sábado, abril 02, 2022

O Nepal e os Nepaleses

O Nepal ou República Democrática Federal do Nepal, é um país asiático da região dos Himalaias. É limitado a norte pelo Tibete, região autónoma da China e a leste, sul e oeste pela Índia. É um país sem costa marítima. A capital é Catmandu. É neste país que se situa o Monte Evereste, o ponto mais alto da terra, com 8 848 metros, na fronteira norte com a China (Tibete). As principais cidades desta nação são, além da capital, a cidade-lago de Pokhara e Lumbini, onde nasceu Sidarta Gautama, o Buda. 

Entre 2009 e 2021, a comunidade nepalesa em Portugal cresceu 25 vezes. Assim, no ano passado, eram cerca de 21 mil os cidadãos do Nepal que estavam a viver em Portugal com estatuto legal de residente, segundo a Pordata - base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Em Portugal a comunidade nepalesa cresceu 25 vezes em 10 anos e foi a comunidade estrangeira que mais cresceu até 2021. 

Apesar de o Brasil ser (até ao ano passado) o país de origem da maior parte dos estrangeiros que residem em Portugal, a comunidade nepalesa é aquela que mais tem crescido nos últimos anos. Se em 2009 havia apenas 684 cidadãos do Nepal registados, no ano passado o número já tinha subido para 16 947. Os dados compilados pela Pordata indicam, ainda, que, nos mesmos dez anos, a comunidade italiana aumentou seis vezes, a francesa cinco vezes e a indiana três. Ao mesmo tempo, as comunidades espanhola, chinesa e britânica duplicaram.

As comunidades de asiáticos situam-se, sobretudo, na região da Grande Lisboa e desenvolvem-se em torno de atividades económicas em que predominam os pequenos negócios, como lojas e minimercados. 

Monte Evereste

Dentro destes grupos, a comunidade nepalesa destaca-se pela sua presença na área da restauração. A proliferação de restaurantes nepaleses é notória na região de Lisboa.  

O Nepal é um país de tradições, com um sistema de organização social baseado em castas e onde a religião (hinduísmo e budismo) é importante. As duas religiões têm co-existido ao longo de várias gerações e muitos dos ícones hindus podem ser encontrados em templos budistas. Alguns deuses e deusas são compartilhados pelo hinduísmo e pelo budismo, embora com nomes diferentes, e as duas religiões têm sido influenciadas por outras religiões baseadas em cultos ancestrais e animistas, que têm sobrevivido. Existem ainda minorias islâmicas e cristãs. 

A língua no Nepal com mais falantes é o Nepali, com cerca de 11 milhões. Esta é também a língua oficial, juntamente com o Inglês.

Os nepaleses descendem de três grandes migrações: da Índia, do Tibete e da Ásia Central. Os ancestrais das castas Bramane e Chetri vieram da Índia, enquanto outros grupos étnicos têm as suas origens na Ásia Central e no Tibete, tais como os Gurungs e os Magars no oeste, os Rais e os Limbus no leste, e os Sherpas e os Bhotias no norte. Grande parte da sua população é física e culturalmente similar à população indo-ariana do norte da Índia.

Entretanto assista ao vídeo abaixo que lhe fala de tudo o que precisa de saber antes de ir para o Nepal (com algumas dicas e curiosidades do Nepal).

sexta-feira, abril 01, 2022

Poemas da Mentira e da Verdade

Poemas da Mentira e da Verdade é um livro da escritora portuguesa, Luísa Ducla Soares (1939), que se tem dedicado especialmente à literatura infantil..

Luísa Ducla Soares iniciou a sua atividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista. Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com um livro de poemas, Contrato, em 1970. Foi adjunta do Gabinete do Ministro da Educação (1976-1978).

Trabalhou de 1979 a 2009 na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua atividade realizando uma bibliografia de literatura para crianças e jovens em Portugal.

Sinopse:

Dedicado a crianças avessas à leitura e particularmente à poesia, os Poemas da Mentira e da Verdade cativam-nas pela irreverência, pelos jogos de palavras, pela cumplicidade com o mundo infantil, cheios de imaginação, fantasia de realidade e objetividade.

quinta-feira, março 31, 2022

Rui Coelho: Faria Hoje 70 anos

Não pode cair no esquecimento, Rui Coelho que faria hoje 70 anos: A urgência da memória, da recordação e da saudade do meu irmão.

Cobardemente assassinado, foi uma, dos milhares de vítimas, da tragédia do 27 de Maio em Angola.

Tinha 25 anos. Da sua execução não se sabem local, data ou circunstâncias.

Não teve direito a qualquer tipo de julgamento ou defesa.

Rui Coelho nem sequer estava em Angola por alturas do 27 de Maio de 1977. O seu assassinato aconteceu porquê? Para quê?

Será demasiado querer saber porque morreu, e como morreu, o meu irmão?

Princípio


Não tenho deuses. Vivo

Desamparado.

Sonhei deuses outrora,

Mas acordei.

Agora

Os acúleos são versos,

E tacteiam apenas

A ilusão de um suporte.

Mas a inércia da morte,

O descanso da vide na ramada

A contar primaveras uma a uma,

Também me não diz nada.

A paz possível é não ter nenhuma.

Miguel Torga - "Penas do Purgatório"


quarta-feira, março 30, 2022

A Mulher Contemporânea é Sofisticada

 Saiba como A Mulher Contemporânea é Sofisticada, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

A Mulher Contemporânea é a mulher que ama a moda! Ela sabe tudo o que é tendência, ama provar algo diferente e experimentar coisas novas.

Esta mulher vai usar muitas das tendências da moda 2022, sem dúvida alguma, porque ela gosta mesmo do que está em alta no mundo da moda feminina e não mede esforços para ser esse tipo de mulher da moda!

terça-feira, março 29, 2022

Oymyakon: Conheça a cidade mais fria do mundo

Conheça a cidade mais fria do mundo através do canal Mistérios do Mundo.

Oimiakon ou Oymyakon é uma localidade do leste da Sibéria (Federação Russa), junto ao Rio Indigirka, na República de Sakha, que conta com cerca de 900 habitantes. É conhecida por ter o recorde da temperatura mais baixa, numa localidade permanentemente habitada.

Oymyakon, detém o recorde de cidade mais fria do mundo, pois os seus termómetros já marcaram 71 graus negativos em 1933. 

Descubra como vivem as corajosas pessoas no lugar mais frio do planeta, onde o frio congela tudo e os carros têm de ficar ligados o tempo todo para poderem funcionar. 

segunda-feira, março 28, 2022

O Realejo

A geração deste milénio talvez nunca tenha visto um Realejo e provavelmente nem sabe do que se trata, embora tenha surgido na Europa há mais de 200 anos. Pode-se dizer que a tradição folclórica do realejo está em extinção. Quem possui um, guarda-o a sete chaves e cuida muito bem deste instrumento, porque é uma verdadeira preciosidade.

O Realejo é um instrumento musical, uma espécie de órgão mecânico portátil que tem um ou vários foles, com um teclado, que toca uma música predefinida quando se gira uma manivela.

A manivela faz acionar simultaneamente os foles e um cilindro dentado munido de pontas de bronze que abrem as válvulas dos tubos do órgão, para a produção das diferentes notas.

domingo, março 27, 2022

Imagine

Oiça John Lennon em Imagine (ao vivo 1972).

Imagine there's no heaven

It's easy if you try

No hell below us

Above us, only sky

Imagine all the people

Livin' for today

Ah

Imagine there's no countries

It isn't hard to do

Nothing to kill or die for

And no religion, too

Imagine all the people

Livin' life in peace

You

You may say I'm a dreamer

But I'm not the only one

I hope someday you'll join us

And the world will be as one

Imagine no possessions

I wonder if you can

No need for greed or hunger

A brotherhood of man

Imagine all the people

Sharing all the world

You

You may say I'm a dreamer

But I'm not the only one

I hope someday you'll join us

And the world will live as one

John Lennon