sábado, novembro 21, 2020

Je suis le bébé...

 


Je suis le bébé... é um testemunho, na primeira pessoa, de uma sobrevivente à cruel demência nazi.

Eu sou o bebé é um vídeo que nos faz refletir.

Não perca a oportunidade de o ver e partilhar. 
Ora veja!

|

quinta-feira, novembro 19, 2020

As Portas de Reixa

As portas de reixa são típicas da cidade de Tavira (no Algarve) e podem ser vistas na Rua das Freiras, na Rua das Olarias e no Largo do Postigo. A sua origem remonta ao período da ocupação Muçulmana. 

O papel das mulheres muçulmanas tem mudado ao longo dos séculos. Embora o Islão considere homens e mulheres como moralmente iguais perante Alá, o facto é que as mulheres não tiveram o mesmo acesso a muitas áreas da vida islâmica. 

Historicamente, as mulheres muçulmanas nem sempre foram tratadas como iguais aos homens. Assim, como as muçulmanas estavam enredadas neste sistema patriarcal, as portas de reixa eram o único contacto que poderiam ter com o mundo masculino e com o mundo do lado de fora da casa. Através delas, podiam apreciar o que se passava no exterior, sem serem vistas. Ao mesmo tempo, a casa era arejada sem devassar a intimidade. 



Estas portas, geralmente bastante trabalhadas, são constituídas por um entrelaçado em madeira (reixa), que por possuir pequenas aberturas permite a circulação de ar no interior das casas. Estas ripas de madeira que as caracterizam são sobrepostas e formavam múltiplos desenhos. 

Rocamadour

Rocamadour é uma localidade numa comuna francesa na região administrativa de Occitânia, no departamento de Lot, sudoeste da França. 

Rocamadour foi construída num penhasco em etapas sucessivas. As  casas, os telhados e as suas igrejas parecem fazer parte da rocha que sai do Causse de Gramat (causse: no sudoeste da França, significa planalto de calcário que se estende entre dois vales). Como se situa num ponto alto permite-nos ter uma bela vista sobre um afluente do rio Dordonha.

O nome Rocamadour vem de "roc amator"  que significa "amante das rochas" . 

Esta localidade sagrada é um ponto turístico e de peregrinação.  Segundo diz a tradição, ali viveu o eremita Zaqueu de Jericó, morto por volta de 70 d.C., que amava as rochas, tendo cavado um eremitério numa delas. 

Reza a lenda que Zaqueu de Jericó terá trazido para Rocamadour a estátua da Virgem Negra, que no entanto é datada do séc. IX. 

Depois de terem sido relatados muitos milagres atribuídos ao túmulo de Zaqueu e ao santuário da Virgem, vários peregrinos famosos estiveram em Rocamadour, entre eles: São Bernardo, São Domingos, Leonor da Aquitânia, Henrique II da Inglaterra, Luís IX da França, Carlos IV da França e Luís XI da França. Na capela do santuário da Virgem, que fica num complexo de construções monásticas, existe uma escada de 216 degraus, que os peregrinos, ainda hoje, sobem de joelhos.

Rocamadour (Patrimônio Mundial da  UNESCO) é o segundo local mais visitado na França depois do Mont Saint-Michel e, é também conhecido, por um queijo de cabra que leva o seu nome.

Este local extraordinário irá transportá-lo para um outro tempo, um tempo em que as pessoas vinham de longe para adorar a Virgem Negra.



quarta-feira, novembro 18, 2020

Biscoitos de Azeite

Como vamos ter mais um fim de semana com confinamento aqui lhe deixo, para se entreter, uma receita de Biscoitos de Azeite, que me trás memórias de infância e uma doce recordação da minha avó paterna.

Ingredientes:

8 ovos 

250 g de açúcar 

2,5 dl de azeite 

1,100 kg de farinha (aproximadamente) 

1 colher de sobremesa de canela ;

açúcar e canela para polvilhar 

1 ovo para dourar

Preparação:

Bata 5 ovos inteiros e mais 3 gemas com o açúcar e 1 colher de sobremesa de canela.

Em seguida junte o azeite e continue a bater. Adicione finalmente a farinha, batendo sempre. A farinha que se vai juntando deve ser a necessária para se obter uma massa que possa ser tendida, aproximadamente, 1 Kg e 100.

Forme então com a ajuda de farinha biscoitos em forme de SSS, que se pincelam com ovo batido e se polvilham com açúcar e canela.

Levam-se a cozer em forno bem quente, em tabuleiros, durante cerca de 20 minutos.

terça-feira, novembro 17, 2020

O Meu Lugar de Sonho É...

Orlando porque é um dos lugares, nos Estados Unidos, mais sossegados que existe no país. 

Mas também existe muita população que fala português neste lugar. A maioria dessa população são brasileiros e são pessoas com que gosto muito de conviver porque são muito simpáticos.





Agora falando da cidade, ela parece ser muito calma porque não tem tantos prédios como outras cidades e se se quiser ir ao centro não é muito difícil de chegar lá.
J. Guerreiro - PTT1

segunda-feira, novembro 16, 2020

Desfile da Mocidade Portuguesa

Proponho-lhe que veja um documento histórico (versão em inglês): Um Desfile da Mocidade Portuguesa!

Este é um documento importante para quem nunca viu, ou não conhece esta realidade, ou até para quem tem a memória curta!

A Organização Nacional Mocidade Portuguesa, vulgarmente conhecida apenas como Mocidade Portuguesa, era uma organização juvenil do Estado Novo, que foi criada pelo Decreto-Lei n.º 26 611, de 19 de maio de 1936.

A ela deveriam pertencer, obrigatoriamente, os jovens dos sete aos catorze anos. Os seus membros encontravam-se divididos por quatro escalões etários:

Lusitos, dos 7 aos 10 anos;

Infantes, dos 10 aos 14 anos;

Vanguardistas, dos 14 aos 17 anos;

Cadetes, dos 17 aos 25 anos.

Assista, então, a um desfile desta organização, onde se canta o Hino da Mocidade Portuguesa

domingo, novembro 15, 2020

Mailuu - Suu

 

Mailuu - Suu é uma cidade mineira na região de Jalal-Abad, localizada no sul do Quirguistão

Tem uma área de 120 km2, e uma população residente de 22.853 habitantes (2009). Com a desintegração da URSS esta região tem estado economicamente deprimida. 

De 1946 a 1968, a Zapadnyi Mining and Chemical Combine, em Mailuu-Suu, extraiu e processou cerca de 10.000 toneladas de minério de urânio para o programa nuclear soviético. A extração mineira e o processamento de urânio já não são económicos, o que deixou grande parte da população sem trabalho significativo. 

 Esta cidade era classificada pelo governo soviético como uma cidade secreta, sendo oficialmente conhecida, como tantas outras, apenas como "Mailbox 200"

Mailuu - Suu para além do desemprego debate-se também com graves problemas ambientais. A URSS deixou ali 23 poços com resíduos de urânio instáveis, numa encosta também instável, localizada acima da cidade.  

Em 1958 uma barragem de detritos rompeu-se e libertou 600.000 m3 de resíduos radioativos no rio Mailuu-Suu. 

Em 1994, um deslizamento de terras bloqueou o rio, que fluía sobre as suas margens e inundou outro reservatório de resíduos. Uma inundação causada por um deslizamento de terras quase submergiu um outro poço de resíduos em 2002.

Mailuu-Suu foi considerado um dos 10 locais mais poluídos do mundo num estudo publicado em 2006, pelo Blacksmith Institute . 

O Banco Mundial aprovou uma doação de US $ 5 milhões para recuperar os depósitos de resíduos em 2004, e aprovou uma doação adicional de $ 1 milhão para o projeto em 2011. No entanto, graves ameaças ainda persistem.

Milhões de pessoas na Ásia Central estão potencialmente em risco, pois esta área é altamente sujeita a atividade sísmica. 

Toda esta situação tem impactos na saúde. Um estudo de 1999, conduzido pelo Instituto de Oncologia e Radioecologia, demonstrou que duas vezes mais residentes sofriam de algum tipo de cancro, do que a população no resto do país.