sábado, dezembro 08, 2018

Nagasáqui

Nagasáqui (nome que significa "capa longa" em japonês) é a capital e a maior cidade da região de Nagasaki, na Ilha de Kyushu, no Japão.
Em 2017, a cidade tinha uma população estimada de 425.723 habitantes e uma densidade populacional de 1000 pessoas por km², numa área total de 406.37 km².
Nagasaki tinha pouca importância histórica até entrar em contacto com os exploradores portugueses em 1543, pois era uma pequena vila de pescadores num porto isolado. Um dos primeiros visitantes foi Fernão Mendes Pinto, que veio de Vila do Bispo numa embarcação portuguesa que atracou próximo de Tanegashima. Pouco depois, embarcações portuguesas começaram a navegar para o Japão, aumentando o contacto e as relações comerciais com o Japão e o resto do mundo.
A pequena vila portuária rapidamente cresceu para uma cidade portuária diversa, e produtos portugueses importados por Nagasaki (como tabaco, pão, têxteis e um pão-de-ló português chamado Castela) foram assimilados pela cultura japonesa. O tempura, deriva de uma receita originalmente conhecida como "peixinhos-da-horta", é um nome que resulta da palavra portuguesa "tempero", é outro exemplo dos efeitos desse intercâmbio cultural
Nagasaki transformou-se num centro de influência colonial portuguesa e holandesa entre os séculos XVI e XIX, e igrejas e locais cristãos em Nagasaki foram propostos como candidatos a Património Mundial da Humanidade da UNESCO. 
Durante várias décadas, Nagasáqui foi considerada a capital do catolicismo no Japão.

Parte de Nagasaki foi base da Marinha Imperial Japonesa durante a Primeira Guerra Sino-Japonesa e da Guerra Russo-Japonesa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Nagasaki foi a segunda cidade, e até hoje a última, a viver um ataque nuclear (às 11:02hs de 9 de agosto de 1945).
Conheça agora, através do vídeo que se segue,  alguns dos Pequenos Segredos de Nagasáqui.

sexta-feira, dezembro 07, 2018

No Woman No Cry

Oiça Bob Marley em No Woman No Cry .
A música popularizada por Bob Marley, Peter Tosh e Toots and the Maytals foi inscrita, no final de novembro de 2018, na lista de Património Cultural Imaterial da ONU
Bob Marley (1945-1981), foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano. Foi o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos e tornou-se famoso por popularizar o género.
Uma das suas preocupações era protestar contra os problemas sociais. Através da sua música, deu a conhecer o movimento rastafári, as suas ideias de paz, de irmandade, de igualdade social, de preservação ambiental, de libertação, de resistência, de liberdade e amor universal ao mundo.
A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas da sua terra natal, fazendo com que o considerassem a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica.
A África e os seus problemas como a miséria, as guerras e o domínio europeu também foram temas das suas músicas, por se tratar da terra sagrada do movimento rastafári.
A coletânea Legend, lançada três anos após a sua morte e que reúne algumas das músicas de álbuns do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história mundial.
Bob Marley foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.

quinta-feira, dezembro 06, 2018

Mau Tempo no Canal

Mau Tempo no Canal é um romance do escritor português Vitorino Nemésio (1901-1978).
«Não há, no género, obra alguma que se lhe compare na literatura portuguesa deste século; nem há talvez obra romanesca mais complexa, mais variada, mais densa e mais subtil, em toda a nossa história literária.»
David Mourão-Ferreira

Sinopse:
Mau Tempo no Canal demorou cinco anos a ser escrito por Vitorino Nemésio e parte da história do casal Margarida Clark Dulmo e João Garcia. A narrativa, está temporalmente situada entre 1917 e 1944. Mas, Vitorino Nemésio serve-se destes personagens apenas como gancho para nos relatar uma sociedade açoriana estratificada, com todos os problemas que a atingem: angústias, sofrimentos, paixões e o sentimento tão único de ser ilhéu.

quarta-feira, dezembro 05, 2018

Genebra Em Dezembro

Campos de neve e píncaros distantes
      Sinos que morrem
Asas brancas em frios céus distantes
      Águas que correm.

Canais como caminhos prisioneiros
      Em busca de saída
Para os mares, os grandes, traiçoeiros
      Mares da vida.

Cisnes em bando interrogando as águas
      Do Ródano, cativas
Ruas sem perspectivas e sem mágoas
      Fachadas pensativas.

Chuva fina tangendo namorados
      Sem amanhã
Transitando transidos e apressados
      Pont du Mont Blanc.

Relógios pontuais batendo horas
      Aqui, ali, adiante
Vida sem tempo pela vida afora
      Tédio constante.

Tédio bom, tédio conselheiro, tédio
      Da vida que não é
E para a qual há sempre bom remédio
      Do bar do "Rabelais".
Vinicius de Moraes, Genebra , 1954

terça-feira, dezembro 04, 2018

Queijo para todos os gostos

O queijo é um alimento feito a partir do leite de vaca, de cabra, de ovelha, de búfala e/ou de outros mamíferos. O queijo é produzido pela coagulação do leite realizada, numa primeira etapa, pela acidificação com uma cultura bacteriana e em seguida, empregando uma enzima, a quimosina (coalho ou substitutos) para transformar o leite em "coalhada e soro". Alguns queijos apresentam também bolores, tanto na superfície externa como no seu interior.
Existem centenas de tipos de queijos diferentes produzidos em todo o mundo. Os diferentes estilos e sabores do queijo são o resultado do uso do leite de diferentes mamíferos ou do acréscimo de diferentes teores de gordura, empregando determinadas espécies de bactérias e bolores, e variando o tempo de envelhecimento e outros procedimentos de transformação do leite.
Mesmo que não goste de queijo não deixe de abrir a apresentação que se segue. Vale mesmo a pena.
Não perca esta oportunidade e, não se esqueça de neste Natal oferecer e comer queijos portugueses.

segunda-feira, dezembro 03, 2018

A Torre do Jogo da Péla

A Torre do Jogo da Péla, parte integrante da chamada Cerca Nova ou Cerca Fernandina e a única torre que resta das mais de setenta que faziam parte desse sistema defensivo da cidade de Lisboa construído no último quartel do século XIV, passa quase despercebida na encosta ocidental do Largo do Martim Moniz.
É esta Torre, monumento medieval situado no Martim Moniz, que vai agora ser reabilitada pela Câmara Municipal de Lisboa, dada a sua importância histórica
O plano inclui a reformulação paisagística da área circundante e a colocação de sinalética e de iluminação, permitindo chamar a atenção para aquela construção.

domingo, dezembro 02, 2018

Castelo Branco

Castelo Branco é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Castelo Branco e, situada na região Centro, na sub-região da Beira Baixa.
A cidade de Castelo Branco localiza-se no interior de Portugal a aproximadamente de 50 km da fronteira com Espanha e dista cerca de 100 km da cidade da Guarda e 80 km da cidade de Portalegre, as capitais de distrito mais próximas.
A cidade conta com cerca de 34 000 habitantes no seu perímetro urbano. É sede do terceiro maior município português, com 1 438,19 km² de área e 56 109 habitantes (albicastrenses) de acordo com o censo de 2011. Este município está subdividido em 19 freguesias e é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul pela Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e por Oleiros.
Ao contrário de outras cidades da região, que cresceram notavelmente devido à indústria têxtil, Castelo Branco sempre teve uma importância geoestratégica e política em Portugal. Não está, por esse motivo, sujeita às flutuações económicas que deslocalizaram empresas têxteis - mormente de laboração manual desqualificada - como sucedeu na região norte e na Cova da Beira.
A composição sociológica predominante é por esse motivo também muito diferente de outras cidades de cultura do operariado. Foi considerada em 2006, num estudo elaborado pela DECO, a segunda capital de distrito do país com melhor qualidade de vida. Em 2017, encontrava-se em 36º lugar nacional, e 7º lugar da região Centro, segundo um estudo pela consultora Bloom Consulting.
A padroeira de Castelo Branco é a Nossa Senhora do Rosário.
Um dos produtos típicos da região são as colchas de linho bordadas com fio de seda natural, conhecidas como bordado de Castelo Branco, que se crê serem de inspiração oriental e que se tornaram conhecidas a partir de meados do século XVI.
São conhecidos pela suas cores vivas e pelos elementos que retratam,  normalmente relacionados com a natureza, destacando-se o frequente uso de árvores e pássaros.
Têm semelhanças com as colchas de Toledo e Guadalupe, na Espanha. Representaram, durante séculos, a dignidade do enxoval de qualquer noiva da região, quer fosse plebeia ou nobre.
Alguns dos elementos destes bordados são o lar e a árvore da vida, os desposados (representados por pássaros juntos), os cravos e rosas representando o homem e a mulher, respetivamente, os lírios, a Virtude, corações para o Amor, gavinhas para a Amizade, entre outros.
Aprecie a beleza deta cidade através da apresentação que se segue. E agora veja um vídeo sobre o bordado de Castelo Branco.