sábado, abril 29, 2023

Basundi (Doce de Leite)

Hoje deixo-lhe uma receita goesa (para 6 pessoas), Basundi (Doce de Leite), retirada do livro Sabor de Goa de Inês Gonçalves e Maria Fernanda Noronha da Costa e Sousa, publicado pela Assírio e Alvim (coleção: Coração, Cabeça e Estômago/Sabores Exóticos).

Ingredientes:

1 l de leite;
50 gr de açúcar
7 amêndoas piladas e cortadas em tirinhas;
1 pitada de filamento de açafrão;
1/4 de noz moscada ralada;
11 cardamomos verdes (facultativos)

Ferve-se o leite até reduzir a metade, adiciona-se o açúcar e mexe-se até o dissolver. Junta-se os restantes ingredientes e retira-se do lume. Retira-se os cardamomos antes de servir.

sexta-feira, abril 28, 2023

Vestidos Para o Verão

Saiba o quais são as tendências de vestidos para o Verão 2023, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

No vídeo de hoje Luciane Cachinski fala-lhe de sete modelos de vestidos que são muito tendência na próxima estação relativamente à moda feminina. Note que há vestidos para todos os gostos e idades. 

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja.

quarta-feira, abril 26, 2023

Sabor de Goa

Sabor de Goa é um livro de Inês Gonçalves e Maria Fernanda Noronha da Costa e Sousa, publicado pela Assírio e Alvim (coleção: Coração, Cabeça e Estômago/Sabores Exóticos).

Sinopse:

Neste livro encontramos os cheiros e sabores de Goa pela mão da autora que, através destes manjares, faz uma exposição do contexto social em que cada iguaria é produzida e consumida, assim como o papel que representa na alimentação do indivíduo. Na verdade, aquilo que se encontra por detrás dessas exposições é, segundo Luís Filipe F.R. Thomaz, "toda a desconcertante complexidade da sociedade goesa que aflora, com o seu rico passado, a diversidade das suas comunidades religiosas e das suas castas, e as subtis variações que essas clivagens sociais impõem à culinária."

Assim, este livro de Maria Fernanda Noronha da Costa e Sousa com fotografias de Inês Gonçalves é, de facto, interessante para o cozinheiro, mas pode também ter muito a dizer ao sociólogo, ao historiador e a qualquer pessoa com curiosidade pela cozinha e pelas questões sociais e étnicas que lhe estão associadas.

terça-feira, abril 25, 2023

25 de Abril de 1974: A Revolução dos Cravos


Aprenda Português Europeu através de conteúdos interessantes e autênticos!




Assista hoje a mais um vídeo (já com dois anos) do Portuguese With Leo, onde Leonardo Coelho lhe fala sobre a História de Portugal, em concreto da Revolução dos Cravos, que ocorreu em Portugal em 25 de Abril de 1974.

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja!

segunda-feira, abril 24, 2023

Bolo de Cajus e Pão Ralado

Hoje deixo-lhe uma receita de origem Indo-Portuguesa (Cozinha Indo-Portuguesa - receitas da bisavó - de Maria Fernanda Noronha da Costa e Sousa).

Ingredientes:
12 ovos
24 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de cognac
100 gr. de cajus torrados
100 gr. de pão ralado
3 a 4 colheres de sopa de manteiga

Preparação:

Separam-se os ovos e batem-se as claras em castelo duro. Vai-se envolvendo metade do açúcar nas claras, uma colher de cada vez. Passam-se pela máquina os cajus torrados e misturam-se com o pão ralado peneirado. Envolve-se esta mistura nas claras.
Unta-se um tabuleiro com óleo ou manteiga derretida, forra-se com papel manteiga que também se pinta com óleo, deita-se lá a massa e vai ao forno previamente aquecido.
Com as gemas e o restante açúcar faz-se uma porção de ovos moles um pouco grossos. Deixam-se arrefecer e depois deita-se uma colher de chá de manteiga de cada vez, batendo bem. Perfuma-se com cognac.
Quando o bolo esfriar corta-se ao meio, recheia-se com este creme e cobre-se com o mesmo. Passa-se um pouco do creme pela seringa e enfeita-se o bolo.

domingo, abril 23, 2023

Cozinha Indo-Portuguesa

Cozinha Indo-Portuguesa - receitas da bisavó, é um livro de Maria Fernanda Noronha da Costa e Sousa, publicado pela Assírio e Alvim (coleção: Coração, Cabeça e Estômago).

Sinopse:

Encontram-se reunidas neste livro as receitas tradicionais dos cozinhados goeses e da doçaria conventual, além de algumas receitas originais e iguarias de Damão e Diu.

Nele está bem patente o mundo aromático e estimulante do açafrão e do gengibre, do tamarindo e da pimenta, do cominho e do cardomomo, através das várias ementas onde o coco é rei e o arroz o mais fiel e nobre dos seus súbditos.