sábado, janeiro 28, 2023

Nada tão silencioso como o tempo

Paul Mathieu
 Nada tão silencioso como o tempo
no interior do corpo. Porque ele passa
com um rumor nas pedras que nos cobrem,
e pelo sonoro desalinho de algumas árvores
que são os nossos cabelos imaginários.
Até na íris dos olhos o tempo
faz estalar faíscas de luz breve.

Só no interior sem nome do nosso corpo
ou esfera húmida de algum astro
ignoto, numa órbita apartada,
o tempo caladamente persegue
o sangue que se esvai sem som.
Entre o princípio e o fim vem corroer
as vísceras, que ocultamos como a Terra.
Trilam os lábios nossos, à semelhança
das musicais manhãs dos pássaros.
Mesmo os ouvidos cantam até à noite
ouvindo o amor de cada dia.

Oliveira Tavares
A pele escorre pelo corpo, com o seu correr
de água, e as lágrimas da angústia
são estridentes quando buscam o eco.
Mas nós sentimos dentro do coração que somos
filhos dilectos do tempo e que, se hoje amamos,
foi depois de termos amado ontem.
O tempo é silencioso e enigmático
imerso no denso calor do ventre.
Guardado no silêncio mais espesso,
o tempo faz e desfaz a vida.

sexta-feira, janeiro 27, 2023

O Sopro Do Coração

Ouça O Sopro Do Coração que é uma canção do grupo musical português Clã.

Sim, o amor é vão
É certo e sabido
Mas então (porque não)
Porque sopra ao ouvido
O sopro do coração
Se o amor é vão
Mera dor
Mero gozo
Sorvedouro caprichoso

No sopro do coração...

Mas nisto o vento sopra doido
E o que foi do corpo
Num turbilhão sopra doido
E o que foi do corpo alado
Nas asas do turbilhão
Nisto já nem de ar precisas
Só meras brisas
Raras
Raras
Raras

Corto em dois limão
Chego ao ouvido
Ao frescor
Ao barulho
Á acidez do mergulho

No sangue do coração
Pulsar em vão
É bem dele
É bem isso
E apesar disso
Eriça a pele

No sopro do coração...
No sopro do coração...

Mas nisto o vento sopra doido
E o que foi do corpo
Num turbilhão sopra doido
E o que foi do corpo alado
Nas asas do turbilhão
Nisto já nem de ar precisas
Só meras brisas
Raras
Raras
Raras

No sopro do coração...

Sim, o amor é vão
Todo amor é vão

Mas nisto o vento sopra doido
E o que foi do corpo
Num turbilhão sopra doido
E o que foi do corpo alado
Nas asas do turbilhão
Nisto já nem de ar precisas
Só meras brisas
Raras

Sopra doido
E o que foi do corpo alado
Nas asas do turbilhão
Nisto já nem de ar precisas
Só meras brisas
Raras
Raras
Brisas raras

quinta-feira, janeiro 26, 2023

Em vez de ouvirem os escritores...




"Em vez de ouvirem os escritores em busca de respostas sobre o que somos, as pessoas precisam de se ouvir umas às outras, porque nós, os autores, não somos mais do que meros trabalhadores da palavra."

José Saramago

quarta-feira, janeiro 25, 2023

Ice Merchants

"Ice Merchants" é uma curta metragem de João Gonzalez e foi nomeado para os Óscares da Academia Americana.

O filme de João Gonzalez é um dos 5 nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, cujos vencedores serão conhecidos a 12 de março. É a primeira vez na história do cinema português que um filme alcança esta etapa dos prémios da Academia Americana.

Sinopse:

Ice Merchants conta a história de um homem e seu filho, que saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

terça-feira, janeiro 24, 2023

Os Looks Artesanais São Tendência Em 2023

Saiba como os Looks Artesanais são uma das Tendência 2023, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

A valorização do trabalho feito à mão (o famoso handmade), a sustentabilidade e a criatividade estão em evidência na moda e tornaram-se tendências. As peças artesanais estão, por isso, na moda em 2023!

Assim, chegou a vez das peças artesanais brilharem e ganharem espaço nos looks de moda feminina, seja na moda jovem, seja na moda para mulheres maduras.

Vale a pena contudo, saber como devemos usar as peças artesanais mais elaboradas, sem que os nossos looks fiquem demasiado carregados! 

Assista ao vídeo e confira as 2 dicas super simples que deve colocar em prática na altura de usar aquele casaco de tricô colorido e maravilhoso que fez!

Ora veja!

segunda-feira, janeiro 23, 2023

Here I Am

Ouça Bryan Adams em Here I Am (Classic Version).

Here I am, this is me
I come into this world so wild and free
Here I am, so young and strong
Right here in the place where I belong

It's a new world, it's a new start
It's alive with the beating of a young heart
It's a new day in a new land
And it's waiting for me
Here I am

Oh, it's a new world, it's a new start
It's alive with the beating of a young heart
Yeah, it's a new day in a new land
And it's waiting for me
Here I am

domingo, janeiro 22, 2023

O Sudão do Sul

O Sudão do Sul ou República do Sudão do Sul é um país localizado no nordeste da África. Tem este nome devido à localização geográfica, ao sul do Sudão.

O Sudão do Sul é considerado uma das nações mais jovem do mundo.  Após a Primeira Guerra Civil do Sudão, o sul do Sudão tornou-se uma região autónoma em 1972. Esta autonomia durou até 1983. A Segunda Guerra Civil Sudanesa desenvolvida anos depois, resultou novamente na autonomia da região, através do Tratado de Naivasha, assinado em 2005 no Quénia. Em 9 de julho de 2011, o Sudão do Sul tornou-se um estado independente. Nesse mesmo ano, o Sudão do Sul tornou-se um Estado-membro das Nações Unidas (ONU). O país entrou para a União Africana também em 2011.

Além da fronteira com o Sudão ao norte, o Sudão do Sul limita a leste com a Etiópia, ao sul com o Quénia, Uganda e República Democrática do Congo e a oeste com a República Centro-Africana.

O Sudão do Sul, também chamado de Novo Sudão, possui quase todos os seus órgãos administrativos em Juba, a capital, que é também a maior cidade do país.  Apesar de ser rico em petróleo, o Sudão do Sul é um dos países mais pobres do mundo, com altas taxas de mortalidade infantil, e um sistema de saúde muito precário, sendo considerado um dos piores países do mundo. Em termos de educação somente 27% da população acima dos 15 anos sabe ler e escrever, chegando a 84% o índice de analfabetismo entre as mulheres. Uma boa parte das crianças não frequentam quaisquer unidades escolares.

No Sudão do Sul encontram-se 75% das reservas de petróleo do antigo Sudão localizadas sobretudo na região de Abyei, que correspondem a 98% da receita do novo país. 

O censo realizado no Sudão em 2008 apurou 8 260 490 habitantes no Sudão do Sul, 21,1% do total do Sudão. Este resultado foi rejeitado pelos legisladores do Sudão do Sul. O censo apurou ainda que 4 287 300 habitantes são homens (51,9%) e 3 973 190 são mulheres (48,1%). Esta população distribui-se por  mais de 50 diferentes grupos étnicos.

 Os Zandes são o terceiro maior grupo étnico do Sudão do Sul. Eles são encontrados na faixa de floresta tropical do estado de Equatória Ocidental e no estado de Bahr al-Ghazal Ocidental.

Até 2015 o Sudão do Sul estava dividido em dez estados (Alto Nilo, Bahr al-Ghazal Ocidental, Bahr al-Ghazal do Norte, Equatória Central, Equatória Ocidental, Equatória Oriental, Juncáli, Lagos, Unidade e Warab), criados a partir das três regiões históricas do país: Bahr el Ghazal, Equatória e Grande Nilo Superior.  Equatória é uma das regiões do Sudão do Sul e situa-se no sul do país.

A província foi criada por Samuel White Baker em 1870, antes de ser sucessivamente governada por Charles Gordon em 1874, e depois por Emin Paşa em 1878. A revolta mahdista pôs fim à presença egípcia em 1889, apesar da expedição de socorro a Emin Paşa, antes de ficar sob domínio inglês.

O estado de Bahr el-Ghazal foi separado de Equatória em 1948. A região foi palco de violentos confrontos durante a primeira e a Segunda Guerra Civil Sudanesas, e serviu de base de retaguarda aos movimentos revoltosos ugandeses, como o Exército de Resistência do Senhor.

A região engloba os estados de Equatória Ocidental (tem uma área de 79 319 km² e uma população de 619 029 habitantes - censo de 2008. A cidade de Yambio é a capital do estado), Equatória Central e Equatória Oriental. Faz fronteira com a República Centro-Africana a oeste, com a República Democrática do Congo, o Uganda e o Quénia a sul, com a Etiópia a leste e com as regiões de Bahr el-Ghazal e Grande Nilo Superior a norte.