sábado, outubro 28, 2023

Quando o Mar Galgou a Terra

Quando o Mar Galgou a Terra (1954) é um filme português, do género drama, com o argumento de Armando Cortes Rodrigues e realizado por Henrique Campos. A interpretação esteve a cargo de Mariana Villar, Fernando Curado Ribeiro, Alves da Costa, Brunilde Júdice, Paulo Renato.

Sinopse:

Em São Miguel, Furnas,  Açores – Aninhas, filha do Tio João Brás, um velhote cego, casa com Miguel – vigoroso pescador da baleia, ardendo em ciúme quando Fernando, filho do Morgado dos Arcos, persegue a mulher com as piores intenções... A desconfiança e a dúvida são alimentadas por Isabel, antiga namorada de Miguel, e sua mãe Júlia, que ambiciona as terras do Tio João Brás. Prestes a estalar a tragédia, é o desafio do mar, a luta entre a vida e a morte, que acabam por reconciliar o casal.

sexta-feira, outubro 27, 2023

Agra e o Símbolo do Amor

Agra é a terra do Taj Mahal, o Símbolo do Amor e uma das Sete Maravilhas do Mundo

Agra fica 200 km a sudeste de Déli e é uma das três paragens obrigatórias do chamado Triângulo Dourado da Índia.

Agra é uma cidade do estado de Utar Pradexe e situa-se nas margens do rio Yamuna. Tem cerca de 1 400 000 habitantes. O famoso Taj Mahal é o principal tesouro artístico da cidade.

Foi fundada entre 1501 e 1504 por Sikandar Lodi, sultão de Déli, que fez dela a sua capital. O primeiro imperador Mughal, Babur, refugiou-se nesta cidade depois de lutar contra o sultão de Déli em 1526. O seu filho Akbar fez dela a capital oficial do império em 1556.

O fascínio do Taj Mahal atrai viajantes para Agra há séculos. No entanto, Agra não é só o Taj Mahal. Também pode visitar: o Forte de entrada do Taj Mahal, o Mini Taj (Itimad-ud-Daulah), o Forte de Agra (Forte Vermelho), o Mausoléu de Akbar, e ainda as cidades de Fatehpur Sikri e Mathura (cidade onde nasceu Krishna).

Que melhor destino para uma viagem romântica do que a maior prova de amor, o Taj Mahal? Construído pelo imperador mongol Shah Jahan em memória da sua falecida esposa Mumtaz Mahal, a beleza inigualável do Taj Mahal explica porque é considerado uma das oito maravilhas do mundo. Uma ida à Índia não estaria completa sem o visitar. Ele é, realmente, um dos pontos altos, não só da cidade como do país. Imponente, forte, grandioso, o mais sumptuoso mausoléu da Índia. 

O turismo tem um papel significativo na economia de Agra, com mais de 9,5 milhões de turistas em 2019. 

Em agosto de 2020, a atividade industrial e turística em Agra foi afetada em resultado das restrições impostas pela pandemia de COVID-19, que obrigou as pessoas a permanecerem confinadas nas suas casas. 

Sem sair de casa faça uma viagem a esta cidade indiana e ao seu símbolo do amor (Taj Mahal), através dos dois vídeos que se seguem.

Ora veja!

E agora o segundo vídeo sobre o Taj Mahal e a sua história.

quinta-feira, outubro 26, 2023

A Flor de Lótus

No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.

No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é a pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.

A flor de lótus é, assim, um dos símbolos mais importantes do Budismo. Ela representa a pureza, a perfeição e, entre outros, o renascimento. No seu trono Buda é muitas vezes representado sentado nessa flor. 

A flor de lótus vermelha representa o amor e a compaixão.  É a flor de Avalokiteshvara, o bodhisattva da compaixão. A flor de lótus rosa representa o próprio Buda, e por isso a Flor de Lótus Rosa é a mais significativa para o Budismo. A flor de lótus branca simboliza o espírito e a mente, bem como pureza. A flor de lótus azul simboliza a sabedoria e o conhecimento e, assim, está associada com Manjushrio, o bodhisattva da sabedoria.

Entre outros símbolos do Budismo estão: 

  • A Imagem do Buda. O símbolo budista mais universal e facilmente reconhecido é a imagem do Buda sentado na posição de meditação. 
  • As Pegadas do Buda, ou Buddhapada, são uma das representações iniciais do Buda na arte budista. Representa uma impressão do pé ou pés do Buda e é um lembrete de que o Buda realmente existiu como ser humano e andou neste terra. 
  • A Roda do Dharma, ou Dharmachakra, é um dos símbolos mais antigos e importantes do budismo
  • A Triratna, representa as Três Joias do Budismo (Buda, Dharma e Sangha).
  • A Árvore Bodhi ou "Árvore do Despertar" foi uma grande figueira (ficus religiosa) sob a qual Siddhartha Gautama alcançou o despertar. 
  • A Cabeça Rapada e o Manto Budista - Desde os tempos de Buda que os monges rapam a cabeça. Fazem-no como um símbolo de renúncia aos desejos sedentos e apegos mundanos. 
  • Nó Infinito (ou nó sem fim) - O Nó infinito é um dos 8 símbolos auspiciosos do budismo Vajrayana e possui vários significados. Ele ensina sobre a interdependência, ilustrando que tudo está interligado e em simbiose; simboliza o Samsara (ciclo de nascimento, morte e renascimento), o karma (causa e efeito), o entrelaçamento entre a sabedoria e a compaixão, etc. 

quarta-feira, outubro 25, 2023

Piece Of My Heart

Ou a cantora Janis Joplin em Piece Of My Heart (1969) em Frankfurt, na Alemanha.

Well, come on, come on, come on, come on

Didn't I make you feel like you were the only man, well yeah
Didn't I give you nearly everything that a woman possibly can
Honey, you know I did
And each time I tell myself that I, well I think I've had enough
But what I'm gonna show you, baby, that a woman can be tough
I want you to come on, come on, come on, come on and take it
Take another little piece of my heart now, baby
(Oh, oh, break it)
Break another little bit of my heart
Now, darling, yeah, yeah, yeah, yeah
(Oh, oh, have a)
Have another little piece of my heart now, baby
You know you got it if it makes you feel good
Lord, yes indeed

You're out on the streets looking good
And baby deep down in your heart I guess you know that it ain't right
Never, never, never, never, never, never hear me when I cry at night
Babe, and I cry all the time
But each time I tell myself that I, well I can't stand the pain
But when you hold me in your arms, I'll sing it once again

I'll say come on, come on, come on, come on and take it
Take another little piece of my heart now, baby
(Oh, oh, break it)
Break another little bit of my heart now, darling, yeah
(Oh, oh, have a)
Have another little piece of my heart now, baby
You know you got it, child, if it makes you feel good
I need you to come on, come on, come on, come on and take it
Take another little piece of my heart now, baby
(Oh, oh, break it)
Break another little bit of my heart, now darling, yeah, c'mon now
(Oh, oh, have a)
Have another little piece of my heart now, baby
You know you got it whoahhhhh

Take it
Take another little piece of my heart now, baby
(Oh, oh, break it)
Break another little bit of my
Heart, now darling, yeah, yeah, yeah, yeah
(Oh, oh, have a)
Have another little piece of my heart now, baby, hey
You know you got it, child, if it makes you feel good

terça-feira, outubro 24, 2023

A Estátua do Rossio É A De Um Imperador Mexicano?

É verdade que a estátua que está no Rossio é de um imperador mexicano?

Não! Esta é outra das lendas e dos mitos urbanos que ocorrem em Lisboa. A estátua que está no Rossio é de D. Pedro IV e não do Imperador Maximiliano do México!

Segundo a lenda, tinha sido feito um reaproveitamento de uma estátua de Maximiliano, que, entretanto, já não fazia sentido ser erguida. Outras versões dizem que houve uma troca de estátuas e que, por essa ordem de ideias, a estátua de D. Pedro IV estava no México, e a de Maximiliano no Rossio. 

Há 200 anos, foi na Praça do Rossio que soaram os primeiros Vivas à Revolução Liberal em Lisboa. O terceiro concurso internacional, para a construção da estátua de D. Pedro IV, foi lançado em 1864. Entre 87 projetos, vence o do escultor Louis Valentin Elias Robert e do arquiteto Gabriel Davioud. 

Não há, pois, fundamento para estas histórias, uma vez que todos os projetos e insígnias da obra confirmam que a estatua pretende ser uma representação fiel de D. Pedro IV, como pode confirmar aqui e aqui.

segunda-feira, outubro 23, 2023

O Elefante: Um Símbolo de Proteção

Os símbolos indianos mais conhecidos são utilizados pelas religiões que nasceram na Índia, especialmente o Hinduísmo e o Budismo.

Dentre os símbolos indianos de proteção, o elefante é um amuleto que é utilizado contra a inveja e o mau-olhado. Como é um auxílio na defesa contra o mal, também é considerado um símbolo da sorte.

Na Índia, o elefante também simboliza paciência, sabedoria, longevidade, prosperidade, poder e benevolência.

O elefante é um animal cósmico para os indianos, que o veneram, porque este animal sagrado serve de montaria para os deuses hindus.

Um dos deuses mais importantes é Ganesh, deus da ciência, do conhecimento, da força, da beleza, do equilíbrio, da superação e das letras, que é representado pela cabeça de um elefante e, geralmente, aparece sentado numa flor de lótus.

Na Índia e no Tibete os elefantes são venerados e considerados os animais "suporte do mundo". Para eles, o universo repousa no lombo de um elefante. Por isso, muitas vezes, é considerado um animal cósmico.

Além disso, na religião budista, o elefante é um símbolo da encarnação de Buda, pois foi de um elefante que a rainha Maya concebeu Buda.

Dessa forma, Ganesh, concebido pela rainha Maya, possui cabeça de elefante que representa o macrocosmo e corpo de homem, que representa o microcosmo. Nesse ínterim, o elefante é, paradoxalmente, ao mesmo tempo, o começo e o fim.

Popularmente diz-se que sonhar com elefantes traz sorte. Muito embora na nossa cultura o elefante represente peso e incómodo, sonhar com este animal é um bom presságio.

Além disso, diz a tradição que a representação do elefante com a tromba para cima e com as costas viradas para a porta de entrada da casa, atrai boa sorte.

Finalmente, quando usada como amuleto, a imagem do elefante é capaz de combater a inveja e o mau-olhado.

A ornamentação dos elefantes é uma forma de arte no festival anual de Jaipur, na Índia.