55 Dias em Pequim é um filme de 1963, dos géneros drama, guerra e ficção histórica, realizado por Nicholas Ray, Guy Green e Andrew Marton e que conta no elenco com Charlton Heston (Major Matt Lewis), Ava Gardner (Natascha Ivanoff), David Niven (Sir Arthur Robertson), Leo Genn (General Jung-Lu), Paul Lukas (Dr. Steinfeldt), entre outros.
O enredo trata da Revolta dos Boxers e a consequente partilha da China entre as potências capitalistas, no início do século 20.
É uma comovente história de amor e lealdade, de um pequeno grupo de estrangeiros que se vê encurralado no interior da Cidade Proibida de Pequim, cercados por milhares chineses, durante a Revolta dos Boxers.
Na China de 1900 o bairro onde se localizam as embaixadas estrangeiras é atacado pelos boxers - guerrilheiros nacionalistas que lutam contra os dominadores estrangeiros, com o apoio (oficioso) da imperatriz Tzu-Hsi.
O ataque serve de pretexto para que o país seja invadido por um exército internacional composto por ingleses, americanos, franceses, russos, alemães, japoneses e de outras nacionalidades. Segue-se uma feroz repressão, com várias execuções públicas.











