sábado, novembro 10, 2018

Recantos de Lisboa

"Recantos de Lisboa, humildes e garridos,
Becos sem ter saída, escadas em pendor;
Travessas de estreiteza e prédios aluídos
Onde destacam mais malva-rosas em flor.

Ó roupa remendada, a ondular à brisa:
Humílima visão de bizarras bandeiras.
Mansardas que um craveiro ardente aromatiza
E onde dormem, sonhando, as pobres costureiras!

Recantos de Lisboa, onde há gente que vive
Do parco amealhar da féria, dia a dia;
Em um dos quais morreu um grande Amor que tive!
(Só na morte fugiu do beco onde vivi...)

E na sua varanda, agora que a deixou,
Continuam em fila os vasinhos festeiros...
Mas a sua roupita é que não mais voltou
A tremular ao sol por cima dos craveiros!"
Rodrigo de Mello - (1911 - 1952)

sexta-feira, novembro 09, 2018

As Hortas





Bulhão Pato, boémio, intelectual e gastrónomo, escreveu no fado "As Hortas":
"Aos Domingos à tardinha
Quem não foi fora de portas
Não conhece a felicidade
De comer peixe nas hortas"



quinta-feira, novembro 08, 2018

Aventuras de Basílio Fernandes Enxertado

Aventuras de Basílio Fernandes Enxertado é uma novela de Camilo Castelo Branco.
Sinopse:
"Basílio Fernandes é um sujeito de trinta e sete anos, com senso comum, engraçado a contar histórias de sua vida, ativo negociante de vinhos no Porto, amigo do seu amigo, e bastante dinheiroso - o que é melhor que tudo já dito e por dizer.
Seu pai chamou-se José Fernandes, por alcunha o Enxertado. Pegou-lhe a alcunha, porque, sendo ele natural de uma aldeia daquele nome em Trás-os-Montes, quando já era caixeiro, muitas vezes dizia aos seus companheiros de passeata, aos domingos: «O Porto é boa terra; mas lá como o Enxertado ainda não pus os olhos noutra!». A caixeirada, menos sensível à saudade das suas aldeias, ria do moço, e, por mofa, lhe chamava o Enxertado, alcunha que ele ajuntou ao seu nome com honras de apelido."

Camilo Castelo Branco, nesta divertida novela, descreve magistralmente a ida às horta e aos retiros que não mais eram que passeios lúdicos e familiares, da seguinte forma:
"Chegados ao quintalejo, onde se comia o peixe frito, abancavam debaixo de um parreira, em cujos troncos as matronas penduravam as mantilhas cuidadosamente dobradas pelo festo, e eles as casacas com igual esmero.

Depois vinha a bandeja vidrada do sável, regulando as duas postas por cabeça, e um alguidar de alface, que as esposas temperavam, e os maridos mexiam, dizendo cada um o seu anexim, sempre o mesmo, a respeito da salada, por exemplo: "quer-se temperada por um cego", e o outro infalivelmente ajuntava "e mexida por um doido". E com isto se riam até dizerem que já lhes doíam as barrigas.

A caneca  de vinho era comum dos seis. Os meninos limpavam os beiços para beberem, como é de razão que faça toda a gente. (...) Esta alegre cena repetia-e sempre, quatro vezes por mês desde Março até Setembro (...)".

quarta-feira, novembro 07, 2018

O Que é o Nomadismo Digital?

Agora que estamos na semana em que se realiza em Lisboa a Web Summit, nada como falar do Nomadismo Digital.
Nomadismo digital é o nome dado ao estilo de vida de quem tem uma atividade profissional que pode ser feita de qualquer parte do mundo.
O nomadismo digital é uma tendência crescente porque cada vez mais pessoas têm adotado este estilo de vida, graças ao desenvolvimento e crescimento da internet. Com um trabalho que pode ser feito a partir de casa ou de qualquer lugar do mundo, muitos destes trabalhadores aproveitam para viajar ou mudar para cidades que gostem mais.
Os nómadas digitais saltitam de cidade para cidade, de país para país, conforme lhes apetece, enquanto vão trabalhando, numa startup ou por conta de outrem.
As vantagens do nomadismo digital são: a liberdade local; horários flexíveis, trabalhar em algo que dê mais prazer e sem sombra de dúvida a melhor qualidade de vida.
As 10 melhores cidades para os Nómadas Digitais são:
1. Berlim
Berlim é uma cidade jovem, vibrante, cheia de gente criativa e de arte. Berlim é um dos centros europeus das startups, pelo que atrai muitos nómadas digitais.

2. Lisboa
Portugal e Lisboa estão na moda pelo que têm atraído muitos jovens empreendedores, estudantes e nómadas digitais. Lisboa, para além do clima ameno é uma das cidades mais baratas para se viver na Europa.

3. Sófia
Sófia, a capital da Bulgária, é uma das cidades do leste da Europa que atrai cada vez mais jovens criativos. O leste europeu é conhecido por ser mais barato do que o resto da Europa e Sófia possui uma cultura de coworking muito bem pensada e que funciona.

4. Praga
É uma cidade bonita, cheia de arte e história. Uma cidade barata, com boa qualidade e velocidade de Internet.

5. São Francisco
São Francisco é a cidade mais criativa dos Estados Unidos e por isso sempre atraiu e continua a atrair pessoas criativas. O único problema é que é uma cidade cara, mas, fica muito perto do Silicon Valley, onde existem cidades menores, mais baratas e tão apaixonantes quanto São Francisco.

Lisboa
6. San Diego
San Diego é uma cidade americana, muito mais em conta, com clima ameno e com praia e vida saudável o que a torna uma delícia para viver. Atualmente, os Estados Unidos é o país com a maior quantidade de pessoas a trabalhar como nómadas digitais e muitos deles vivem em San Diego, em busca de mais qualidade de vida e oportunidades de trabalho.

7. Vancouver
Vancouver é uma das cidades mais amigáveis para os estrangeiros. Jovem, criativa e em busca de gente que quer empreender, a cidade é linda, extremamente segura e cheia de lugares incríveis para os nómadas digitais.

8. Chiang Mai
Se quer ser nómada digital na Ásia, então Chiang Mai é o destino perfeito. A cidade, tem um bom clima, baixo custo de vida, ótima Internet, pessoas simpáticas, e a maior concentração de nómadas digitais do mundo!

Chaiang Mai
9. Bali
Se gosta de praia e natureza, Bali é o destino perfeito. A cidade é barata e oferece uma ótima qualidade de vida, para além de que a comunidade empreendedora de jovens criativos tem vindo a crescer cada vez mais.

10. Florianópolis
Florianópolis (ou Floripa), no Brasil, é a cidade perfeita para os nómadas digitais. A cidade é mais barata do que São Paulo e Rio de Janeiro e mistura natureza e urbanismo na dose certa.

terça-feira, novembro 06, 2018

A Equação de Al Khawarizmi

Al Khawarizmi é considerado o fundador da Álgebra, mas talvez seja mais conhecido como aquele que melhor definiu em poucas palavras, o ser humano.
Al Khawarizmi
Perguntaram a este grande matemático árabe o que ele achava sobre o ser humano. Al Khawarizmi respondeu :
- "Se tiver Ética, ele é  1;
- Se também for Inteligente, acrescente 0 e será 10;
- Se também for Rico, acrescente mais um 0 e será 100;
- Se também for Belo, acrescente mais um 0 e será 1000.
Mas... se perder o 1, que corresponde à Ética, então perderá todo o seu valor e restarão apenas os zeros."

segunda-feira, novembro 05, 2018

A Terra Treme

Hoje, pelas 11h05,  realiza-e o exercício nacional A TERRA TREME .
"Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.
Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.
Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Lisboa, é uma delas.
Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?
Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais.  Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL! "

domingo, novembro 04, 2018

Sabores de Outono

Com o Outono chegam os dias mais curtos e escuros. Mas, o Outono traz consigo, também, uma grande variedade de produtos que lhe permitirão ou recordar os sabores da infância ou experimentar novos sabores.
Já está com apetite? Então leia o resto deste post.

A carne de caça está entre as propostas gastronómicas para esta estação. O javali, o pombo, o faisão, as perdizes ou o veado, são algumas das hipóteses.
Contudo, pode optar por coisas mais simples como o pato, o galo, as alheiras de caça, o cabrito, o leitão, o coelho, o borrego, a vitela (osso bico ou o rabo de boi) ou o porco. Para já não falarmos dos pratos de peixe, de marisco ou de bacalhau.

Mas, a viagem gastronómica pode prosseguir com um regresso à terra, onde os tubérculos, os frutos secos (nozes, castanhas e amêndoas), as raízes e os cogumelos são as estrelas principais.

Nas sobremesas, o destaque vai para o requeijão com doce abóbora, a castanha assada, as broas dos santos, o leite creme, o pudim Abade de Priscos, os ovos moles, entre muitas outra sugestões, não esquecendo, também, os nossos belíssimos vinhos, queijo e licores.

Com votos de bom apetite, fique agora com uma receita de Arroz de Míscaros, que é um prato típico de outono da Beira Alta.
Arroz de Míscaros

Ingredientes (6 pessoas):

2 kg de míscaros
1 dl de azeite
50 g de manteiga ou margarina
4 dentes de alho
1 cebola
1 salpicão médio
400 g de arroz
1 l de água
1 cubo de caldo de galinha
pimenta
sal
salsa picada



Preparação:
Lave muito bem os míscaros para lhes tirar toda a areia e corte-os em bocados. Deite o azeite e a manteiga num tacho de ferro, ou de barro, e leve ao lume com os alhos esmagados.

Deixe estalar (sem queimar), junte a cebola picada e deixe cozer suavemente até a cebola estar macia.
Adicione o salpicão cortado em cubos, aumente um pouco o calor e deixe alourar bem a cebola.
Introduza o arroz e os míscaros e mexa para o arroz absorver a gordura. Regue com a água a ferver e adicione o cubo de caldo de galinha.

Tempere com pimenta e rectifique o sal. Coloque o tacho no forno já quente (225° C) e deixe cozer durante 15 minutos.
Na altura de servir, polvilhe com a salsa picada.