sábado, setembro 23, 2023

Usando Calça Xadrez

Sabe como pode usar uma calça xadrez? Se quiser ficar a saber sugiro-lhe que veja mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha.

Neste vídeo pode aprender como deve usar uma calça xadrez de maneira elegante e descontraída. Como ainda há muitas mulheres que têm receio de adotar esta peça de vestuário, a primeira dica é escolher uma calça xadrez que combine com o seu estilo pessoal e, com as outras peças que já tem. Uma opção é optar por uma calça xadrez de cores neutras, como preto e branco, porque esta opção facilita na  combinação com outras roupas. Outra dica importante é escolher o modelo de calças que mais valorize a sua silhueta.

Além disso, é importante lembrar que a calça xadrez pode ser usada em diferentes ocasiões e permite diferentes estilos de visual. 

sexta-feira, setembro 22, 2023

O Dia Europeu sem Carros

O Dia Europeu sem Carros acontece a 22 de setembro mas, para já, encontra-se a decorrer a Semana Europeia da Mobilidade. Integrada atualmente na Semana Europeia da Mobilidade, esta iniciativa procura promover a qualidade de vida e a proteção do ambiente, sugerindo a adoção de meios de transporte menos poluentes nas cidades.

Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.

A 22.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade 2023 tem como tema central a "Eficiência Energética" e constitui uma oportunidade para testar novas formas de mobilidade limpa, fazer um balanço dos desafios atuais da mobilidade e avançar rumo a uma mobilidade mais sustentável para a Europa.

quinta-feira, setembro 21, 2023

Sabia que é proibido dar de comer aos pombos?

Foto DN

É mesmo proibido dar de comer aos pombos em algumas localidades do nosso país. Lisboa, Porto, Cascais e Sintra são alguns dos municípios que proíbem a população de alimentar os pombos e aplicam coimas aos infratores. Na capital, por exemplo, a coima pode chegar aos mil euros. Dar milho aos pombos é proibido de acordo com o n.º1 do Art.º 60º do Regulamento de Resíduos Sólidos.

O motivo desta proibição é evitar que esta praga se reproduza. Ou seja, se os pombos comerem os seus restos de pão e bolos não vão comer o milho com contracetivo que é distribuído pela cidade com o objetivo de controlar esta população de aves que se reproduz avassaladoramente e causa danos nos monumentos, nos prédios e nos nossos carros com os seus excrementos bem como à saúde humana.

quarta-feira, setembro 20, 2023

Eu Fui a Secretária de Hitler

Eu Fui a Secretária de Hitler é um filme (documentário) austríaco de 2001, realizado por por André Heller e Othmar Schmiderer.

O documentário é uma entrevista de 90 minutos com Traudl Junge, última secretária de Adolf Hitler. É o primeiro depoimento de Traudl, que revela detalhes da sua convivência com o líder nazi. Nela Junge mostra-se uma adversária ferrenha do nacional-socialismo, mas também uma mulher idosa perplexa com a ignorância e a incapacidade de uma jovem ingénua de não identificar a gravidade da situação, com a qual colaborava.

Aqui Traudl Junge, 81 anos, fala pela primeira vez na história diante de uma câmara. Na primavera de 2001, o realizador André Heller finalmente conseguiu convencê-la sobre a importância de registar as suas memórias para a posteridade. Ela mostra uma memória excecional, mas também demonstra algumas dúvidas e reflexões pessoais. No total, foram gravadas 10 horas de material, do qual foram editados 90 minutos para o documentário, sem o uso de imagens de arquivo. 

Sinopse:

Jovem de 22 anos na época da admissão, Junge foi a secretária particular de Hitler desde o outono de 1942 até à derrocada do regime nazi, em 1945. Ela acompanhava-o para todo o lado, seja no seu comboio exclusivo, seja no seguríssimo bunker anti-bombas do Führer. Foi ali que Hitler lhe ditou o seu testamento. O seu trabalho era datilografar, mas já em 1942, com os maus resultados da guerra, passou a ser uma das companhias preferidas do Führer - que odiava os almoços e os cafés com generais e os problemas que surgiam ao seu redor. Assim, Traudl pôde ouvir confidências e observar os hábitos do chefe, como o apego de Hitler por Blondie, uma cadela de estimação, e o funesto ritual de casamento e morte com Eva Braun em abril de 1945.

terça-feira, setembro 19, 2023

Varanda


A terra hoje é uma varanda
sobre um jardim de Matisse
um claro degrau de pedra nua
no interior de um poço rodopiam as cores da água
cintilações, folhas, frutos, sargaços
raízes, e perto talvez os teus passos.

Maria João Fernandes - Cerejas, Poemas de Amor de Autores Portugueses Contemporâneos, 2004

domingo, setembro 17, 2023

Homem Só, Meu Irmão

Ouça  Luiz Goes em "Homem Só, Meu Irmão" (letra e música de Luiz Goes, do álbum "Canções do Mar e da Vida", 1969).

Tu, a quem a vida pouco deu,

que deste o nada que foi teu 

        em gestos desmedidos... 

Tu, a quem ninguém estendeu a mão 

e mendigas o pão dos teus sentidos,

        homem só, meu irmão! 


Tu, que andas em busca da verdade 

e só encontras falsidade 

        em cada sentimento, 

inventa, inventa amigo uma canção 

que dure para além deste momento, 

        homem só, meu irmão! 

Tu, que nesta vida te perdeste 

e nunca a mitos te vendeste 

        -- dura solidão -- 

faz dessa solidão teu chão sagrado, 

agarra bem teu leme ou teu arado, 

        homem só, meu irmão!