sábado, maio 20, 2023

Nova Déli: O Mundo Segundo os Brasileiros

Passeie por Nova Déli (Índia), sem sair de casa, através do programa televisivo O Mundo Segundo os Brasileiros.

Nova Déli é a capital da Índia. Com uma área total de 42,7 km², Nova Déli situa-se junto ao rio Jumna, a 1280 km de Calcutá, no Noroeste da Índia, e atualmente serve como sede do Governo da Índia, da República da Índia, além do governo do território da capital nacional.

Projetada pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens, a cidade é conhecida pelas suas alamedas amplas e cercadas por árvores, e por ser sede de diversas instituições e monumentos nacionais. De 1911 até à proclamação da independência da Índia em 1947, a cidade era a capital e centro administrativo da colónia e desde então manteve esse estatuto.

A série televisiva "percorre os principais roteiros turísticos do mundo, lugares muitas vezes longínquos, pouco explorados e repletos de descobertas e contrastes. África, Ásia, Oceania, Europa e Américas: a cada destino uma nova aventura, narrada por personagens reais em tom documental e quase autobiográfico. A cada novo episódio, as várias facetas de uma mesma cidade, com dicas, roteiros, histórias e revelações emocionantes."

Ora veja!

sexta-feira, maio 19, 2023

Carapinhada de Ananás

 Sabe o que é que é uma  "carapinhada"?  

De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa uma carapinhada é uma bebida nevada, formando flocos ou bebida nevada coalhada no gelo, como limonadas, etc.; ou sorvete crespo no gelo.

"Depois pelas 3 horas da tarde, passam os negociantes para a sua "Praça" e no Verão ali descansam a tomar uma "carapinhada"( 1 ), ou uma pirâmide de sorvete de morango e leite. Mais à tarde e à noite era sítio deserto.

Apesar da boa fama da "NEVE" do MARTINHO, assegura CASTILHO que não foi ele o primeiro a usar este método na Capital conforme muitos têm essa ideia. Assim a neve usava-se no passado regime, para preparo de muitos produtos culinários, como hoje se usa neste clima que tanto precisa, às vezes de correctivos aos excessos". in: https://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.com/2014/10/terreiro-do-paco-xi.html

Agora que estamos a aproximar-nos do verão já apetecem bebidas frescas. Deixo-lhe aqui, então, uma receita de Carapinhada de ananás e nos 2 links a seguir, pode também ver as receitas de uma Carapinhada de laranja e outra de melancia.

Ingredientes:
Ananás de grandeza média - 1
Limão - 1
Açúcar pilado - 250 g
água para diluir - q. b.

Preparação:
Corta-se o ananás, depois de descascado, em fatias delgadas e estas em pequenos bocados, que se vão lançando numa vasilha de loiça, sucessivamente polvilhados com açúcar e regados com o sumo de limão. Deixa-se repousar esta mistura por algumas horas, e, passadas elas, escorre-se em primeiro lugar o líquido que estiver no fundo da vasilha, pisa-se a parte sólida numa almofariz de vidro, e coa-se o sumo resultante. O liquido obtido dilui-se com água, conforme se quiser uma carapinhada mais ou menos rica, e leva-se à sorveteira até adquirir o grau de resfriamento conveniente.

quinta-feira, maio 18, 2023

Os pássaros nascem na ponta das árvores

Os pássaros nascem na ponta das árvores 
  As árvores que eu vejo em vez de fruto dão pássaros
  Os pássaros são o fruto mais vivo das árvores 
  Os pássaros começam onde as árvores acabam
  Os pássaros fazem cantar as árvores
  Ao chegar aos pássaros as árvores engrossam
  movimentam-se 
  deixam o reino vegetal para passar a pertencer ao
  reino animal 
  Como pássaros poisam as folhas na terra 
  quando o outono desce veladamente sobre os campos 
  Gostaria de dizer que os pássaros emanam das árvores 
  mas deixo essa forma de dizer ao romancista 
  é complicada e não se dá bem na poesia 
  não foi ainda isolada da filosofia 
  Eu amo as árvores principalmente as que dão pássaros 
  Quem é que lá os pendura nos ramos? 
  De quem é a mão a inúmera mão?
  Eu passo e muda-se-me o coração
Ruy Belo

quarta-feira, maio 17, 2023

I've Been Loving You Too Long

Ouça Otis Redding em I've Been Loving You Too Long.
Otis Redding (1941 - 1967) foi um cantor e compositor norte-americano. Ele é considerado um dos maiores cantores da história da música popular americana e um artista de referência no soul e no rhythm and blues.

I've been loving you
Too long
To stop now

You are tired
And you want to be free
My love is growing stronger
As you become a habit to me
Ooh, I've been loving you
Too long
I don't wanna stop now, oh

With you my life
Has been so wonderful
I can't stop now

You are tired
And your love is growing cold
My love is growing stronger
As our affair, affair grows old
I've been loving you
Oh, too long
To stop now, oh, oh, oh

I've been loving you
A little too long
I don't wanna stop now
Oh, oh
Don't make me stop now
Oh, baby
I'm down on my knees
Please, don't make me stop now

I love you
I love you
I love you with all my heart
And I can't stop now
Please, please
Please don't make me stop now
Talkin' 'bout heart and soul...

terça-feira, maio 16, 2023

A Vila Santos

 A Vila Santos situada no coração das Avenidas Novas, é um dos raros exemplos na zona, onde se construíam casas particulares abastadas ou prédios de rendimento, destinados a famílias com algumas posses.

Fica no Campo Pequeno, foi construída entre 1930 e 1931 e é da autoria do arquiteto Francisco dos Santos (conheça aqui a sua história). Foi a última vila operária a ser construída em Lisboa. 

Vila operária composta por dois edifícios retangulares idênticos e paralelos entre si, com seis blocos, que abrem para um pátio comum ajardinado, com acesso por portal e possuindo fachada pública de aparato, formando três pisos, com lojas no inferior e com funções residenciais nos pisos superiores. 

O acesso ao interior da Vila é efetuado, por uma escadaria, através de um portão em ferro forjado, com arco de volta perfeita, em cantaria, encimado por grinaldas e pequeno frontão triangular com pináculos.

segunda-feira, maio 15, 2023

Os Vestidos Brancos

Saiba o como usar um vestido branco, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

No vídeo de hoje Luciane Cachinski fala-lhe sobre os vestidos brancos e como podem ser usados em diferentes ocasiões.

 Acredite que um vestido branco pode ser usado quer no seu dia a dia quer em várias ocasiões. Esta é uma peça muito versátil que traz elegância e estilo ao seu look.

Estes vestidos podem feitos de seda, algodão, cetim, bordado inglês ou guipur, podem ser justos ou largos, transparentes ou rendados, podem ser estampados ou lisos, com ou sem gola, podem ter alcinhas ou folhos, podem ter decotes variados e comprimentos diferentes: mini, midi e maxi. Também tem a opção dos franzidos e dos plissados, com bainhas, com mangas curtas ou compridas e com detalhes em renda ou laços, etc.

Além disso com estes vestidos, para dar um toque especial ao look, pode usar faixas e cintos, ou seja, ao juntar alguns acessórios pode dar-lhes um toque de sofisticação.

Veja o vídeo abaixo que lhe mostra diferentes estilos, como por exemplo os elegantes, os casuais, os formais e os luxuosos, de forma a atender às necessidades das mulheres em diferentes ocasiões (como por exemplo, em vários tipos de cerimónias, festas e eventos e ainda para as noivas). Estes vestidos também são perfeitos para as diferentes estações do ano, como verão, inverno, primavera e outono. Se você quer um vestido branco básico ou atemporal, ou algo mais moderno e contemporâneo, com certeza encontrará, neste vídeo, algo que se adapte ao seu estilo e personalidade. Aproveite também as dicas de moda feminina que ele lhe sugere!

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja.

domingo, maio 14, 2023

Bagulho

Bagulho é um vocábulo que o português de Portugal quase esqueceu, mas, que no Brasil ainda é muito usado e tem vários significados.

De acordo com o Dicionário Priberam, Bagulho pode significar:

  • Grão ou semente da uva, do tomate, etc. = GRAINHA;
  • Montão de bagos pisados;
  • Bago da romã;
  • (Portugal, Informal) - Dinheiro. = BAGALHOÇA;
  • (Brasil, Informal) -  Coisa muito usada ou de pouco valor. = CACARECO, CACARÉU, TRASTE;
  • (Brasil, Informal) - Droga obtida a partir de folhas, flores e ramos secos do cânhamo-indiano, que produz sonolência ou outras alterações do sistema nervoso central. = MARIJUANA;
  • (Brasil, Informal) - Cigarro de haxixe ou marijuana. = BASEADO.
Contudo, para nos recordarmos da existência desta palavra não basta ir ao dicionário. Se passearmos por algumas cidades e vilas portuguesas a toponímia recorda-nos alguns destes vocábulos. Foi o que me aconteceu em Évora enquanto me passeava pelas suas ruas. De repente, literalmente tropecei na "Travessa do Bagulho".