quarta-feira, junho 16, 2010

Nha Terra é Sabi!



Cabo verde é terra de emigrantes. É uma pequeno país mas, tamanho não é nada, basta lembrarmo-nos da história de David e Golias! Não temos ouro nem diamantes, mas também não temos guerra nem corrupção. Em Cabo Verde toda a gente vive feliz com o pouco que tem e quando chove toda gente fica contente, acima de tudo somos um povo muito unido.
Nha terra é Sabi!
Djeisson Mendonça - 12º B


Cabo Verde é também um país de boa e variada música. Mornas, coladeiras e funánás fazem parte do património musical deste país. De um modo muito resumido, pode-se dizer que a música cabo-verdiana resulta de elementos musicais europeus (sobretudo de origem portuguesa) aos quais se sobrepõem elementos musicais africanos.
Depois da independência, houve um ressurgir destes géneros musicais, mas também novas experiências têm sido feitas conferindo à música cabo-verdiana características únicas.
Como géneros musicais genuinamente cabo-verdianos podem-se mencionar o batuque, a coladeira, o funaná, a morna e a tabanca. De entre outros géneros que embora não sendo originários de Cabo Verde ganharam características próprias são o lundum, a mazurca e a valsa. Há, também em Cabo Verde, a influência de música estrangeira como a bossa nova, a cúmbia, o hip-hop, o reggae, a rumba, o samba, o zouk, etc.

Como compositores fundamentais da música cabo-verdiana não poderia deixar de referir, entre outros: B. Leza, Paulino Vieira, Betú, Frank Cavaquim, etc.
Quanto a intérpretes há nomes inesquecíveis: Ana Firmino, Bana, Travadinha, Luís de Morais, Celina Pereira, Dany Silva, Kiki Lima, Lura, Paulino Vieira, Tito Paris, etc. Gostaria ainda de destacar os seguintes grupos musicais: Finaçon, Os Tubarões, Raíz di Funaná, e Voz de Cabo Verde, entre outros.

Sem comentários: