sábado, março 21, 2009

Um dia




Um dia, gastos, voltaremos
A viver livres como os animais
E mesmo tão cansados floriremos
Irmãos vivos do mar e dos pinhais.


O vento levará os mil cansaços
Dos gestos agitados irreais
E há-de voltar aos nosso membros lassos
A leve rapidez dos animais.

Só então poderemos caminhar
Através do mistério que se embala
No verde dos pinhais na voz do mar
E em nós germinará a sua fala.

Sophia de Mello Breyner


Bookmark and Share

Neste dia...


Neste dia especial, a voz dos nossos autores...

Que o silêncio
Verde
Da floresta
Não saiba nunca
O silêncio
Negro
Das cinzas

Matilde Rosa Araújo - As Fadas Verdes com a ilustração de Manuela Bacelar- Editora Civilização



Ser Poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!





É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Florbela Espanca


Bookmark and Share


Bookmark and Share

Dois em um...

A UNESCO decidiu, em 1999, proclamar o dia 21 de Março como o Dia Mundial da Poesia. O objectivo fundamental da comemoração desta data foi a defesa da diversidade linguística.




É também a 21 de Março que se festeja o Dia Mundial da Floresta ou Dia Mundial da Árvore. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
Em 1971, na sequência de uma proposta da Conferência Europeia de Agricultores, a ONU estabeleceu este dia como o dia Mundial da Floresta. O objectivo é sensibilizar as populações para a importância da Floresta na manutenção da vida na Terra.
Em Portugal,este dia mundial, começou a comemorar-se a partir de 21 de Março de 1972.


Bookmark and Share

sexta-feira, março 20, 2009

Equinócio de Março


Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, na sua órbita aparente, cruza o plano do equador celeste. Mais precisamente, é o ponto onde a Eclíptica cruza o equador celeste. A palavra equinócio vem do Latim e significa noites iguais, ou seja, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração. Os equinócios ocorrem nos meses de Março e Setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério Norte a primavera inicia-se em Março e o Outono em Setembro. No hemisfério sul é o contrário.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de Primavera Boreal, e a do hemisfério sul é chamada de Primavera Austral.
O nome Março surgiu na Roma Antiga, quando Março era o primeiro mês do ano e se chamava Martius, depois Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, Março era o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se começassem as campanhas militares.
As datas dos equinócios variam de um ano para outro devido aos anos bissextos, que foram criados para corrigir o facto de um ano não ter a duração exacta de 365 dias.
No século XXI já houve dois anos em que o equinócio de Março aconteceu no dia 21 (2003 e 2007) e espera-se que por volta do ano 2040 passe a haver anos em que o equinócio aconteça no dia 19 de Março.
Devido à órbita da Terra, as datas nas quais ocorrem os equinócios não dividem o ano num número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).



Bookmark and Share

Este é o ano da Astronomia

Em Dezembro de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. Esta comemoração pretende ser uma celebração global da Astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, principalmente junto dos jovens.
O AIA2009 assinala a primeira utilização do telescópio por Galileu, para observações astronómicas e vai ser celebrado um pouco por todo o mundo.

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), a Escola Superior de Biotecnologia em Caldas da Rainha vai receber uma palestra, no dia 21 de Março, pelas 21 horas, intitulada: Galileu e o Ano Internacional da Astronomia e a importância da data 21 de Março: O Equinócio de Março.

Se as condições atmosféricas forem favoráveis, poderão ser feitas observações a olho nu e com telescópio, nesta iniciativa que é organizada pela Escola Secundária Raul Proença, de Caldas da Rainha.



Bookmark and Share

quinta-feira, março 19, 2009

Vem aí a Primavera!


Estamos a chegar ao Equinócio de Março que marca, nestas paragens, o início da Primavera.Esta é a estação do ano que se associa ao reflorescimento, à alegria, à luz, à cor e à vida.


A Fonte
Com voz nascente a fonte nos convida
A renascermos incessantemente
Na luz do antigo sol nu e recente
E no sussurro da noite primitiva.
Sophia de Mello Breyner

As Flores
Era preciso agradecer às flores
Terem guardado em si,
Límpida e pura,
Aquela promessa antiga
Duma manhã futura.
Sophia de Mello Breyner


Glória
Depois do Inverno, morte figurada,
A primavera, uma assunção de flores.
A vida
Renascida
E celebrada
Num festival de pétalas e cores.
Miguel Torga



Bookmark and Share

quarta-feira, março 18, 2009

Para Reflectir...

Ainda a propósito do prazer de ler e da leitura nas escolas, deixo-vos agora um pequeno resumo, de uma excelente entrevista de Ana Sousa Dias a Fernando Savater. Este autor refere, entre outros assuntos e a propósito da leitura, que os prazeres se contagiam, não se impõem! A não perder.


Bookmark and Share

terça-feira, março 17, 2009

Porque ler é bom!

Porque ler é bom, aqui vos deixo dois outros vídeos que falam, de forma diferente, do prazer e da importância da leitura.

Mensagem LER, do ilustríssimo escritor Luís Fernando Veríssimo.

Genial vídeo de campanha de incentivo à leitura idealizado e produzido por: Deborah Toniolo, Marina Xavier, Julia Brasileiro, Igor Melo, Jader Félix, João Paulo Moura, Luciano Midlej, Marcos Diniz, Paulo Diniz, Filipe Bezerra. (Alunos do 2ºano - turma pp02/2003 - do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFACS - Universidade Salvador).



Bookmark and Share

segunda-feira, março 16, 2009

Era uma vez um espantalho...

A vida de um espantalho muda quando decide tornar-se amigo dos pássaros...
Este pequeno filme tem sido internacionalmente aclamado e tem recebido numerosos prémios desde a sua estréia (incluindo a pré-selecção para os óscares). Ganhou o grande prémio de curtas no Fantasporto há três anos.
Vale a pena ver!


The Legend of the Scarecrow from Carlos Lascano on Vimeo.


Bookmark and Share

domingo, março 15, 2009

Ler é importante

Três excelentes vídeos, de campanhas brasileiras, sobre a importância da leitura no desenvolvimento de crianças e jovens.







Bookmark and Share