É um dos 17 locais classificados como Património Mundial da UNESCO em Portugal, desde 1983. É também uma das "7 Maravilhas de Portugal". Tem, desde 2016, o estatuto de Panteão Nacional, juntamente com o Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), à semelhança do que aconteceu em 2003 com o Mosteiro de Santa Cruz (Coimbra) relativamente ao Panteão Nacional original desde 1966 na Igreja de Santa Engrácia (Lisboa).
No Mosteiro da Batalha estão sepultados o rei D. João I, a rainha D. Filipa de Lencastre, e alguns dos seus filhos (o infante D. Henrique, o infante D. João, a infanta D. Isabel e o infante D. Fernando), tal como três outros reis (D. Afonso V, D. João II, D. Duarte) e o Soldado Desconhecido.
Trata-se de um monumento muito importante, não só do ponto de vista arquitetónico, mas também dos pontos de vista, histórico e simbólico.
Foi mandado edificar em 1386 pelo rei D. João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória contra os rivais castelhanos na Batalha de Aljubarrota, em 1385.
Atualmente este vasto conjunto monástico apresenta uma igreja, dois claustros com dependências anexas e dois panteões reais, a Capela do Fundador e as Capelas Imperfeitas.
Assista agora ao programa televisivo, de Paula Moura Pinheiro, Visita Guiada ao Mosteiro da Batalha.
Às Cinco da Tarde é um filme iraniano (drama) de 2003, realizado por Samira Makhmalbaf com roteiro de Samira Makhmalbaf e de Mohsen Makhmalbaf. Passa-se nas ruínas bombardeadas de Cabul, e conta a história da ambiciosa Noqreh. Às Cinco da Tarde conta no elenco com: Agheleh Rezaie - Noqreh, Abdolgani Yousefrazi - Pai de Noqreh, Razi Mohebi - Poeta e Marzieh Amiri - Leylomah.
O título do filme Às Cinco da Tarde, vem de um um poema de Federico García Lorca e narra a luta de uma jovem pela educação, no Afeganistão pós-Talibã, e mostra a dura realidade do país e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres.
Sinopse: Após a queda do regime talibã no Afeganistão as mulheres podem voltar a estudar nas escolas. Uma delas Noqreh (Agheleh Rezaie), busca educação numa escola não religiosa, inspirada por professores e pela poesia de Federico García Lorca. Vai para a escola às escondidas, devido a desaprovação de seu pai (Abdolgani Yousefrazi). Na escola é realizado um debate entre as jovens que sonham em tornar-se presidentes do Afeganistão, o que faz com que Noqreh passe a sonhar com esta ideia. Entretanto, precisa de aprender a lidar com a dura realidade do seu país, o que inclui a sua cunhada Leylomah (Marzieh Amiri) e o bebé dela, que não tem o que comer.
O filme acompanha-a na descoberta do seu papel na sociedade e no sonho de ser presidente.
Guilin é uma cidade situada ao noroeste da Região Autónoma de Zhuang (Guangxi), na República Popular da China.
Ocupa uma área total de 27.809 km² dos quais 565 km² correspondem à cidade propriamente dita. A população aproximada (em 2010) era de 4,750 milhões de habitantes, constituída pelas seguintes etnias: Zhuang, Yao, Hui, Miao, Han e Dong. Apesar de ter mais de quatro milhões de habitantes, é uma cidade muito limpa e com baixos níveis de poluição.
Guilin é um dos destinos favoritos quer dos chineses (para passar férias), quer de turistas de todo o mundo. É que para além de limpa é dotada de jardins fantásticos, de passeios pedonais ao longo das margens dos rios Li e Taohua e dos lagos Shãn e Róng. Tem várias ruas fechadas ao trânsito, destacando-se a Zhengyang Lu, local favorito dos locais para ir almoçar e jantar fora.
Esta cidade é também um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, com as suas montanhas verdejantes, os rios límpidos e os campos de arroz que formam uma paisagem fantástica.
Guilin está situada na margem oeste do Rio Li, no meio de um deslumbrante relevo cársico, com montanhas cobertas de vegetação, o que lhe confere uma beleza especial. Esta cidade turística tem como atrações: a pesca noturna com recurso ao corvo-marinho-de-faces-brancas ou cormorão; os cruzeiros no rio Li para apreciar a paisagem cársica das suas margens e as aldeias que existem ao longo das mesmas.
O passeio ao longo doRio Lié o que melhor representa a ideia da paisagem típica chinesa, com lagos, planícies e suaves colinas, através de uma sucessão de picos, todos com nomes descritivos: Colina do Pincel, Colina da Luta de Galos, Desfiladeiro dos Bois e Colina dos Bordados. A Colina da Tromba do Elefante é um dos marcos naturais mais conhecidos de Guilin, situando-se no Parque de Xiangshan. Esta formação rochosa assemelha-se a um elefante a beber água do rio, daí o seu nome. A vila de Yangshuo, situada no final do passeio pelo Rio Li, é um dos locais mais encantadores da região.
A cerca de duas horas de Guilin, os Terraços de Arroz de Longji são outra maravilha imperdível. Estes terraços, também conhecidos como "Terraços da Espinha do Dragão", foram construídos há séculos pelo povo Zhuang, que transformou as encostas das montanhas em terraços produtivos.
Ainda outra atração a não perder são as Grutas de Reed Flute, um sistema de grutas calcárias que impressiona pela sua formação única de estalactites e estalagmites, que se iluminam com cores vibrantes, criando um cenário surreal. Estas grutas são conhecidas há mais de mil anos e foram frequentemente mencionadas na literatura chinesa clássica.
Para continuar este passeio virtual não deixe de ver os vídeos abaixo. Aqui vai o primeiro.