sábado, novembro 06, 2021

Vai Viajar? Aprenda a Arrumar uma Mala

Vai Viajar? Está sem saber como vai caber a roupa toda na mala?

Aprenda a arrumar uma mala como deve ser, no vídeo abaixo! Assim, cabe tudo.  Para a próxima já sabe. 

Não perca e faça boa viagem!!!

Ora veja!

sexta-feira, novembro 05, 2021

De Corpo e Alma

De Corpo e Alma é um filme que foi produzido por uma empresa sediada no Parque de Ciência e Tecnologia do Tortosendo, concelho da Covilhã.

De Corpo e Alma é um filme promocional das aldeias históricas de Portugal que conquistou o prémio de melhor filme de turismo do mundo na competição internacional "CIFFT Best World Tourism Film - People's Choice - Award 2021". Na maior competição de filmes do género, concorreram 40 vídeos de 16 países.

O prémio, escolha do público, reconheceu a qualidade técnica de excelência do trabalho que dá voz à identidade histórica, patrimonial, social e gastronómica das 12 aldeias históricas de Portugal: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Figuras históricas como D. Afonso Henriques, D. Manuel I, D. Dinis e Pedro Álvares Cabral são os protagonistas do novo filme de promoção das Aldeias Históricas de Portugal, "De Corpo e Alma". As quatro figuras incontornáveis do nosso país apresentam tradições, costumes, batalhas e momentos que marcaram para sempre a História de Portugal.

quarta-feira, novembro 03, 2021

Castellfollit de la Roca

Castellfollit de la Roca é um vilarejo e um município de Espanha (comarca da Garrotxa), província de Girona, comunidade autónoma da Catalunha. Tem 0,67 km² de área e em 2019 tinha 961 habitantes (densidade: 1 434,3 hab./km²). É um dos municípios mais pequenos da Espanha, e é limitado pela confluência dos rios Fluvià e Toronell.

Esta localidade faz parte do Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa e está localizada sobre um rochedo basáltico - o penhasco de Castellfullit - que tem mais de 50 metros de altura e quase um quilómetro de comprimento. Este penhasco basáltico é o resultado da ação erosiva dos rios Fluvià e Toronell sobre detritos vulcânicos ao longo de milhares de anos. O penhasco resulta da sobreposição de duas camadas de lava: a primeira com 217 mil anos de idade, vem da Serra Batet (Olot) e consiste em lajes. A segunda, tem cerca de 192 mil anos de idade e vem de vulcões Beguda (Sant Joan les Fonts). Devido à espetacularidade deste lugarejo, Castellfollit de la Roca, já foi fotografado e pintado várias vezes.


O centro histórico da localidade, de origem medieval, é constituído por praças e ruas estreitas. Na extremidade do precipício encontra-se a praça-miradouro Josep Pla, da qual se desfruta uma lindíssima vista panorâmica. A igreja de São Salvador, do século XIII, o campanário de Sant Roc e o Santuario del Cós são os locais que não deve deixar de visitar.

terça-feira, novembro 02, 2021

A Web Summit 2021

A Web Summit 2021, começou ontem em Lisboa, em formato presencial e terminará a 4/11. Conta com mais de 700 oradores, em 26 tracks e vários palcos e espera cerca de 40 mil participantes.
 A Web Summit é conhecida como uma das maiores feiras de tecnologia e empreendedorismo da Europa. 
A sessão de abertura contou com Frances Haugen, a ex-funcionária do Facebook que acusou a empresa liderada por Mark Zuckerberg de dar prioridade aos lucros em detrimento da tomada de medidas para combater o discurso de ódio e desinformação naquela rede social.

segunda-feira, novembro 01, 2021

Por Um Mundo Melhor

COP 26 ou Cimeira do Clima começou ontem na cidade escocesa de Glasgow.

A Cimeira do Clima das Nações Unidas, de que deverão sair compromissos firmes para conseguir cumprir o Acordo de Paris e reduzir emissões globalmente, reúne milhares de especialistas, ativistas e líderes políticos.

Assista ao vídeo abaixo em que se canta pelo clima lutando por um mundo melhor.

Não perca. 

Ora veja!

domingo, outubro 31, 2021

Torta de Abóbora ou Pumpkin Pie

Os americanos têm um gosto muito especial por abóboras, tanto que as usam quer na decoração do Halloween quer na culinária (Dia de Ação de Graças).

A Torta (ou tarte) de Abóbora está presente na mesa dos americanos, principalmente no dia de Ação de Graças. Os seus ingredientes mais comuns desta tarte são a abóbora, a noz moscada, o gengibre, a canela e o chantilly.

As abóboras utilizadas no Halloween são reaproveitadas nas tortas, visto que o feriado de Ação de Graças ocorre após essa comemoração.

O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e nas Caraíbas.  É comemorado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

Antigamente, o dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, sob a forma de festivais cristãos em agradecimento pelas boas colheitas realizadas durante o ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, que este ano ocorre a 25 de novembro.

O Dia de Ação de Graças é comemorado com grandes desfiles e também nos Estados Unidos, com a realização dos jogos de futebol americano. 

O prato principal do Dia de Ação de Graças geralmente é o peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de "Dia do Peru" (Turkey Day). Além disso, os cookies e a Torta de Abóbora (Pumpkin Pie) também são muito tradicionais nessa data. 

Ingredientes Para a Massa:

1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga gelada
3 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo

Preparação:

Numa tigela grande, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga em cubos e misture com a mão, esfarelando com as pontas dos dedos até formar uma mistura areada grossa.

Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e macia. Modele numa bola e achate delicadamente até ficar num pequeno disco. Coloque na tigela, embrulhe com filme e leve ao frigorífico por, no mínimo, 30 minutos para ficar firme (se preferir, prepare a massa no dia anterior).

Retire a massa do frigorífico 5 minutos antes de abrir. Enquanto isso, separe uma forma redonda canelada de fundo amovível de 22 cm de diâmetro e 2 sacos plásticos para alimentos.

Para abrir a massa, coloque-a entre os dois sacos plásticos abertos – a massa doce é mais quebradiça, os sacos ajudam a manter o formato. Com o rolo da cozinha, comece a abrir a massa. No início ela é mais resistente e os lados da mesma tendem a rachar; caso isso aconteça, pressione delicadamente a massa com as mãos para remendar e manter o formato. Abra a massa até formar um círculo 6 cm maior que o diâmetro da forma.

Retire um dos plásticos e vire a massa de uma só vez sobre a forma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir o fundo e os lados da forma. Com uma faca pequena, corte o excesso de massa que sobrar (com essas sobras e pode fazer biscoitos).

Leve a forma com a massa ao frigorífico por pelo menos 20 minutos para endurecer – como a massa é muito amanteigada, isso evita que os lados baixem durante a cozedura. Entretanto, prepare o recheio.

Ingredientes Para o Recheio:

350 g de abóbora descascada e cortada em pedaços médios (são cerca de 2 ½ xícaras)
3 ovos
¾ de xícara (chá) de açúcar 
¾ de xícara (chá) de natas
1 ½ colher (chá) de canela em pó
¼ de colher (chá) de gengibre em pó
¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
noz-moscada ralada (no momento) q.b.

Preparação:

Aqueça previamente o forno a 180 ºC (temperatura média).

Numa panela média, coloque a abóbora com ⅓ de xícara (chá) de água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tape a panela, baixe o fogo e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos ou até a abóbora ficar macia – assim ela cozinha sem ficar aguada.

Transfira a abóbora cozida para uma tigela grande e esmague bem com um garfo (ou com o esmagador de batatas), até formar um puré liso. Deixe arrefecer – a massa de abóbora não pode estar muito quente ao ser misturada com os ovos. Entretanto, aproveite para pré-assar a massa. Para isso, corte um círculo de papel vegetal um pouco maior que a forma, coloque-o sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa faça bolhas e rache ao assar. Leve a base da torta ao forno durante 25 minutos ou até as bordas começarem a dourar. Retire os feijões e o papel e volta ao forno por mais 10 minutos, até que o fundo doure levemente e perca o aspeto de cru.

Assim que o puré de abóbora estiver morno, junte as especiarias e o açúcar e misture bem com uma espátula ou colher de pau.

Bata depois os ovos com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Junte os ovos batidos ao puré de abóbora, acrescente as natas e misture bem com um batedor de arame até a massa ficar lisa, mas sem incorporar ar.

Retire a base da torta do forno e preencha com o recheio de abóbora. Leve de novo a forma ao forno por mais 30 minutos ou até as bordas do recheio crescerem e ficarem firmes, mas o centro deve ainda estar cremoso e brilhante. Atenção: se assar demais, a torta vai rachar e perder a textura cremosa.

Retire a torta do forno e deixe arrefecer completamente em temperatura ambiente antes de desenformar e servir. Sirva com sorvete, merengue ou natas batidas (Chantilly).