sábado, setembro 25, 2021

O Pão de Ló

O Pão de Ló, é um bolo (por vezes, pode ser considerado um doce) criado pelo cozinheiro genovês Giovan Battista Cabona que, na sua receita original, era elaborado com ovos, açúcar e farinha de trigo e sem fermento.

Na Itália, o doce chama-se Pan di Spagna, em homenagem ao rei Fernando VI de Espanha, porque Giovan Cabona, enviado a Espanha  presenteou o rei espanhol, por ocasião de um banquete, com um bolo extremamente leve que designou com este nome em homenagem à corte espanhola da época.

A inovação dessa receita é justamente o modo de preparação da massa a frio e rica em ovos, com todos os ingredientes adicionados num recipiente e depois cozinhados em banho-maria. Com os anos, essa técnica de preparação foi abandonada.

A primeira receita portuguesa escrita com o nome de pão de ló apareceu no Caderno de Receitas da Infanta D. Maria, mas que em nada se assemelhava ao bolo que conhecemos. Mais tarde, Lucas Rigaud no seu livro "Cozinheiro Moderno" (1780) apresenta uma receita de Pão de Ló ou Bolo de Sabóia, que já se pode associar ao fofo e leve bolo que apreciamos nos dias de hoje.

Em Portugal, existem versões (mais ou menos húmidas) modificadas da receita de pão de ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar (reconhecido a nível nacional e internacional, este doce garantiu a proteção internacional da sua denominação de origem), o de Rio Maior, o de Guimarães, o de Margaride (Felgueiras) e o de Arouca (preparado e vendido desde 1840).

Ainda em Portugal, existe uma versão não original da receita, chamado "pão de ló à brasileira", totalmente diferente do original tradicional, principalmente por levar muito menos ovos.

O bolo mais parecido com o pão de ló da culinária da Inglaterra e outros países de idioma inglês, incluindo a culinária dos Estados Unidos, é o sponge cake.

Os primeiros portugueses que chegaram ao Japão no século XVI levaram consigo a receita de pão de ló português chamado Bolo Castella, que se tornou num dos doces mais típicos do Japão, o Kasutera.

Agora deixo-lhe a receita de um inusitado pão de ló que não leva farinha e que foi publicado no blogue As Receitas da Avó Helena e que terá sido publicada em 1908 em Azulejos : semanario illustrado de sciencias, lettras e artes. Ano 1, série 1, n.º 18, 20 de Janeiro de 1908, pág. 7

Bolo Castella (Kasutera)
Ingredientes: 

1 dúzia de ovos, 
500 gr de açúcar refinado 
1 chávena de queijo ralado.

Preparação:

Separam-se as gemas das respetivas claras, batem-se muito bem as primeiras com o açúcar, juntando-lhe depois as claras que devem ter sido também muito batidas, até ficarem como neve, por último adiciona-se-lhe o queijo e vai ao forno em forma untada com manteiga.

Nada como experimentar fazer e provar.

sexta-feira, setembro 24, 2021

O Poço de Barhout

O Poço de Barhout (no Iémen) ou "Poço do Inferno", como é conhecido popularmente, é um buraco de 30 metros de largura, localizado no solo do deserto da província oriental de Al-Mahra, a cerca de 1.300 km a leste da capital do país, Sanaa, e próximo da fronteira com Omã tem cerca de 112 metros de profundidade e, de acordo com alguns relatos, exala odores estranhos.

É um lugar misterioso, há muito tempo objeto de mitologia e folclore, que tem, por isso, impressionado geólogos e curiosos.

Uma equipa de espeleólogos de Omã fez, recentemente, o que se acredita ser a primeira descida ao fundo do lendário Poço de Barhout. 

A Equipa de Exploração de Cavernas de Omã desceu até às suas profundezas, mas não encontrou nenhum sinal do sobrenatural. No seu interior, havia cobras, animais mortos e pérolas.

quinta-feira, setembro 23, 2021

O Ciclo da Vida

O ciclo da vida humana, com muita arte!

Não deixe de ver o vídeo que lhe proponho hoje.

Vale mesmo a pena. 

Ora veja!

quarta-feira, setembro 22, 2021

Aonde

Retrato de Graça Martins

Aonde teus passos me levam,

aí, o voo segue da noite.


Escrevo as linhas do percurso, e

toco, a teu lado, entre fetos e

urtigas, a câmara escura da casa.


Rasga o comboio os campos manchegos,

com uma toalha húmida e 

um livro aberto, a cobrir a nudez que

sofremos.


E desenhas o mapa dos líquenes, e

aprendes, a meu lado, sobre o esqueleto

dos reis, a aresta antiga das

torres.


Aonde os anjos escalam o oiro das uvas,

aí, o horizonte morre da manha.

Mário Cláudio - Doze Mapas, (Poesia Reunida 1969-2019)

terça-feira, setembro 21, 2021

Um Fio de Baba Escarlate

"Um Fio de Baba Escarlate", é um filme do realizador Carlos Conceição. Este é o primeiro de 3 filmes de uma hora que satirizam um submundo ficcional na Lisboa de hoje. 

Foi premiado com o Méliès de Prata na 14ª edição do Festival Europeu de Cinema Fantástico de Estrasburgo, que decorreu de 10 a 19 de setembro. O Festival Europeu de Cinema Fantástico de Estrasburgo é uma importante plataforma para o cinema fantástico e um dos eventos do género de maior destaque da Europa.

"Um Fio de Baba Escarlate" é produzido pela Mirabilis, contanto ainda com a fotografia de Vasco Viana e a participação dos atores Matthieu Charneau, Joana Ribeiro, João Arrais, Leonor Silveira e Teresa Madruga.

Carlos Conceição, natural de Angola, é licenciado em cinema pela ESTC de Lisboa, e em Literatura Inglesa do Romantismo. A sua primeira curta-metragem, "Carne" (2010), foi premiada com o prémio Novo Talento no Indie Lisboa em 2010.

Sinopse:

O filme (escrito, realizado e produzido por Carlos Conceição) segue a vida pacata de um serial killer em Lisboa, que é abalada quando um incidente insólito o transforma subitamente numa estrela das redes sociais. 







domingo, setembro 19, 2021

Que Combinações Fazer Com o Verde Militar?

Saiba Que Combinações Fazer Com o Verde Militar vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha.

Esta cor da moda ainda é um tabu para muitas mulheres sobretudo na altura de escolher um look e de fazer combinações. Este vídeo mostra-lhe como este tom de verde é fácil de combinar. 

Não perca. Olhe que vale mesmo a pena.