sábado, janeiro 14, 2023

Niue ou Niuê

Niue ou Niuê é um país insular localizado na Oceania. Situa-se a 2,4 mil Km a nordeste da Nova Zelândia, a leste de Tonga, ao sul de Samoa e a oeste das Ilhas Cook. A área terrestre de Niue é de cerca de 261 Km2, e sua população, predominantemente polinésia, era de cerca de 1,6 mil em 2016 (Niue é considerado o segundo menor país do mundo em população). A ilha é conhecida como a "Rocha da Polinésia".

Niue é uma das maiores ilhas de coral do mundo. O terreno da ilha tem dois níveis notáveis. O nível mais alto é formado por uma falésia de calcário ao longo da costa, com um planalto no centro da ilha, atingindo aproximadamente sessenta metros acima do nível do mar. O nível mais baixo é um terraço costeiro de aproximadamente 0,5 km de largura e cerca de 25 a 27 m de altura, que desce e encontra o mar em pequenas falésias. Um recife de coral rodeia a ilha, a única abertura no recife localiza-se na costa ocidental central, perto de Alofi, a capital de Niue. Uma característica fantástica deste país é a existência de várias cavernas de calcário localizadas perto da costa.

Niue é um estado autónomo em livre associação com a Nova Zelândia. Assim, a Nova Zelândia realiza a maioria das relações diplomáticas (embora não todas) em seu nome. 

Os niueanos são cidadãos da Nova Zelândia, e o rei Charles III é chefe de estado, na sua condição de rei da Nova Zelândia. Entre 90% a 95% dos niueanos vivem na Nova Zelândia, juntamente com cerca de 70% dos falantes da língua niueana. 

Niue não é um membro da ONU, mas as organizações da ONU aceitaram o seu estatuto de estado em livre associação, equivalente à independência, para os propósitos do direito internacional. Como tal, Niue é um membro pleno de algumas agências especializadas da ONU (como a UNESCO e a OMS e é convidado, juntamente com o outro estado não membro da ONU, as Ilhas Cook, para participar de conferências abertas a "todos os estados" das Nações Unidas.

E agora um outro vídeo sobre este paraíso no meio do Pacífico Sul.

sexta-feira, janeiro 13, 2023

As Nevadas de Penacova

As Nevadas de Penacova seriam originalmente produzidas pelas freiras do Mosteiro do Lorvão, sendo então conhecidas como "Palermos Cobertos". Após a extinção das ordens religiosas, a receita foi adotada pelas gentes locais, tendo recebido o nome de "Nevadas de Penacova". Atualmente este doce conventual é disponibilizado em pastelarias e outros estabelecimentos da região Centro.

As Nevadas de Penacova são pequenos bolos de massa fofa, com um cremoso recheio de ovos e cobertura de açúcar, também conhecidos por "Palermos Cobertos".

Ingredientes
6 Ovos
250 g Farinha
250 g (massa), 100 g (recheio) Açúcar
1 colher de chá bem cheia Fermento
qb Manteiga
12 Gemas de Ovo
1 Pau de Canela
Casca de Limão
Água
Preparação

Para obter a massa bate-se o açúcar com seis gemas e junta-se-lhes a farinha e as claras batidas em castelo. Coloca-se a massa em pequenas formas de queques e leva-se ao forno a cozer, sem deixar tostar.
Depois de prontas retira-se-lhes uma rodinha em forma de tampa, e escava-se, tirando o miolo com cautela para não romper as paredes do bolo. Deve guardar-se a tampa retirada.
Segue-se a preparação do recheio, para o qual são necessárias 12 gemas, 250g de açúcar, 1 pau de canela, casca de limão e água.
Põe-se a água ao lume com o açúcar e obtém-se um ponto baixo.
Afasta-se do lume e junta-se-lhe uma mistura das doze gemas de ovos e o miolo que se obteve da escavação dos bolos, depois de ter sido bem esfarelado.
Bate-se esta mistura muito bem para não talhar e leva-se ao lume brando para cozer as gemas, mas tendo o cuidado de não deixar o creme muito grosso.
Depois de morno deita-se um pouco deste doce em cada bolo e tapa-se com a tampinha.
Finalmente faz-se a cobertura, para qual são necessárias 12 claras de ovo e açúcar, batendo-se bem até obter uma cobertura espessa que cubra bem cada bolinho.
Em seguida, cobre-se com uma cobertura espessa de claras e açúcar peneirado.
Começa-se por colocar a nevada com a parte mais larga para baixo para barrar em volta e no fundo.
Quando estiverem secos viram-se e barra-se a parte de cima.

Nota: A cobertura que confere a cor branca às Nevadas de Penacova e que terá sido responsável pelo seu nome, resulta de um processo delicado e demorado, realizado em duas fases: após ser realizada a cobertura da base do bolo, segue-se um período de secagem, após o qual é voltado o bolo, com a base para baixo, e coberto o topo.

quinta-feira, janeiro 12, 2023

Don't Play That Song

Ouça a canção Don't Play That Song interpretada por duas excelentes vozes. Em primeiro lugar por Bruce Springsteen (the Boss) e em segundo lugar por Aretha Franklin.

Don't play that song for me
Though it brings back sweet memories
Of the days that I once knew
Of the days I spent with you

Oh no, don't you let it play
It fills my heart with pain
Please stop it right away
'Cause I remember just-a what it said

Well it said
(Darling, I love you)
Oh, you know that you lied
(Darling, I love you)
Oh, you know that you lied
(Darling, I love you)
Darling, you know that you lied (you lied), you lied (you lied)
You lie, lie, lie, lied

I remember on our first date
You kissed me then you walked away
You were only seventeen
I never thought you'd act so mean

But you told me that you loved me
And you told me that you cared
You said you'd go with me, darling
Oh, anytime, anywhere

But, darling, you lied
(Darling, I love you)
Oh, darling, you lied
(Darling, I love you)
Yeah, darling, you lied
(Darling, I love you)
Oh, you know that you lied (you lied, you lied)
You lie, lie, lie, lied

woo

I remember those summer nights down by the shore
As the band played, with you in my arms
And we moved across that floor
Then, darling, you went away
But all I've got to say is
I don't care if you lied
Let's dance

But, darling, you lied
(Darling, I love you)
Oh, darling, you lied
(Darling, I love you)
Yeah, darling, you lied
(Darling, I love you)
Oh, darling you lied (you lied), you lied (you lied)
You lie, lie, lie, lied

Oh, darling, you lied
(Darling, I love you)
Oh, darling, you lied
(Darling, I love you)
Oh, darling you lied (you lied), you lied (you lied)
You lie, lie, lie, lied


You know that you lied
(Darling, I love you)
Yeah, darling, you lied
(Darling, I love you)
Oh, darling you lied (you lied), you lied (you lied)
You lie, lie, lie, lied
Aqui vai, então, a interpretação de Bruce Springsteen.
E agora Aretha Franklin em Don't Play That Song (You Lied) em 1970.

quarta-feira, janeiro 11, 2023

As Palavras Interditas

 
Oliveira Tavares
Os Navios existem, e existe o teu rosto
encostado ao rosto dos navios.
Sem nenhum destino flutuam nas cidades,
Partem no vento, regressam nos rios.

Na areia branca, onde o tempo começa,
uma criança passa de costas para o mar.
Anoitece. Não há dúvida, anoitece.
É preciso partir, é preciso ficar.

Os hospitais cobrem-se de cinza.
Ondas de sombra quebram-se nas esquinas.
Amo-te… E entram pela janela
as primeiras luzes das colinas.

As palavras que te envio são interditas
até, meu amor, pelo halo das searas;
se alguma regressasse, nem já reconhecia
o teu nome nas suas curvas claras.
Miguel Barbosa

Dói-me esta água, este ar que se respira,
dói-me esta solidão de pedra escura,
estas mãos noturnas onde aperto
os meus dias quebrados na cintura.

E a noite cresce apaixonadamente.
Nas suas margens nuas, desoladas,
cada homem tem apenas para dar
um horizonte de cidades bombardeadas.
Eugénio de Andrade - As Palavras Interditas

terça-feira, janeiro 10, 2023

O Que Combinar Com O Castanho Escuro?

Saiba quais são o que combinar com o castanho escuro, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 


O castanho escuro é uma cor que se gosta ou que se não gosta. As que gostam dizem que isso se deve ao facto de ser uma cor neutra. As que não gostam referem que o castanho escuro é uma cor pesada. Com este vídeo vai perceber que um look em castanho escuro pode ser leve, estar na moda, ter estilo, ser muito feminino e elegante. O truque está nos acessórios e pormenores. 

Ora veja!

segunda-feira, janeiro 09, 2023

Os Pregões

Sabe o que é um Pregão?

A palavra Pregão é um termo que vem do latim praecōne, "pregoeiro". Este nome masculino significa ato ou efeito de apregoar. É o anúncio público feito em voz alta; proclamação (divulgação pública do que pode ser negociado). É sinónimo de divulgação, sendo ainda cada uma das proclamações de matrimónio futuro (mais usado no plural). No Brasil, é modalidade de licitação para aquisição de bens e de serviços na administração pública (por exemplo: pregão eletrónico; pregão presencial).

Os pregões da nossa infância permanecem na nossa memória e imaginário. Estão ligados a produtos e a serviços de outros tempos.

Os pregões eram como ações de marketing de outros tempos, permitindo anunciar produtos ou serviços que estavam à venda. Assim se vendiam as castanhas, o peixe ou outro produto, mas também se podia vender um determinado serviço, como arranjar guarda-chuvas partidos, amolar facas, tesouras ou navalhas, etc.

O amolador, por exemplo, com o seu carro, anunciava a sua presença com o pregão "Amola tisoiras ó nabalhas!". Surgia com uma grande roda e tinha um pedal que servia para mover a pedra, normalmente já bastante gasta, fruto do tempo de trabalho.

Outro pregão possível: "Cá está o amolador, p’ra compor guarda-chuvas. Deito gatos em louça fina, olha o amolador á porta."

As peixeiras  anunciavam: "olha sardinha boa bela e fresquinha".

Já os rapazes ou ardinas que vendiam jornais dos vendedores da lotaria anunciavam: "olha a sorte grande segunda-feira anda à roda sai ao vigarista."

E ainda alguns outros pregões: "Fáva tôrradiinha!; Fáva riiica! – Fááá-va rii-ca!"; "Méér-c´ò casál de perús!…  Perú salôôiô! É sa-lôôiô!"; "Castanhas quentes e boas, quentinhas…"; "olha sardinha boa bela e fresquinha", etc.

A língua portuguesa tem uma riqueza fantástica. Assim, se quiser conhecer ou recordar outros pregões saloios ou outros pregões populares basta clicar aqui e aqui ou ver os vídeos abaixo. 

Ora veja!

E ainda outro vídeo.

domingo, janeiro 08, 2023

O Mundo Segundo os Brasileiros: Noruega

Se deseja viajar em 2023, a Noruega é uma boa sugestão. Se não pode viajar, pode sempre fazê-lo virtualmente e a Noruega continua a ser uma boa hipótese. Assim, sugiro que veja as 5 partes do programa televisivo O Mundo Segundo os Brasileiros, acerca deste país nórdico. 
O Reino da Noruega, é um país situado na Europa do Norte, onde ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, e ainda a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard.


A parte continental do país faz fronteira a leste com a Suécia e a norte com a Finlândia e a Rússia.  A Noruega também reivindica uma parte da Antártida conhecida como Terra da Rainha Maud, uma reivindicação que foi reconhecida pela Austrália, França, Nova Zelândia e Reino Unido. A extensa linha costeira da Noruega, no Atlântico Norte e mar de Barents, é famosa pelos seus fiordes.
Mas, não perca os vídeos que se seguem. Valem bem a pena.

O Mundo Segundo os Brasileiros: Noruega - Parte 1
O Mundo Segundo os Brasileiros: Noruega - Parte 2
O Mundo Segundo os Brasileiros: Noruega - Parte 3
O Mundo Segundo os Brasileiros: Noruega - Parte 4
O Mundo Segundo os Brasileiros: Noruega - Parte 5