval.

São Marino é um estado predominantemente católico - mais de 97% da população professa a fé católica romana, mas o catolicismo não é uma religião de Estado.

terça-feira, maio 06, 2025

As Ruínas da Igreja de Santo Agostinho

A Igreja de Santo Agostinho, também conhecida como Convento e Igreja de Nossa Senhora da Graça, é uma antiga estrutura em ruínas localizada em Velha Goa, na Índia. A sua construção foi concluída em 1602, e faz parte do conjunto arquitetónico de Igrejas e Conventos de Goa, declarado Património Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A igreja foi construída no topo do Monte Santo entre 1597 e 1602 pelos frades agostinhos que chegaram a  Goa em 1587. A igreja era considerada uma das três grandes igrejas agostinianas no mundo ibérico, ao lado do Mosteiro do Escorial e da Igreja de São Vicente de Fora.

A evangelização da Índia levou muitas ordens monásticas para este território. A chegada dos Agostinianos a Velha Goa no século XVI trouxe, para além dos missionários, mais uma igreja e convento. Do conjunto já pouco resta uma vez que tudo parece ter ruído durante o século XIX. Permanece apenas uma única fachada duma torre que nos permite deduzir a dimensão da Igreja de Nossa Senhora da Graça que estaria na base. Para além disso, podemos ainda percorrer as ruínas onde se podem ver vestígios do que existiu em tempos idos.

segunda-feira, maio 05, 2025

O Koinobori

No Japão, meninos e meninas são homenageados, tradicionalmente, em dias separados, havendo o Dia dos Meninos e o Dia das Meninas. O Dia das Crianças é posterior à Segunda Guerra, sendo comemorado no mesmo Dia dos Meninos (dia cinco de maio). 
O Koinobori (literalmente, bandeira de carpa) é um costume do povo japonês para comemorar o Dia dos Meninos. O costume anterior à restauração Meiji chamava-se fukinagashi.

Koinobori (a palavra koinobori é a junção de "koi" (carpa) e "nobori" - estandarte, bandeira) são carpas (com a forma duma espécie de saco cónico de tecido colocado no alto de um mastro para indicar a direção e intensidade do vento), que são penduradas e expostas durante o mês de abril para o Dia dos Meninos e das Crianças, que acontece em maio.

Esta tradição está relacionada com uma lenda chinesa sobre uma carpa que nada rio acima para se tornar um dragão.

Esta tradição japonesa de hastear bandeiras em forma de carpa, que simbolizam a coragem, a força e a perseverança é considerada um símbolo auspicioso para a saúde das crianças. A cada primavera, milhões de Koinobori são colocados ao lado de rios e na frente das casas no Japão.

domingo, maio 04, 2025

Canção Para a Minha Mãe

Pablo Picasso
E sem um gesto, sem um não, partias! 
Assim a luz eterna se extinguia! 
Sem um adeus, sequer, te despedias, 
Atraiçoando a fé que nos unia! 

Terra lavrada e quente, 
Regaço de um poeta criador, 
Ias-te embora antes do sol poente, 
Triste como semente sem calor! 

Ias, resignada, apodrecer 
À sombra das roseiras outonais! 
Cor da alegria, cântico a nascer, 
Trocavas por ciprestes pinheirais!

Mas eu vim, deusa desenganada!
Vim com este condão que tu conheces,
E toquei essa carne macerada
Da vida palpitante que mereces!

Porque tu és a Mãe!
Pariste um dia aos gritos e aos arrancos,
E parirás ainda pelo tempo além,
Mesmo sem madre e de cabelos brancos!

És e serás a faia que balança ao vento
E não quebra nem cede!
Se te partiu a paz do esquecimento,
Também a força de lutar te pede!

Respira, pois, seiva da duração,
Nos meus pulmões até, se te cansaste;
Mas que eu sinta bater o coração
No peito onde menino me embalaste.
 Miguel Torga - Diário III (1946)