"Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que mais se ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer."
sábado, janeiro 11, 2025
Eu Desisti
sexta-feira, janeiro 10, 2025
As ruas sombrias
vão cinzentas de tédio,
minha noiva também vai estranhar
as palavras de água que lhe envio
como vós estranhais meus passos na cidade,
meus olhares que passeiam nas ruas sombrias
dos comércios modestos,
das casas de penhor, dos alfaiates pobres,
das capelistas com pústulas nas faces.
Não tenho nada para vos contar,
são coisas tão vulgares as que transporto
das minhas excursões sem companhia
que as guardo comigo.
Naquela rua estreita que desconheceis
chorava hoje a jovem empregada
de uma casa de louças.
e ela corou quando vi suas lágrimas.
São histórias assim as que trazem os dias.
Amigos: este cigarro não resolve nada.
António Rebordão Navarro
quinta-feira, janeiro 09, 2025
Come Rain Or Come Shine
Ouça Chet Baker em Rain ou Come Rain Or Come Shine .
Chet Baker sempre foi influenciado pelo pai, guitarrista, de quem herdou a paixão pela música e de quem recebeu, aos 10 anos de idade, um trombone. Amante do Jazz, não tardou em conquistar o sucesso, sendo apontado como um dos melhores trompetistas do género logo com o seu primeiro álbum.
Aqui vai a música.
quarta-feira, janeiro 08, 2025
Eça de Queiroz & A Cidade e as Serras
Assinalando a trasladação dos restos mortais de Eça de Queiroz, de Santa Cruz do Douro (Tormes) para o Panteão Nacional, em Lisboa, proponho-lhe como sugestão de (re) leitura o romance: A Cidade e as Serras.
Eça de Queiroz (1845 - 1900) ou Eça de Queirós, foi um escritor e diplomata português. É considerado um dos mais importantes escritores portugueses de todos os tempos. Foi autor de romances de reconhecida importância como por exemplo: Os Maias e O Crime do Padre Amaro. Os Maias é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX.
Eça de Queiroz e Machado de Assis são considerados os dois maiores escritores de língua portuguesa do século XIX.A Cidade e as Serras é um romance de Eça de Queiroz, publicado em 1901.
Neste livro, Queiroz faz uma comparação entre a vida civilizada e agitada de Paris e a vida tranquila e pacata na vila serrana de Tormes.
Escrita na fase final da vida do autor, esta obra viria a ser publicada apenas em 1901, um ano após a morte de Eça de Queiroz.
Numa manhã de um Inverno frio e pessimista em Paris, o cosmopolita Jacinto decide regressar à sua Tormes natal, pacata vila das serras portuguesas, acompanhado por Zé Fernandes, narrador-personagem desta história. «Novela fantasista», assim lhe chamou Eça de Queiroz, A Cidade e as Serras faz um retrato dos contrastes entre a excitação da vida citadina e a genuína beleza da vida no campo.
terça-feira, janeiro 07, 2025
Grécia: Uma visita virtual
Hoje proponho-lhe mais uma visita virtual, através da apresentação e do vídeo que se seguem. Desta vez o destino é a Grécia.
A Grécia é um país localizado no sul da Europa e estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Médio Oriente e a África. De acordo com o censo de 2011 a população grega era de cerca de 11 milhões de pessoas. Atenas é a capital e a maior cidade do país.
A Grécia moderna tem as suas raízes na civilização da Grécia Antiga, considerada o berço de toda a civilização ocidental. Como tal, é o local de origem da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da literatura ocidental, da historiografia, da ciência política, de grandes princípios científicos e matemáticos, das artes cénicas ocidentais, incluindo a tragédia e a comédia. As conquistas culturais e tecnológicas gregas influenciaram grandemente o mundo, sendo que muitos aspectos da civilização grega foram transmitidos para o Oriente através de campanhas de Alexandre, o Grande, e para o Ocidente, através do Império Romano.
segunda-feira, janeiro 06, 2025
Os três reis
que nascera Jesus Cristo
montaram nos seus cavalos
foram fazer o serviço.
que lhes ensinasse o caminho
Herodes, como perverso,
atraiçoou o Menino.
Herodes, o rei mesquinho,
às avessas ensinou
aos Santos Reis o caminho.
um tão grande desatino
logo Deus mandou uma estrela
que lhes guiasse o caminho.
vão seguindo seu caminho
afastado de Belém
à procura do Menino.
e aí os três reis adoram
a Jesus, neto de Ana.
ao verem prenda tão bela
cantam anjos: aleluia
alegrem-se os céus e a terra!
não couberam todos três:
foram adorar Jesus
cada um por sua vez.
domingo, janeiro 05, 2025
Rua De Miragaia
Se vieres dos lados da Ribeira,
depressa reparas como
os preços descem e a miséria
aumenta em esplanadas
de improviso, e ficam mais
tristes e humanas as janelas.
e quase não mentes
se lhe chamares destino.