sábado, fevereiro 03, 2024

O Livro de Cozinha da Infanta D. Maria de Portugal

O Livro de Cozinha da Infanta D. Maria de Portugal é o livro de receitas mais antigo de Portugal, cujo manuscrito pertence à Biblioteca Nacional de Nápoles.  

A infanta D. Maria de Portugal (1538-1577) nasceu no Paço da Ribeira, em Lisboa e faleceu em Parma. Também conhecida por Maria de Guimarães, foi infanta de Portugal e duquesa consorte de Parma e Placência, pelo seu casamento com Alexandre Farnese, ele sim, duque de Parma e Placência.

Sinopse:

O "Livro de Cozinha da Infanta D. Maria de Portugal" é o mais antigo manuscrito de cozinha em português até agora conhecido. Filha do infante D. Duarte e neta do rei D. Manuel II, a Infanta D. Maria de Portugal (1538 – 1577) casou com Alexandre Farnese, Duque de Parma e Piacenza em 1565. Ao deixar Portugal, a Infanta D. Maria terá levado consigo uma série de pertences, no qual se incluía um manuscrito de cozinha com 73 folhas, encadernado em carneira. O livro de cozinha reúne 67 receitas que se expandem ao longo de quatro cadernos: "Caderno dos Manjares da Carne", "Caderno dos Manjares de Leite", "Caderno dos Manjares de Ovos" e "Caderno das Cousas de Conservas", mas inclui também receitas de foro medicinal e outras.

sexta-feira, fevereiro 02, 2024

O Gekigá

O Gekigá é um termo japonês usado para definir um movimento de mangás para adultos. O termo gekigá significa algo como "figuras dramáticas" ou "imagens dramáticas". 

O termo foi criado por Yoshihiro Tatsumi. Mais tarde foi adotado por outros artistas japoneses de uma linha mais séria de mangás que não queriam que as suas obras fossem reconhecidas como tal, numa referência quase pejorativa do termo "mangá", a que chamavam de "desenhos irresponsáveis". Assim como Will Eisner usou o termo novela gráfica (graphic novel) para diferenciar os trabalhos mais sérios da arte sequencial dos quadradinhos comuns ou populares. Esses novos artistas japoneses criaram o termo gekigá para designar trabalhos mais adultos dentro dos quadradinhos nipónicos.

Os mangás gekigá despontaram no Japão por volta dos anos 60, trazendo narrativas maduras e realistas voltadas para o público adulto. Surgiram a partir de artistas que queriam diferenciar os seus mangás de obras infantis. Não só as histórias, mas também o próprio traçado e o estilo do movimento gekigá são realistas. Com o tempo, o gekigá deu lugar ao seinen (versão atualizada do Gekigá).

Portanto, este tipo de obra é parte importante da história da cultura pop japonesa (Jpop). Desta forma, muito do que vemos hoje em certos mangás e animes teve influências do gekigá. No entanto, por não fazer parte do grande circuito comercial da indústria de mangás no Ocidente, estes trabalhos não possuem assim tanta popularidade. Além disso, por ser um movimento um pouco mais antigo, o gekigá nem sempre agrada a todos os púbicos. Mas, mesmo assim, existem bons mangás deste tipo publicados e que valem a pena ser lidos.

quinta-feira, fevereiro 01, 2024

Gosto Que Me Enrosco

Ouça a canção Gosto que me Enrosco  (canção de Sinhô) na voz do inesquecível cantor e compositor brasileiro Dorival Caymmi.

Não se deve amar sem ser amado!
É melhor morrer crucificado!
Deus nos livre das mulheres
De hoje em dia
Desprezam o homem só por
Causa da orgia!

Gosto que me enrosco
De ouvir dizer que a parte mais
Fraca é a mulher!
Mas, o homem com toda a fortaleza
Desce da nobreza e faz o que ela quer

Dizem que a mulher é parte fraca!
Nisto é que eu não posso acreditar!
Entre beijos e abraços
E carinhos!
O homem não tendo
É bem capaz de roubar!

quarta-feira, janeiro 31, 2024

Portugal vs Brasil: Diferenças de Gramática

Aprenda Português Europeuatravés de conteúdos interessantes e autênticos!

Assista hoje a mais um vídeo do Portuguese With Leo, onde Leonardo Coelho lhe explica as Diferenças de Gramática entre Portugal e o Brasil.

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja. 

terça-feira, janeiro 30, 2024

Está Se A Primavera Trasladando

Boninas
 Está se a Primavera trasladando
em vossa vista deleitosa e honesta;
nas lindas faces, olhos, boca e testa,
boninas, lírios, rosas debuxando.

De sorte, vosso gesto matizando,
Natura quanto pode manifesta
que o monte, o campo, o rio e a floresta
se estão de vós, Senhora, namorando.

Se agora não quereis que quem vos ama
possa colher o fruito destas flores,
perderão toda a graça vossos olhos.

Porque pouco aproveita, linda Dama,
que semeasse Amor em vós amores,
se vossa condição produze abrolhos.

Luís de Camões

segunda-feira, janeiro 29, 2024

Que Cidade Escolher Para Viver Em Portugal?

Que cidade escolher para viver em Portugal? 

Quem deseja imigrar para Portugal muitas vezes fica com dúvidas sobre que cidade escolher para morar. Uma coisa é viver em grandes centros como Porto, Lisboa, Coimbra, Aveiro ou Leiria e outra é morar noutras pequenas cidades ou vilas do interior. 

Os autores dos vídeos de hoje dão-lhe dicas de como escolher um lugar para viver em Portugal, dando relevância à região, à cultura, ao clima, à estrutura da cidade, do concelho e da freguesia e a questões como a proximidade de hospitais, de escolas, de transportes, ou os arrendamentos baratos e melhores cidades para arranjar trabalho em Portugal.

Então, encontre a cidade ideal para morar em Portugal abrindo os links acima ou vendo os vídeos abaixo.

Aqui vai o primeiro.
E agora o segundo.

domingo, janeiro 28, 2024

No Início, Eram Dez…

No Início, Eram Dez... (ou Convite Para a Morte) é um livro da escritora britânica Agatha Christie. 

Agatha Christie, foi uma escritora que se dedicou ao romance, ao conto, ao teatro e à poesia. Destacou-se no subgénero romance policial, tendo ganhado popularmente, em vida, a alcunha de "Rainha/Dama do Crime" ("Queen/Lady of Crime"). Durante a sua carreira, publicou mais de oitenta livros, alguns sob o pseudónimo de Mary Westmacott.

De entre a extensa obra de Agatha Christie, No Início, eram Dez… foi eleito o livro favorito pelos fãs da autora e é o romance policial mais vendido de todos os tempos. Publicado na Grã-Bretanha, em 1939, e nos Estados Unidos, em 1940, seria também adaptado para teatro e cinema. Em 2016, foi adaptado para a televisão numa série com um elenco de luxo, do qual se destacam nomes como Charles Dance, Sam Neill e Miranda Richardson.

Sinopse:

Dez pessoas visitam uma ilha a convite de um desconhecido. Durante o jantar na elegante mansão, todos eles são acusados de esconder um segredo. O anfitrião mantém-se invisível e misterioso, dele apenas se ouve a voz. A partir dessa noite, os convidados vão sendo assassinados, um a um. Quantos vão restar? Quem ficará para contar o que verdadeiramente se passou naquela ilha? Será possível desvendar um mistério que não deixa uma única testemunha?