sábado, novembro 04, 2023

Como Estar Chique No Inverno?

Saiba que peças deve ter no seu armário para ficar chique no inverno, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha.

Nos dias frios, algumas peças adicionadas ao seu look, conseguem deixá-la muito mais elegante. E com certeza, já tem no seu armário algumas dessas peças. Então é só usá-las e arrasar na moda outono inverno 2023!

sexta-feira, novembro 03, 2023

O Hino Dos Mineiros

Ouça o comentário do historiador brasileiro, Johnny do Carmo, acerca do Hino Dos Mineiros do Grupo Coral De Aljustrel.

O Grupo Coral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira é um dos grupos corais de Cante Alentejano mais antigos de Portugal.

Nas Minas de Aljustrel
Trai larai larai lai lai la
Morreram muitos mineiros, vê lá
Vê lá companheiro, vê lá
Vê lá como venho eu
Morreram muitos mineiros, vê lá
Vê lá companheiro, vê lá
Vê lá como venho eu
Lai larai larai lai lai la

Trago a cabeça aberta
Trai larai larai lai lai la
Que me abriu uma barrena, vê lá
Vê lá companheiro, vê lá
Vê lá como venho eu
Que me abriu uma barrena, vê lá
Vê lá companheiro, vê lá
Vê lá como venho eu
Lai larai larai lai lai la

Trago a camisa rota
Trai larai larai lai lai la
E sangue de um camarada, vê lá
Vê lá companheiro, vê lá
Vê lá como venho eu
E sangue de um camarada, vê lá
Vê lá companheiro, vê lá
Vê lá como venho eu
Lai larai larai lai lai la


Santa Bárbara bendita
Trai larai larai lai lai la
Padroeira dos mineiros, vê lá
Vê lá companheiro, vê lá
Vê lá como venho eu
Padroeira dos mineiros, vê lá
Vê lá companheiro, vê lá
Vê lá como venho eu
Trai larai larai lai lai la

Lai larai larai lai lai la
Lai larai larai lai lai la
Lai larai larai lai lai la

quinta-feira, novembro 02, 2023

Khajuraho e os Templos Eróticos

Khajuraho é uma pequena cidade (com cerca 8000 habitantes) no estado de Madhya Pradesh, situada a cerca de 620 km a sudoeste de Deli. O termo Khajuraho poderá derivar da palavra Hindi khajur que significa Tamareira.

Khajuraho é hoje um dos mais populares destinos turísticos na Índia. A presença do maior grupo de templos Hindus medievais, famosos pelas suas esculturas eróticas, atrai gente de todo o mundo. Khajuraho serviu de capital religiosa à dinastia hindu Rajput dos Chandelas, que controlou esta parte da Índia entre o século X e o século XII, os quais seriam seguidores do culto tântrico.

O conjunto de templos (classificado pela UNESCO como Património Mundial), espalhados numa área de cerca de 21 km², foi construído ao longo de cem anos, desde o ano 950 até ao ano 1050. Os templos de Khajuraho, construídos através de superestruturas em espiral, enquadram-se no estilo Shikhara dos templos do norte da Índia e por vezes à planta ou esquema Panchayatana. Este conjunto é dotado de uma área central protegida por uma muralha com oito portões, cada um dos quais com duas palmeiras de ouro. Na época áurea da cidade, contavam-se mais de 80 templos, dos quais apenas 22, pertencentes tanto ao hinduísmo como ao jainismo, se encontram em estado de razoável conservação.

Alguns templos são dedicados ao panteão Jain sendo os restantes dedicados a divindades Hindus - destacando a Trindade Brahma, Vishnu e Shiva, e a várias outras formas Devas. Estes templos foram construídos para lembrar a todos os que acreditam na plenitude da vida que o caminho para o Nirvana se faz utilizando todos os sentidos.

Os templos Panchayatana eram dotados de quatro salas de culto nos quatro cantos e uma sala principal no centro do pódio que consistia a sua base. Os templos eram agrupados em três divisões geográficas: oriental, ocidental e sul.

Na visita aos Templos Eróticos da dinastia Chandela, deve dar particular destaque aos grupos Oriental e Ocidental: Templo Mahadeva, Chatrabhuj, Parswanath e Ghantai

Este conjunto de templos é um exemplo da ligação entre a religião e o erotismo e, uma excelente demonstração dos estilos arquitetónicos da Índia, que ganharam popularidade devido à representação lasciva de alguns aspectos da forma de vida tradicional, durante a época medieval naquela região. 

Os elementos eróticos estão presentes apenas em cerca de dez por cento de todas as esculturas, representando cenas de erotismo ou sexo entre figuras humanas e não entre divindades. As restantes esculturas representam situações da vida social da altura, como são os exemplos das esculturas que representam mulheres a colocar maquilhagem, músicos, oleiros, camponeses, etc. Todas estas representações estão fora das zonas sagradas dos templos, alertando o visitante crente que deveria tomar os Deuses como o ponto central da vida.

Estes templos estiveram esquecidos durante mais de 700 anos. Foram redescobertos durante o século XIX, tendo sofrido bastante com o crescimento da selva circundante, que causou prejuízos a alguns dos monumentos. O declínio económico e financeiro dos Chandelas Rajputs é tido como a principal razão para o abandono do local, como centro de culto e de vida social, sendo a principal causa da deterioração provocada pela ação dos elementos da natureza sobre os monumentos.

Se quiser aprofundar mais este assunto não deixe de ver os vídeos que se seguem. 

Não perca! Aqui vai o primeiro.

Agora o segundo.
E ainda o terceiro..

quarta-feira, novembro 01, 2023

Dia de Todos-os-Santos

Supõe que morri
Não sou de cá.
O que me dizem estranho
E ouço o que não há.
Assim, talvez, como estrangeiro,
Encontres palavras que me interessem,
Saibas dar-me o que me tarda…
coisas perdidas que procuro
e talvez se possam dar
aos que partiram e esqueceram
e, por isso,
se lhes oferece o resto de tudo
sem mesmo se saber
que alguma coisa é dada.

(Aos mortos se escreve também algumas vezes).

Supõe que morri e diz
todas as verdades que se dão aos mortos
o que se confessa a quem não ouve
e espera resposta de ninguém …

Dizem que os deuses morreram:
Sou da raça deles
à espera de Deus.
José Blanc de Portugal

terça-feira, outubro 31, 2023

Broas dos Santos

Assinalando esta época do ano, aqui lhe deixo mais uma receita de Broas dos Santos, retirada do livro: Festas e Comeres do Povo Português (Editorial Verbo).

Ingredientes:

1,5 kg de abóbora-menina
1 kg de farinha de trigo
0,5 kg de farinha de milho
30 grs de fermento de padeiro
250 grs de açúcar escuro
1 colher de sopa de sementes de erva-doce
1/2 colher de sopa de canela
50 grs de nozes
50 grs de pinhões
50 grs de passas
1 pau de abóbora coberta
sal

Confecção:

Coze-se a abóbora num pouco de água com sal, escorre-se e esmaga-se. Reserva-se a água.
Peneiram-se as farinhas para uma tigela.
Dissolve-se o fermento em 1 dl de água fria e junta-se as farinhas, amassando sempre vigorosamente, vão-se juntando a abóbora e o açúcar.
Se for necessário, junta-se parcimoniosamente água de cozer a abóbora.

Quando a massa tiver uma consistência bem elástica, põe-se a levedar em local temperado.
Estando a massa levedada, adicionam-se a erva-doce e a canela, as frutas em bocadinhos, sendo as passas e a abóbora previamente passadas por água morna e enxutas.
Tem-se uma tigela pequena com cerca de 10 cm de diâmetro, deitam-se dentro um pouco de farinha de trigo e um bocado de massa.
Molda-se esta em bola, rodando a tigela.
Dispõem-se as broas em tabuleiros untados com azeite e levam-se a cozer em forno bem quente (200º a 220 ºC) durante 30 a 40 minutos

segunda-feira, outubro 30, 2023

As Cotswolds

As Cotswolds são uma cadeia de pequenas colinas no centro da Inglaterra. A região está classificada como Area of Outstanding Natural Beauty (Área de Destacada Beleza Natural). O seu ponto mais alto é Cleeve Hill, à altitude de 336 m.

As Cotswolds encontram-se nos condados de Oxfordshire, Gloucestershire, Wiltshire, Somerset, Warwickshire e Worcestershire. É nesta região que se encontra a nascente do rio Tamisa.

Situada a apenas 2 horas a oeste de Londres, umas das mais belas regiões da Inglaterra, estende-se da cidade de Bath a sul até Chipping Campden a norte, e tem um comprimento de 150 km e largura de 40 km.

O conjunto de 113 cidades e vilas cercadas por pastagens verdes é a escolha ideal para quem procura férias mais lentas num cenário incrível. Tem sido, também, um lugar de residência muito cobiçado. Longe das minas de carvão e das grandes cidades, a região escapou aos efeitos da industrialização, e o seu modo de vida rural foi preservado. As moradias feitas de calcário amarelado com floreiras penduradas nas janelas dão todo um charme especial a esta região repleta de trilhos e estradas para serem desvendados.

Várias colinas a oeste são coroadas por fortes e há muitos vestígios da pré-história, incluindo cemitérios, com túmulos do Neolítico e da Idade do Bronze.

domingo, outubro 29, 2023

7 Provérbios Portugueses

 Aprenda Português Europeu através de conteúdos interessantes e autênticos!

Assista hoje a mais um vídeo do Portuguese With Leo, onde Leonardo Coelho lhe dá a conhecer sete provérbios portugueses.

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja.