sábado, novembro 22, 2025

Voai, Cisnes Selvagens

Voai, Cisnes Selvagens é a continuação do livro de memórias de Jung Chang "Cisnes Selvagens: Três Filhas da China". 

O livro continua a saga da família da autora, e aprofunda a sua história pessoal ao mesmo tempo que analisa o período da história da China que se seguiu ao fim da era Mao. 

Sinopse:
Cisnes Selvagens, publicado originalmente em 1991, marcou uma geração. Era a história pessoal épica de Jung Chang, da sua mãe e da sua avó - «três filhas da China». O livro começa com o nascimento - e o enfaixamento dos pés - da sua avó em 1909, quando a China ainda vivia no império, e acompanha o período de Mao e a Revolução Cultural, quando os pais de Jung foram sujeitos a provações dolorosas. Termina em 1978, quando a era Mao terminou oficialmente e Deng Xiaoping deu início ao tempo das «reformas».

Quase meio século depois, a China passou de um país pobre e de um Estado decrépito e isolado a uma potência mundial, desafiando a posição dominante dos EUA. Ao longo destas décadas, a vida de Jung esteve intimamente ligada à sua terra natal. As suas experiências nesses anos foram ricas e complexas - tanto mais que todos os seus livros foram (e são) proibidos.

Este livro é a continuação de Cisnes Selvagens e atualiza a história da família de Jung - e também a da China. De certo modo é uma carta de amor de Jung à sua mãe. Inevitavelmente, fala também da sua avó e do seu pai, ambos mortos tragicamente na Revolução Cultural.

A China encontra-se agora noutro momento decisivo: o presidente Xi Jinping procura fazer com que o país regresse aos velhos tempos maoístas e construir um Estado comunista com características capitalistas. Esta nova era Xi está a afetar profundamente a vida de Jung e a da sua mãe. Ao longo das vidas de ambas, ela oferece um relato complexo, intenso, profundamente comovente e inesquecível do que é viver numa ditadura comunista e das ameaças que a China moderna representa para a ordem mundial. Tudo contado como a história de uma família.

sexta-feira, novembro 21, 2025

Jogos de Poder

Jogos de (o) Poder ou Charlie Wilson's War é um filme americano de 2007 (drama biográfico e guerra), escrito por Aaron Sorkin e realizado por Mike Nichols. O filme contou com os actores Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman. 

Baseado em factos reais, nomeadamente na história do congressista americano Charlie Wilson e do oficial da CIA Gust Avrakotos, cujos esforços levaram à Operação Ciclone, uma operação para organizar e apoiar os insurgentes (mujahideen) afegãos durante a Guerra Soviético-Afegã (1979-89) que, posteriormente, levou ao fim da União Soviética e da reestruturação do governo com a Federação Russa, com a Perestroika e a Glasnost.

Sinopse:
Início dos anos 80. A União Soviética invade o Afeganistão, o que chama a atenção de políticos norte-americanos. Um deles é o congressista texano Charlie Wilson (Tom Hanks), um homem mulherengo e polémico que não tem grande relevância política, apesar de ter sido eleito 6 vezes para o cargo. Com o apoio de Joanne Herring (Julia Roberts), uma das mulheres mais ricas do estado que o elege, e do agente da CIA Gust Avrakotos (Philip Seymour Hoffman), Wilson passa a negociar uma aliança entre paquistaneses, egípcios, israelitas e o governo norte-americano, de forma a que os Estados Unidos financiem uma resistência que possa impedir o avanço soviético no local.
Drama baseado na experiência deste congressista, que, mesmo sob disfarce, passou momentos tensos no Afeganistão. Wilson estava naquele país durante a guerra contra os soviéticos e manteve um  relacionamento estreito com os rebeldes afegãos.

quinta-feira, novembro 20, 2025

Donas Do Outro Tempo

Pinturas de Neves E Sousa
Donas do outro tempo
Vejo-as neste retrato amarelado:
Como estranhas flores desabrochadas
Negras, no ar, soltas, as quindumbas.
Panos garridos nobremente postos
E a posição hierática dos corpos.
São três sobre as esteiras assentadas
Numa longínqua tarde de festejo.
(Tinha ancorado barco lá no rio?
Havia bom negócio com o gentio?
Celebrava-se a santa milagrosa
Tosca, tornada cúmplice de pragas
Carregada de ofertas, da capela?)
E, a seu lado, sentados em cadeiras,
Três homens de chapéu, colete e laço.
Botinas altas, calças de cheviote.
 
Donas do tempo antigo, que perguntas
Poderia fazer aos vossos olhos
Abertos para o obturador da fotográfica?
Senhoras de moleques e discípulas
Promotoras de negócios e quitandas
Rendilheiras de jinjiquita e lavarindo
Donas que percebíeis a unidade
Íntima, obscura, do mistério e do desígnio
Atentas ao acaso que é a vida
(Há sopros maus no vento! Gritos maus
No rio, na noite, no arvoredo!)
E que, porque sabíeis que vida é larga e vária
E vários e largos os caminhos possíveis
A nova fé vos destes, confiantes. 

O que ficou de vós, donas do outro tempo?
Como encontrar em vossas filhas de hoje
A vossa intrepidez, a vossa sabedoria?
Os tempos são bem outros e mudados.
A tarde da fotografia, irrepetível.
Agua do rio Cuanza não para de correr
Sempre outra e renovada.
E dessa fotografia talvez hoje só exista
Na vilória onde as casas são baixas e fechadas
E têm corpo, pesam, as sombras e o calor
A sobre farfalhante da mulemba
Que vos deu sombra e fresco nesse domingo antigo.

quarta-feira, novembro 19, 2025

O Império do Sol

 O Império do Sol é um filme, dos géneros drama, guerra e histórico, realizado por Steven Spielberg e que foi nomeado para seis Óscares, em 1988.

O filme baseado no romance autobiográfico de J.G. Ballard, "O Império do Sol", conta a história de um rapaz inglês cuja vida se transforma de um dia para o outro e que conta no elenco com Christian Bale, John Malkovich e Miranda Richardson.

Sinopse:
Quando em 1941 o Japão abre um novo teatro de guerra na Ásia, a China estava há três anos sob ocupação japonesa.

No meio da confusão que se instala em Xangai, com a entrada do exército nipónico, Jim Graham (Christian Bale) é um garoto de 11 anos de uma família inglesa que vive no Oriente. Jim tem um padrão de vida alto, mas de repente é separado de seus pais em virtude da China ser invadida pelo Japão. Encontra Basie (John Malkovich), um aventureiro americano, que o recolhe até acabarem por ser enviados, juntamente com outros prisioneiros ocidentais, para um campo de concentração. Aí, Jim, vai descobrir o medo, a insegurança, a fome, a promiscuidade, a violência e a morte. Isto força-o a defender-se e obriga-o a crescer, tornando-se então um sobrevivente num campo de concentração com rígidas regras. Porém, Jim não se deixa dominar pelo infortúnio e transforma-se num génio do comércio clandestino dentro do campo de concentração, onde vai passar quatro longos anos até ao dia em que a Bomba Atómica põe fim à guerra.

terça-feira, novembro 18, 2025

Vamos até Xangai?

Xangai ou Shanghai é uma cidade de contrastes e a maior cidade da República Popular da China.

O seu nome significa "Sobre o Mar", pois fica situada no litoral do oceano Pacífico e no estuário sul do rio Yangtzé, sendo dividida pelo rio Huangpu ou Huangpo.

É um dos quatro municípios sob administração direta da República Popular da China. Com uma população de 26,31 milhões, é uma das cidades mais populosas do mundo e a única cidade do Leste Asiático com um PIB maior do que o da capital do seu país. Xangai é um centro global de finanças, de negócios e economia, de pesquisa, de educação, de ciência e tecnologia, de manufactura, de turismo, de cultura e transportes, sendo que o Porto de Xangai é o porto de contentores mais movimentado do mundo.

Shangai é ainda conhecida pela sua culinária açucarada, pela linguagem local distinta e pelas suas características cosmopolitas. 

Originalmente foi uma vila de pescadores e uma cidade mercantil. Xangai cresceu em importância no século XIX devido ao comércio interno e externo e à sua localização portuária favorável. A cidade foi um dos cinco portos forçados a abrir ao comércio europeu após a Primeira Guerra do Ópio. O Acordo Internacional de Xangai e a Concessão Francesa foram posteriormente estabelecidos.

Xangai tem sido descrita como a "vitrine" da economia chinesa em expansão. É uma cidade que apresenta vários estilos arquitetónicos, como a art déco e o shikumen.

O Shikumen é um estilo de arquitetura tradicional de Xangai que combina elementos chineses e ocidentais, caracterizado por casas de pedra e "portas de pedra" (shikumen) que dão nome ao estilo. É uma fusão de arquitetura residencial chinesa, como as "hutongs" de Pequim, com influências ocidentais, como as portas de pedra e as arcadas de estilo romano.  Surgiu na década de 1860, tornando-se a forma de habitação mais comum na cidade, mas, grande parte foi demolida ao longo do tempo. Hoje, edifícios shikumen revitalizados são usados para fins comerciais e culturais, como em Xintiandi (bairro de luxo, conhecido pela revitalização das casas tradicionais deste estilo, para criar uma área comercial e de entretenimento moderna e livre de carros) e Tianzifang.

A cidade de Xangai é hoje sobretudo conhecida pelo panorama urbano de Lujiazui (área localizada numa península formada por uma curva do rio Huangpu), pelos seus museus e edifícios históricos, como o Templo de Deus da Cidade, e pelos edifícios ao longo do Bund (que é um dos espaços mais animados da cidade, uma zona para peões com dois kms de extensão que percorre a parte oeste do rio Huangpu), o que inclui a Torre Pérola Oriental

Xangai também é conhecida por Pudong - área administrativa que é uma das mais importantes de Xangai e que começou a ser desenvolvida em 1990. Pudong abriga importantes marcos arquitetónicos como a Jin Mao Tower (420,5 m), a Oriental Pearl Tower e o Shanghai World Financial Center

Lujiazui é um distrito específico dentro de Pudong, reconhecido como um importante centro financeiro da Ásia-Pacífico. Lujiazui é a reluzente zona financeira de Xangai, conhecida pelos arranha-céus futuristas como a Shanghai Tower (632m), com plataforma de observação no último piso e a torre de TV Torre Pérola Oriental, em forma de agulha, que alberga o Museu de História Municipal de Xangai. A zona também se destaca pela vida noturna em hotéis de luxo, pelos restaurantes europeus refinados, por bares elegantes e discotecas chiques com vistas panorâmicas.

A decisão de destinar Lujiazui como um novo distrito financeiro de Xangai reflete a sua localização: ela está localizada no lado leste do rio Huangpu, em Pudong, e fica do outro lado do rio, e do antigo distrito financeiro e comercial de Bund (famosa área à beira-mar repleta de edifícios da era colonial).

Pudong e Lujiazui não são, portanto, a mesma coisa, mas estão intimamente ligados: Lujiazui é um bairro financeiro dentro da área de Pudong. Pudong é a maior área administrativa em Xangai.

Se quiser visitar e conhecer virtualmente Xangai, não deixe de ver os vídeos abaixo. Aqui vai o primeiro. Não perca.
E agora o segundo.
E ainda um outro vídeo sobre Shangai.

segunda-feira, novembro 17, 2025

A Tarte Tatin

Quase todos os franceses sabem fazer uma Tarte Tatin, a famosa torta de maçã invertida. Esta tarte está também presente em quase todos os cardápios dos restaurantes franceses. É um doce não muito doce, e bom para todas as horas.

Esta é uma sobremesa clássica da gastronomia francesa que difere das tartes tradicionais. Originária do Vale do Loire, na França, esta receita tornou-se um ícone gastronómico apreciado em todo o mundo. Foi inventada, por acidente, por duas irmãs francesas no século XIX: Stéphanie e Caroline Tatin. Foi por causa disto que acabou por receber o nome de Tatin, que era o sobrenome delas.

Maurice Curnonsky, um famoso crítico gastronómico, e o restaurante Maxim's em Paris desempenharam papéis cruciais no reconhecimento e na disseminação da tarte Tatin para além das fronteiras francesas.

A Tarte Tatin é uma torta/tarte de frutas, conhecida pela combinação de maçãs caramelizadas e uma crosta de massa (que pode ser de massa folhada). É confeccionada ao contrário, as frutas são colocadas na base da forma e a massa por cima. Ao desenformar a tarte após a cozedura no forno, esta fica com as frutas no topo.

domingo, novembro 16, 2025

I'm Like A Bird

Ouça a cantora Nelly Furtado em I'm Like A Bird

Nelly Furtado (1978) é uma cantora e compositora canadiana filha de imigrantes portugueses dos Açores. Nelly ganhou fama com o seu álbum de estreia Whoa, Nelly! (2000), inspirado no trip hop, que deu origem a dois singles, no top 10 da Billboard Hot 100, "I'm Like a Bird" e "Turn Off the Light".

You're beautiful and that's for sure
You'll never ever fade
You're lovely, but it's not for sure
And I won't ever change

And though my love is rare
And though my love is true

I'm like a bird, I'll only fly away
I don't know where my soul is (soul is)
I don't know where my home is
And baby, all I need for you to know is

I'm like a bird, I'll only fly away
I don't know where my soul is (soul is)
I don't know where my home is
All I need for you to know is

Your faith in me brings me to tears (ah)
Even after all these years, years
And it pains me so much to tell
That you don't know me that well

And though my love is rare
And though my love is true

I'm like a bird, I'll only fly away
I don't know where my soul is (soul is)
I don't know where my home is
And baby, all I need for you to know is

I'm like a bird, I'll only fly away (fly away)
I don't know where my soul is (soul is)
I don't know where my home is
And baby, all I need for you to know is

It's not that I want to say goodbye, it's just that every time you try
To tell me, me that you love me (oh, oh)
Each and every single day, I know I'm gonna have to eventually
Give you away, yeah, yeah

And though my love is rare, rare, rare
And though my love is true, yeah
Hey, I'm just scared
That we may fall through
Yeah, yeah-yeah, yeah

I'm like a bird (I'm like a bird)
I don't know where my soul is (soul is)
I don't know where my home is
And baby, all I need for you to know is

I'm like a bird, I'll only fly away (fly away)
I don't know where my soul is (oh, where my soul is)
I don't know where my home is (ah)
And baby, all I need for you to know is

I'm like a bird, I'll only fly away (I don't know where my soul is)
I don't know where my soul is (soul is, I don't know where my home is)
I don't know where my home is (no)
And baby, all I need for you to know is
I'm like a bird (I don't know where my soul is)
I'll only fly away (I don't know where my home is)
I don't know where my soul is (yeah, soul is)
I don't know where my home is
And baby, all I need for you to know is

I'm like a bird, I'll only fly away (I don't know where home is)
I don't know where my soul is (where my soul is)
I don't know where my home is (I don't know my home, yeah)
And baby, all I need for you to know is

I'm like a bird, I'll only fly away (I'll only fly away)
I don't know where my soul is (soul is)
I don't know where my home is
And baby, all I need for you to know is

I'm like a bird