sábado, abril 03, 2021

Natas do Céu

Se quiser preparar, para o almoço de domingo de Páscoa, um doce especial, aqui lhe deixo esta receita típica portuguesa, Natas do Céu, que é verdadeiramente de ir aos céus.

Ingredientes (6 a 8 pessoas):

200 ml de natas frescas para bater

6 ovos

200g de bolacha maria ralada (opcional)

40g de açúcar

80g de açúcar

130g de açúcar

1 casquinha de limão

1 pau de canela

Amêndoa torrada picada q.b. (opcional)

Preparação:

Parta os ovos e separe as gemas das claras. Mexa as gemas com um garfo.

Num tacho leve ao lume 120 ml de água, os 130g de açúcar, a casquinha de limão e o pau de canela.

Mexa e quando entrar no ponto de ebulição, deixe ferver durante 5 minutos. Passado os 5 minutos, retire a casquinha de limão e o pau de canela.

Apague o lume e deixe arrefecer um pouco.

À calda de açúcar morna, misture muito bem as gemas. Leve novamente ao lume e deixe cozinhar em lume moderado, sem parar de mexer. Logo que as gemas engrossem e antes de começarem a ferver, apague o lume e mexa mais um pouco para que as gemas não cozam.

Deixe arrefecer o doce de ovos.

Depois do doce de ovos frio, bata as natas até que fiquem consistentes. Enquanto bate, adicione aos poucos os 40g de açúcar e bata até que fique em chantilly.

Bata as claras em castelo bem firmes. Sem parar de bater, adicione os 80g de açúcar e bata até que fique um merengue consistente.

Envolva muito bem o chantilly com o merengue até que fique um creme homogéneo.

Numa taça grande ou em taças pequenas ou em copos, coloque o creme branco ou camadas alternadas de bolacha maria e de creme branco. Com uma colher, alise bem entre cada camada. A última camada deverá ser de creme branco.

Por fim, coloque o doce de ovos ou divida-o pelos copos ou pelas taças. Polvilhe com a amêndoa torrada picada ou bolacha maria ralada.

Leve ao frigorífico até que o doce fique fresco. Depois da sobremesa fria está pronta a servir.

Nota: Acho este doce muito melhor sem a bolacha maria e a amêndoa picada.

sexta-feira, abril 02, 2021

A Flor - da - Paixão

Sabe o que é a Flor da Paixão?

A Flor da Paixão é a famosa flor do maracujá. Nativa da América do Norte, a passiflora (ou Passiflora incarnata) é uma planta perene, trepadeira de crescimento rápido, da família do maracujá.

O nome científico de Passiflora incarnata é uma referência à Paixão de Cristo, período de tempo que decorre até á morte de Cristo, de acordo com as Escrituras. Os missionários europeus usaram, no momento da descoberta da planta, no continente americano, um simbolismo cristão para lhe dar um nome. Na verdade, a flor da passiflora lembrou as unhas, a coroa de espinhos e o flagelo de Cristo durante o período de crucificação na Sexta-feira Santa.

A Passiflora incarnata era usada pelos índios norte-americanos para o tratamento da insónia, ansiedade e hipertensão.

Apesar dos efeitos psicoativos da planta estarem bem documentados a sua ação farmacológica ainda não é totalmente compreendida.

Com mais de 500 espécies na sua família - como as do maracujá roxo, amarelo e doce - ela é um tipo de planta medicinal que está muito presente em países como o Brasil. 

Afinal, o que é passiflora e para que serve a flor-da-paixão?

De coloração roxa, azul e branca a passiflora é uma flor perene que costuma ser usada em medicamentos fitoterápicos como calmante natural, para aliviar sintomas de stresse, insónia e ansiedade. Quando consumida sob a forma de chás, a planta proporciona sensação de bem-estar e relaxamento, estimulando a produção de serotonina, hormona que ajuda a regular as emoções.

Esta planta medicinal também é rica em propriedades anti-inflamatórias e bactericidas. Além do efeito calmante, a passiflora possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar sintomas de cansaço, inchaço e dores no corpo, causados por inflamações. Ela também é composta por agentes bactericidas, que impedem o crescimento de bactérias no organismo.

Além de estimular o bem-estar, o chá de passiflora é indicado para o tratamento de dores de cabeça e depressão e ajuda a regular a tensão.

Se quiser ficar a conhecer melhor esta flor, não deixe de ver o vídeo abaixo. 

Não perca.

quinta-feira, abril 01, 2021

A Tua Voz de Primavera

 Manto de seda azul, o céu reflete

Quanta alegria na minha alma vai!

Tenho os meus lábios húmidos: tomai

A flor e o mel que a vida nos promete!


Sinfonia de luz meu corpo não repete

O ritmo e a cor dum mesmo desejo... olhai!

Iguala o sol que sempre às ondas cai,

Sem que a visão dos poentes se complete!


Meus pequeninos seios cor-de-rosa,

Se os roça ou prende a tua mão nervosa,

Têm a firmeza elástica dos gamos...


Para os teus beijos, sensual, flori!

E amendoeira em flor, só ofereço os ramos,

Só me exalto e sou linda para ti!

Florbela Espanca -  "A Mensageira das Violetas"

quarta-feira, março 31, 2021

A Descoberta da Austrália

De acordo com o historiador australiano, Peter Trickett, a descoberta da Austrália não foi feita por James Cook mas sim pelo português, Cristovão de Mendonça, em 1522 ou seja, cerca de 250 anos antes de Cook.

Se quiser ficar a conhecer um pouco mais desta narrativa não deixe de ver o vídeo abaixo. Não perca esta oportunidade.

terça-feira, março 30, 2021

A História do Aparecimento da Sanita







Quer ficar a conhecer a história do aparecimento da sanita
Se quiser ficar a conhecer a história deste imprescindível equipamento nos dias de hoje, não deixe de ver o vídeo abaixo.
Vamos lá! Não perca.

segunda-feira, março 29, 2021

"Come on and Dance Kohama Island"

KBG84
"Come on and Dance Kohama Island" é a primeira música de Kikuo Tsuchida e o grupo KBG84.  A música, muito otimista, promove a beleza de Kohamajima.
Atualmente com cerca de 30 membros, o KBG84 é um grupo local da ilha de Kohama, no Japão.  O nome do grupo significa "Kohamajima Bachan Gasho-dan” ou “Kohamajima Grandma Choir / Chorus”, sendo o número 84 uma referência à idade média das suas integrantes, pois esta varia entre os 50 e os 92 anos.

Ilha de Kohama
Antes de terem um número musical completo, o coro apenas cantava canções e realizava exercícios nas suas reuniões mensais no centro comunitário. O grupo começou porque houve um aumento significativo de mulheres mais velhas a morar sozinhas na comunidade. É preciso referir que o Japão tem uma população muito envelhecida, e as questões que envolvem os idosos estão a tornar-se uma prioridade máxima.

Esta música,  Come on and Dance Kohamajima,  tornou-se uma sensação na internet em julho de 2015. Esse facto fez com que o grupo se apresentasse em Tóquio no mês de outubro daquele ano, transformando estas avós em  " ídolos ".

Mais tarde fizeram uma apresentação em Singapura (2016), momento emocionante pois era a primeira vez que algumas delas saíam da sua ilha, num evento que marcou os 50 anos de amizade entre os dois países. 

Estas senhoras viveram longas vidas e compartilham connosco a beleza de sua pátria. São pessoas como as senhoras do KBG84 que nos lembram que devemos todos dançar e sorrir, para ultrapassar com positividade esta pandemia. 

domingo, março 28, 2021

Andorinha que vais alta

Inês Souto Félix


Andorinha que vais alta,

Porque não me vens trazer

Qualquer coisa que me falta

E que te não  sei dizer?

Fernando Pessoa

s.d. - Quadras ao Gosto Popular.