sábado, novembro 15, 2025

55 Dias em Pequim

55 Dias em Pequim é um filme de 1963, dos géneros drama, guerra e ficção histórica, realizado por Nicholas Ray, Guy Green e Andrew Marton e que conta no elenco com Charlton Heston (Major Matt Lewis), Ava Gardner (Natascha Ivanoff), David Niven (Sir Arthur Robertson), Leo Genn (General Jung-Lu), Paul Lukas (Dr. Steinfeldt), entre outros.

O enredo trata da Revolta dos Boxers e a consequente partilha da China entre as potências capitalistas, no início do século 20.

É uma comovente história de amor e lealdade, de um pequeno grupo de estrangeiros que se vê encurralado no interior da Cidade Proibida de Pequim, cercados por milhares chineses, durante a Revolta dos Boxers.

Sinopse:
Na China de 1900 o bairro onde se localizam as embaixadas estrangeiras é atacado pelos boxers - guerrilheiros nacionalistas que lutam contra os dominadores estrangeiros, com o apoio (oficioso) da imperatriz Tzu-Hsi.
O ataque serve de pretexto para que o país seja invadido por um exército internacional composto por ingleses, americanos, franceses, russos, alemães, japoneses e de outras nacionalidades. Segue-se uma feroz repressão, com várias execuções públicas.
Charlton Heston, no papel de um militar americano, apaixona-se por uma aristocrata russa (a bela Ava Gardner), mas rejeita-a por ela ter cometido o "sacrilégio" de dormir com um chinês. Leo Genn aparece caracterizado como chinês, enquanto David Niven encarna o polido embaixador britânico.

sexta-feira, novembro 14, 2025

Os Watsons

Os Watsons é uma obra inacabada de Jane Austen. Ela começou a escrever este romance cerca de 1803 e provavelmente deixou-o depois da morte do seu pai, em janeiro de 1805.

Jane Austen deixou indicações do modo como tencionava concluí-lo. Várias hipóteses têm sido apresentadas quanto ao motivo de a autora não o ter acabado, tarefa posteriormente levada a cabo por outros escritores.

Várias tentativas de completar o livro foram feitas. A adaptação mais recente foi feita por Helen Baker em 2008, sob o nome de The Watsons, by Jane Austen and Another Lady.




Sinopse:
Mr. Watson é um clérigo viúvo, com dois filhos e quatro filhas. A mais nova, Emma, foi criada por uma tia rica, recebendo uma educação superior e tornando-se mais refinada do que as irmãs. Depois de a tia contrair um segundo casamento, Emma vê-se obrigada a regressar a casa do pai, onde se sente vexada pelo comportamento das irmãs Penelope e Margaret, inteiramente dedicadas à caça de um marido.


Perto dos Watsons vivem os Osbornes, uma família aristocrática. Durante um baile numa cidade próxima, Emma desperta a atenção do jovem e desajeitado Lord Osborne. Um gesto de bondade da sua parte leva-a a conhecer também Mrs. Blake, que apresenta Emma ao irmão, Mr. Howard, clérigo da paróquia junto do castelo Osborne. Dias depois, Margaret regressa a casa após uma longa estadia junto do irmão Robert, em Croydon. Com ela vêm o próprio Robert e a esposa. Ao partirem, Emma recusa o convite para os acompanhar no regresso. 

quinta-feira, novembro 13, 2025

A Grande Muralha e a Cidade Proibida

No vídeo abaixo, pode visitar Pequim virtualmente. Desde a chegada à cidade de comboio de alta velocidade (TGV), destes viajantes brasileiros, passando pela impressionante Cidade Proibida, a Praça Celestial (ou Praça Tiananmen), vendo as luzes da Wangfujing, até à experiência emocionante de caminhar pela Grande Muralha, no percurso de Mutianyu.

A Wangfujing é uma área comercial famosa em Pequim. É conhecida por ser uma rua pedonal, pelos  shoppings ali existentes e por um mercado noturno de rua. É um local popular para fazer compras de marcas internacionais e locais. O mercado noturno é famoso pelos petiscos exóticos, como escorpiões e outras iguarias, que atraem tanto locais como turistas. 

O nome Wangfujing significa "poço dos príncipes" devido a um poço de água doce que foi descoberto na rua durante a Dinastia Qing

Este vídeo proporciona-lhe uma imersão histórica, cheia de curiosidades, paisagens incríveis e muita cultura!
Ora veja! Vale mesmo a pena.

quarta-feira, novembro 12, 2025

O Bolo da Barca

 Estamos na época de se fazer a marmelada, deixo-lhe hoje, por isso, uma receita (que encontrei num blogue) de um bolo original e com um nome fora de vulgar: o Bolo da Barca.

Ingredientes:
7 ovos inteiros
175g de farinha de trigo c/ fermento
250 de açúcar
raspa de uma laranja
200g de marmelada (utilizei um pouco mais)
100g de coco
+/- 2 c. de sopa de água

Preparação:
Unte com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre-a com papel vegetal e torne a untar o papel com manteiga.
Pré-aqueça o forno a 175Cº. Numa tigela coloque a marmelada e a água e leve ao micro-ondas durante 1 minuto para amolecer a marmelada, retire e mexa de forma a formar uma pasta e reserve. Caso a consistência ainda não seja a adequada para barrar o bolo, adicione um pouco mais de água e volte a aquecer.
Na batedeira, bata os ovos inteiros com o açúcar durante alguns minutos até os ovos triplicarem de volume e ficarem esbranquiçados. Adicione a raspa da laranja e envolva com suavidade a farinha. Coloque o preparado na forma e leve ao forno durante 30 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e depois desenforme para um tabuleiro polvilhado com açúcar. 

Quando o bolo já estiver frio, corte-o no sentido da sua largura, de forma a ficar com duas metades de bolo. 
Barre cerca de metade da marmelada no topo duma das metades e posicione a outra metade por cima, de forma a ficar um bolo de duas camadas. Barre uniformemente toda a superfície do bolo com a restante marmelada e polvilhe com o coco ralado.

terça-feira, novembro 11, 2025

Angola aos Despedaços. 50 Anos Depois, Que Futuro?

 "Angola aos Despedaços: 50 Anos Depois, Que Futuro?" é um livro de António Costa Silva que analisa a história de Angola desde a independência em 1975, confrontando o ideal de um país próspero com a realidade marcada por 26 anos de guerra, má governação, corrupção e abandono de setores essenciais como educação e saúde. O livro propõe uma reflexão sobre o que correu mal e apela à mudança para construir um futuro diferente. 

O autor critica a trajetória de Angola nos últimos 50 anos, destacando a guerra, a corrupção e a má governação como os principais fatores que destruíram o sonho de um país próspero e soberano. 

Não perca. O lançamento do livro é hoje.

segunda-feira, novembro 10, 2025

Nossa Resenha


Ouça Os Garotin em Nossa Resenha (Ao Vivo - TVZ).
Os Garotin é um grupo musical brasileiro formado por Léo Guima (Leonardo Guimarães), Anchietx (Lucas Anchieta Gonzaga Ribeiro) e Cupertino (Victor Cupertino) na cidade de São Gonçalo.

Em 2024 receberam o prémio Grammy Latino pela categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.

domingo, novembro 09, 2025

A(s) Vida(s) dos Outros

 A(s) Vida(s) dos Outros é um filme (drama, espionagem e suspense), realizado por Florian Henckel von Donnersmarck (2007) e que conta no elenco com: Ulrich Mühe, Thomas Thieme, Ulrich Tukur, Sebastian Koch e Martina Gedeck.

A(s) Vida(s) dos Outros foi vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro (2006). 

Cinco antes antes da Glasnot e da queda do Muro de Berlim, a população alemã é mantida debaixo de controlo pela Stasi, polícia secreta alemã. A missão da Stasi é apenas uma: saber tudo sobre a vida de todas as pessoas, através de uma vasta cadeia de informadores/denunciadores. Este filme traça um retrato da situação vivida por intelectuais e artistas na Alemanha ainda dividida, vigiados pela Stasi, a polícia secreta do regime socialista, na Berlim Oriental

Sinopse:

Em 1984 Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental. É por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão do país, já que não contesta o governo nem o seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) considera oportuno acompanhar os seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. 
Esta tarefa é atribuída a Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado em Dreyman mas, é alertado pelo agente Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. 
Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que recebe o encargo de recolher evidências pelo que monta uma estrutura em que Dreyman e a sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas por dia. Simultaneamente o ministro Hempf começa a interessar-se por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais.
O agente encarregado da missão descobre, por isso, um mundo particular de arte e amor com os seus novos conhecidos.