sábado, julho 18, 2020

Mi Buenos Aires Querido

Mi Buenos Aires Querido é um livro do escritor argentino Ernesto Schoo.

Sinopse:
"Frente ao desafio de escrever sobre a complexa cidade de hoje, e a impossibilidade de abarcar Buenos Aires na sua densa malha urbana [...], vislumbrei uma única escolha possível: referir-me à "minha" cidade [...], o espaço delimitado onde decorreu a minha já longa vida. Haverá leitores que me critiquem pelo facto de não me ocupar do tango, do bairro de La Boca, da vida nocturna ou da calle Corrientes. Preferi deixar esses lugares- comuns no sítio próprio, as páginas dos inúmeros guias turísticos que existem sobre o tema. [...] Ao reler-me, no final desta deambulação totalmente subjectiva pelas ruas, pelos lugares e pelos edifícios que me são familiares, deixo o alerta para os limites, talvez estreitos, das minhas andanças portenhas: o bairro Norte, a Recoleta, Palermo, um pouco do centro, um pouco dos bairros de prestígio, como Belgrano ou Flores. Pouco mais: há zonas inteiras da cidade que me são estranhas, e lamento-o. Mas quero ser fiel aos cenários que conheço em vez de fingir uma cidadania ecuménica, essa espécie de condição absoluta de portenho a que aspiram imaginariamente alguns vates antiquados."

sexta-feira, julho 17, 2020

Malta: O Mundo Segundo os Brasileiros

Assista a mais um episódio do programa televisivo O Mundo Segundo os Brasileiros que desta vez nos dá a conhecer Malta.
Malta é um país insular localizado no Sul da Europa, cujo território ocupa as Ilhas Maltesas, um arquipélago situado no Mar Mediterrâneo, 93 km ao sul da ilha da Sicília (Itália) e 288 km a nordeste da Tunísia (África), 1 826 km a leste de Gibraltar e 1 510 km a oeste de Alexandria.
Faça este passeio virtual porque em época de pandemia as viagens são desaconselhadas.
Ora veja. Vale bem a pena!

quinta-feira, julho 16, 2020

Os males do mundo...Novas Faces Da Política

O que errado errado na sociedade de hoje foi salientado em mais de 50 ilustrações, brutalmente honestas, pelo artista cubano Angel Boligán.
Boligán vive na Cidade do México e recebeu inúmeros prémios internacionais e reconhecimento mundial pela forma como destaca o consumismo desenfreado, a solidão, o vício e a excessiva dependência da tecnologia na sociedade ocidental.
No desenho ao lado pode ver:
# 1 Novas Faces Da Política

quarta-feira, julho 15, 2020

Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha

Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha é um filme (biografia, drama, histórico) realizado por Stephen Frears ( em 2017) que conta no elenco com Judi Dench, Ali Fazal e Eddie Izzard.

Sinopse:
1887, cidade de Agra, na Índia. Dois jovens locais são escolhidos para viajar até Londres de forma a presentear a rainha Victoria (Judi Dench) com uma valiosa moeda local. Ao chegar, tanto Abdul (Ali Fazal) quanto Mohammed (Adeel Akhtar) estranham bastante os costumes da realeza britânica, sempre a postos para mimar a rainha. Ao entregar a moeda, Abdul quebra o protocolo e encara a monarca. Tamanha ousadia chama a atenção da rainha Victoria, que através de várias conversas não só passa a conhecê-lo melhor como também o transforma em seu conselheiro. Esta decisão não agrada nem um pouco à corte inglesa, que não entende como um humilde indiano pode ser detentor de tal honraria.

terça-feira, julho 14, 2020

Deixai que a vida sobre vós repouse

Deixai que a vida sobre vós repouse
qual como só de vós é consentida
enquanto em vós o que não sois não ouse

erguê-la ao nada a que regressa a vida.
Que única seja, e uma vez mais aquela
que nunca veio e nunca foi perdida.

Deixai-a ser a que se não revela
senão no ardor de não supor iguais
seus olhos de pensá-la outra mais bela.

Deixai-a ser a que não volta mais,
a ansiosa, inadiável, insegura,
a que se esquece dos sinais fatais,

a que é do tempo a ideada formosura,
a que se encontra se se não procura.
Jorge de SenaAs Evidências

segunda-feira, julho 13, 2020

Israel & Índia

Assista à apresentação que se segue e fique a conhecer melhor Israel & a Índia. Esta apresentação resultou de um trabalho de projeto, realizado em grupo, por um grupo de alunas do 12º BD.
Ora veja!
Não perca esta oportunidade de viajar virtualmente porque vale bem a pena. 

domingo, julho 12, 2020

A Casa Milà (ou La Pedrera)

A Casa Milà (ou La Pedrera) é um edifício desenhado pelo arquitecto catalão Antoni Gaudí e construída entre os anos 1905 e 1907.
Está situada no número 92 do Passeig de Gràcia, no bairro Eixample, de Barcelona na Catalunha.
Se não conhece este edifício, não deixe de ver a apresentação abaixo.
É uma outra hipótese de conhecer um pouco mais da cidade de Barcelona!