sábado, novembro 18, 2023

Poesia Acústica 9 - Melhor Forma


Ouça Poesia Acústica 9 - Melhor Forma com voz e letra dos brasileiros L7NNON, Xamã, Chris, Cesar mc, Lourena, Djonga, Filipe Ret.

Conheça o Poesia Acústica, um dos maiores projetos da música brasileira.

sexta-feira, novembro 17, 2023

O Lago Bled

Água cor verde esmeralda rodeada de árvores e guardada por um castelo medieval, assim é o incrível Lago de Bled, na Eslovénia

O lago possui origens glacial e tectónica e situa-se nos Alpes Julianos no noroeste da Eslovénia, onde confina com a cidade de BledO lago está situado num ambiente pitoresco, rodeado por montanhas e florestas.

Tudo parece ter saído de um conto de fadas ainda mais com um horizonte delineado pelos picos nevados dos Alpes Julianos. No alto de uma colina fica o castelo com mais de mil anos – um dos 30 palácios e castelos imperdíveis para conhecer na Europa. Já no meio do lago, uma ilhota, que abriga a Igreja de Nossa Senhora de Assunção, chama a atenção de toda a gente. 

Esta região é um dos principais destinos turísticos da Eslovénia. O Lago já foi sede do Campeonato Mundial de Remo em 4 ocasiões: 1966, 1979, 1989 e 2011 e fica a de 35km do Aeroporto Internacional de Liubliana e a 55km da capital, Liubliana. Com 2120 m de comprimento e 1380 m de largura, possui uma profundidade máxima de 29,5 m e tem uma pequena ilha (Ilha de Bled).  

O lago circunda a Ilha de Bled. A ilha tem vários edifícios, sendo o principal deles a igreja da peregrinação dedicado à Assunção de Maria, construído na sua forma atual, perto do final do século XVII e decorados com restos de afrescos góticos de cerca de 1470. A igreja tem uma torre com 52m e há uma escadaria Barroca de 1655 com 99 degraus de pedra. A igreja é frequentemente visitada e casamentos são ali realizados regularmente. Tradicionalmente, é considerado boa sorte para o noivo carregar a noiva até a entrada da mesma, no dia do seu casamento, antes de tocar a campainha e pedir um desejo dentro da igreja.

Por tudo isto, Bled é uma experiência na Europa que todo viajante deveria ter pelo menos uma vez na vida.

quinta-feira, novembro 16, 2023

Os Omamori

 A palavra Omamori, significa literalmente, "proteção". Os Omamori são amuletos japoneses comumente vendidos em santuários xintoístas e budistas, são dedicados a determinados kami do xintoísmo assim como a figuras budistas. Os omamori consistem num pedaço de papel ou madeira com uma mensagem de sorte, paz e fé escrita além do nome do templo ou santuário onde foi obtido, guardado dentro de um saquinho de tecido com um cordão para que seja amarrado em qualquer lugar. É comum vê-los pendurados dentro dos automóveis da família, para trazer sorte.

Os omamoris tradicionais não são vendidos em lojas, e são pequenos sacos de brocado fechados, com uma bênção dentro e vendidos em santuários e templos no Japão. Estes são os amuletos da sorte mais comuns no Japão.

Existem diferentes Omamori, que prometem de tudo, desde um casamento feliz até boas notas na escola, porém, é considerado de má sorte, abri-los para ver o que há dentro do saco.

Um dos mais poderosos e populares omamori do Japão, é o talismã katsumori. Este dá ao seu utilizador a força do sucesso. Porém, só é eficiente quando o portador tem um objetivo ou foco muito bem definido em mente. Caso contrário servirá apenas como um acessório bonito.

Além disso, não deve ser compartilhado com outras pessoas para que a energia do katsumori possa cumprir o seu propósito.

Este omamori pode vir com o desenho de uma flecha, símbolo xintoísta para marcar um objetivo.


quarta-feira, novembro 15, 2023

Jhansi: Uma Cidade Histórica

Jhansi é uma cidade histórica no estado indiano de Utar Pradexe. Encontra-se na região de Bundelkhand, nas margens do rio Pahuj, no extremo sul de Utar Pradexe. Também chamado de Gateway to Bundelkhand, Jhansi está situado entre os rios Pahuj e Betwa a uma altitude média de 285 metros, no planalto da Índia central. Situa-se a cerca de 415 Km de Nova Deli e a 99 Km ao sul de Gwalior. A cidade murada original cresceu em torno do seu forte de pedra. O antigo nome da cidade era Balwantnagar. De 1817 a 1854, Jhansi era a capital do estado principesco de Jhansi, que era governado por Gurjar rajas. O estado foi anexado pelo governador geral britânico em 1854.

No século XVIII, a cidade de Jhansi serviu como capital de uma província de Marata e mais tarde do Estado principesco de Jhansi de 1804 a 1853, quando o território se tornou parte da índia britânica.

A terra é adequada para a produção de várias espécies de citrinos e de culturas que incluem o trigo, as leguminosas, as ervilhas e as oleaginosas. A região depende muito das chuvas da Monção para fins de irrigação. Sob um ambicioso projeto de canal (o canal Rajghat), o governo está a construir uma rede de canais para irrigação em Jhansi e Lalitpur e parte de Madhya Pradesh. O comércio de produtos agrícolas (incluindo grãos e oleaginosas) é de grande importância económica. A cidade também é um centro de fabrico de latão.

Jhansi está muito bem ligada a todas as outras grandes cidades em Utar Pradexe por redes rodoviárias e ferroviárias.

terça-feira, novembro 14, 2023

O Homem Vitruviano

O Homem Vitruviano é um desenho de Leonardo da Vinci que apresenta o corpo humano a partir das proporções ideais. 

Elaborado através dos conceitos expostos na obra "De Architectura" do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, a ilustração representa o ideal de beleza e a harmonia nas proporções. 

Na imagem do Homem Vitruviano é possível notar que os braços e as pernas do corpo humano estão divididos por linhas retas cujas distâncias são proporcionais à razão matemática 1,618, conhecida como Número de Ouro, Proporção Áurea ou Escala de Deus.

Veja na apresentação que se segue as relações matemáticas do homem vitruviano (número de ouro). 

segunda-feira, novembro 13, 2023

Orchha: Um Lugar Escondido

Orchha é uma pequena e pitoresca cidade (no distrito de Tikamgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh) construída no ano 1501, por Maharaja Rudra Pratap Singh e localizada nas margens do rio Betwa. A palavra "Orchha" significa um "lugar escondido". 

A cidade é rica em belezas naturais e monumentos históricos. Um desses monumentos é o Forte Orchha, que é a principal atração da cidade. Existem várias estruturas dentro do complexo do Forte, incluindo palácios e templos construídos por vários Maharajas (ou reis) da região. Aqui é evidente a influência proeminente da arquitetura Mughal e Rajput em estruturas como Raj Mahal, Jahangir Mahal, Rai Parveen Mahal, Phool Bagh, e Sheesh Mahal.

A Índia é o lar de preciosidades escondidas em cada canto do país. Estes lugares estão repletos de arte, história, cultura, diversidade, arquitetura, e muito mais - cada lugar exibe o seu charme único. Dois desses lugares são o Forte Orchha e o Santuário Orchha Wildlife Sanctuary, ambos localizados em Madhya Pradesh, também conhecido como o coração da Índia. 

Em síntese, de visita obrigatória, nesta cidade fundada no séc. XVI, são: o Complexo do Forte, Jehangir Mahal, construído no séc. XVII pelo Raja Bir Singh, o Palácio Raj Mahal e Rai Praveen Mahal, construído pelo Raja Indramani

Segundo o censo de 2001, Orchha tinha uma população de 8499 habitantes. Os indivíduos do sexo masculino constituem 53% da população e os do sexo feminino 47%. 

Quase sem turismo estrangeiro, cheia de vida local e de belos palácios, Orchha é um dos locais surpreendentes da Índia.

domingo, novembro 12, 2023

El Penado 14 (O Prisioneiro 14)

El Penado 14 é uma canção de Agustin Magaldi  (voz e letra), que pode ouvir no 1º vídeo, numa gravação inédita de 1931.

En una celda oscura del presidio lejano
El penado catorce su vida termino.
Dicen los compañeros que el pobre presidiario
Murio haciendo señas y nadie lo entendio.

En una noche friaqu el preso deliraba
Su mueca tan extraña dio mucho que pensar
Y sin embargo, nadie, de tantos carceleros,
Se acerco a la celda del que no pudo hablar.

Dejo una cara escrita con frases tan dolientes
Que a un viejo presidiario al leerla conmovio...
Al mismo fraticida con alma tenebrosa
Que en toda su existencia amor nunca sintio.


En la carta decia: "ruego al juez de turno
Que traigan a mi madre, le pido por favor,
Pues antes de morirme quisiera darle un beso
En la arrugada frente de mi primer amor."

Y en la celda sombria del lejano presidio
Su vida miserable el penado entrego...
El último recuerdo fue el nombre de la madre
Y su acento tan triste el viento lo llevo...

E agora o mesmo tema na voz do cantor brasileiro João Dias.