sábado, janeiro 24, 2026

Lisboa

Cidade branca
semeada
de pedras

Cidade azul
semeada
de céu

Cidade negra
como um beco

Cidade desabitada
como um armazém

 Cidade lilás
semeada
de jacarandás
Cidade dourada

semeada
de igrejas

Cidade prateada
semeada
de Tejo

Cidade que se degrada
cidade que acaba.
Adília Lopes -  Poemas Novos, 2006

sexta-feira, janeiro 23, 2026

Looks Com Botas de Cano Curto

Quer apostar num look fácil e estiloso? Então não se esqueça das botas de cano curto. 

Os looks com botas de cano curto são uma escolha certeira para quem busca conforto e estilo.

Assista agora a mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski que aborda exatamente esta temática.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante mais de 30 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha.

Estas botas de cano curto encaixam na maioria dos looks! E, por incrível que pareça, podem ser usadas quer nos dias mais frios quer nos dias um pouco mais quentes! Inspire-se nos looks com botas de cano curto que o vídeo abaixo lhe propõe e aprenda a combinar esta tendência em todas as ocasiões. No vídeo pode ver como este calçado lhe facilita a vida e a criação de novos looks!
Ora veja! 
Não perca esta oportunidade.

quinta-feira, janeiro 22, 2026

Moletinhos do Dia de S. Vicente

Os Moletinhos do Dia de S. Vicente, também conhecidos como Arrufadinhas, são um doce tradicional português, especialmente popular em Braga.

Este doce foi criado entre finais do séc. XIX e inícios do séc. XX. Trata-se de um doce festivo, de romaria, comido por tradição nas festas de S. Vicente, a 22 de janeiro, em homenagem à Senhora das Candeias, e no dia 19 de março, pelas festas de S. José, celebrando o Dia do Pai.

Por altura das romarias, nas paróquias de S. Vicente, e de S. José de S. Lázaro é comum observar-se vários vendedores de Moletinhos junto às igrejas.

São bolinhos de massa levedada, cobertos com açúcar, que fazem parte da tradição bracarense. 

Moletinhos de São Vicente

Ingredientes:
Para a Massa
 500 g Farinha de Trigo sem fermento (T55)
 2 Ovos
 115 g Açúcar branco
 14 g Fermento de padeiro, seco
 200 ml Natas
 100 g Leite
 Sal, pitada
 2 c. sopa Vinho do Porto


Para Polvilhar
 1 Gema de ovo
 2 c. sopa Leite
 Açúcar q.b.

Preparação da Massa
1. Comece por colocar a farinha, o sal, o fermento e o açúcar na batedeira.
2. Amasse um pouco para envolver tudo.
3. De seguida junte os ingredientes líquidos: ovos, leite, natas e vinho do Porto.
4. Amasse bem até que a massa se liberte das paredes da taça, sendo que se for necessário, junte um pouco mais de farinha.
5. Quando a massa estiver lisa, mude-a para a bancada enfarinhada e amasse-a por uns minutos.
6. Transfira a massa para uma taça enfarinhada, tapando a taça com película aderente.
7. Deixe a massa repousar até dobrar de volume, durante 2 a 3 horas.
8. Prepare uma forma ou pirex, forrando-a com papel vegetal.
9. Quando estiver bem levedada, vá retirando pequenas porções de massa da taça, para moldar bolinhas, que deve apertar e formar bem, pois ajuda depois a crescer.
10. Coloque as bolinhas, lado a lado, encostadas, até preencher toda a forma.
11. Tape a forma com película aderente e coloque-a no frigorífico por pelo menos 12 horas. Deixe de um dia para o outro.

Cozer os Moletinhos S. Vicente
12. No dia, retire a forma com a massa do frio e deixe-a levedar durante 1 hora em local quente.
13. Entretanto ligue o forno a 180ºC.
14. Finda a hora de levedação, pincele a massa com uma mistura de gema e leite e polvilhe com açúcar.
15. Leve a cozer ao forno já quente, por aproximadamente  40 minutos, fazendo o teste do palito antes de as retirar.
16. Espere um pouco que arrefeçam antes de os servir e comer.

Os Moletinhos podem ser consumidos quentes ou frios. São ideais para tomar com café, chá ou vinho do Porto. 

quarta-feira, janeiro 21, 2026

O Parque Florestal de Monsanto

O Parque Florestal de Monsanto situa-se na Serra de Monsanto, no concelho de Lisboa e nasceu cerca de 90 anos. Tem uma área de 1000 hectares, integrando o território de sete freguesias: Benfica; São Domingos de Benfica; Campolide; Campo de Ourique; Belém; Ajuda e Alcântara.

É o principal pulmão da capital portuguesa, o maior parque florestal português e um dos maiores europeus. Inclui espaços lúdicos que proporcionam aos habitantes e visitantes várias atividades, tais como desportos radicais, caminhadas, atividades ao ar livre, trilhos de btt-enduro, peças de teatro, concertos, feiras, exposições, e vistas únicas sobre a cidade de Lisboa e concelhos limítrofes, o estuário do rio Tejo e o oceano Atlântico. 

terça-feira, janeiro 20, 2026

O Visconde Cortado ao Meio

 O Visconde Cortado ao Meio é um livro do escritor italiano de Italo Calvino.

Sinopse:
Na guerra entre a Áustria e a Turquia de 1716, o visconde Medardo de Terralba é atingido no peito por uma bala de um canhão turco, e o que regressa a casa é apenas uma metade sua.

Este início cruel desencadeia uma fábula cadenciada como um bailado, na qual em redor do meio-visconde se movimentam e afadigam indivíduos mais reduzidos a metade do que ele: o doutor Trelawney, cuja ciência negligencia os seres humanos, o carpinteiro Pedro Prego, que constrói engenhos admiráveis tentando não pensar que são forcas, o moralismo abstrato dos refugiados huguenotes, o hedonismo decadente do asilo de leprosos.

Uma história fantástica que é também uma reflexão alegórica da condição do homem contemporâneo, sempre «alienado», mutilado, incapaz de alcançar a integridade, a completude. As invenções de Calvino são sempre abertas a muitos significados, apesar de poderem ser apreciadas por si só. Exemplo claro disso é a trilogia fantástica Os Nossos Antepassados, que este Visconde Cortado ao Meio inicia; seguem-se-lhe O Barão Trepador e O Cavaleiro Inexistente.

segunda-feira, janeiro 19, 2026

6 Erros de Moda

 Os 6 erros de moda mais comuns incluem usar roupa interior à mostra, escolher tamanhos errados (muito justos ou largos), não passar ou cuidar mal da roupa (amarrotada/velha), usar sapatos sujos ou desconfortáveis, ignorar o cuidado com a pele e exagerar em acessórios ou tendências passageiras, comprometendo a elegância e a imagem pessoal. 

 Por exemplo: roupas muito apertadas evidenciam o que não queremos, e peças muito largas dão um ar desleixado; é fundamental que a roupa caia de forma perfeita; já uma pele desidratada ou uma maquiagem pesada pode prejudicar o look, mesmo com roupas caras; hidratar e cuidar da pele é essencial para uma boa aparência. 

Assista agora a mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski que aborda exatamente esta temática.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante mais de 30 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha.

No vídeo abaixo, Luciane Cachinski mostra-lhe quais são os 6 erros de moda que deve evitar. 

Ora veja! 
Não perca esta oportunidade.

domingo, janeiro 18, 2026

A Persistência da Memória

A Persistência da Memória (1931) ou os  "Relógios fundidos" é uma das mais famosas obras de Salvador Dalí. Esta pintura apresenta a surrealista imagem da fusão de um relógio de bolso. A interpretação geral do trabalho é a de que o relógio é, incansavelmente, o pressuposto de que o tempo é rígido ou determinista, e neste sentido é apoiado por outras imagens, no trabalho, tais como a vasta expansão da paisagem e de formigas a voar a devorar os outros relógios.

Salvador Dalí (1904 - 1989), nascido na região da Catalunha, Espanha, é o maior símbolo da pintura surrealista mundial. 

Aliás, Dalí costumava afirmar:  "A única diferença entre mim e os Surrealistas é que Eu sou o Surrealismo".

O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. 

O estilo extravagante, tanto na maneira de se vestir quanto nas suas aparições públicas, fez dele um ícone pop da arte moderna.

Ao longo da carreira, Dalí criou mais de 1.500 quadros, além de ilustrações para livros, litografias, cenografias teatrais, desenhos, esculturas e diversos outros projetos artísticos.