sábado, abril 17, 2021

Não confundas o amor...

O Aniversário (Chagall, 1915)

Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. (...) 

Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.

Antoine de Saint-Exupéry

sexta-feira, abril 16, 2021

Botero

Piquenique

Fernando Botero  (19 de abril de 1932) é um artista plástico colombiano.  O estilo figurativo que o  caracteriza é chamado por alguns de "Boterismo", o que lhe dá uma identidade inconfundível.

As suas obras destacam-se sobretudo pelos personagens volumosos. Este estilo consagrou-o mundialmente tanto nas suas pinturas e desenhos, como também nas esculturas. Percebe-se a sua escultura como uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.

Botero começa a vender os seus primeiros desenhos, aos 15 anos. Contudo, realizou a sua primeira exposição em 1951, em Bogotá.

Em 1952, Botero viajou para a Espanha e ingressou na Academia de San Fernando de Madri, além de frequentar o Museu do Prado, onde estudava e copiava as obras de Diego Velásquez e Francisco de Goya.  Aqui expôs aos mestres espanhóis o seu interesse por arte pré-colombiana, pela arte colonial espanhola e pelos temas políticos do muralista mexicano Diego Rivera.

Entre 1953 e 1955 viajou pela França e Itália, onde em Florença, na Academia de San Marco, estudou História da Arte, pintura e as técnicas dos afrescos do Renascimento italiano, que influenciaram as suas obras.

Mona Lisa

De volta à Colômbia, em 1955, Botero participou da exposição na Biblioteca Nacional. No ano seguinte viajou para o México, quando estudou os murais dos artistas Diego Rivera e José Clemente.

Em 1961 fixou residência em Nova Iorque. Foi aí que começou a ampliar o volume dos seus personagens. Em 1965 abriu um estúdio na cidade. É desse período a obra "Mona Lisa" (1963), uma releitura da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci e a releitura da famosa obra de Jan van Eyck, "O Casal Arnolfini".

A partir daí, passa a realizar exposições por todo o mundo, tendo como eixo Paris, Bogotá e Nova York. É só em 1973, em Paris, que cria a sua primeira escultura (em Lisboa, no Parque Oeste, existe uma escultura deste artista).

É considerado um artista bastante politizado, sobretudo pela preocupação que demonstra com a violência na América Latina. Essa preocupação está refletida nas suas obras. A sua exposição "Dores da Colômbia" conta com 67 obras, com 36 desenhos, 25 pinturas e seis aquarelas. Nela, o artista coloca em evidência a violência causada pelos conflitos envolvendo os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), exército e os grupos paramilitares.

Se quiser conhecer mais alguma coisa acerca da obra de Botero não deixe de ver o vídeo abaixo.

quinta-feira, abril 15, 2021

Vamos até Metekhi?

 Metekhi  é um bairro histórico da cidade de Tbilisi, capital da Geórgia.

Este bairro localiza-se num penhasco elevado com vista para o rio Mtkvari. O bairro abriga a Igreja da Assunção de Metekhi

A igreja de Metekhi é uma igreja de cúpula cruzada, embora este estilo fosse mais comum durante a Idade Média. É feita de tijolos e pedra trabalhada. Os restauros dos séculos XVII, XVIII e XIX empregaram principalmente tijolos. A fachada é geralmente lisa, com elementos decorativos concentrados em torno das janelas das absides orientais. Faixas horizontais abaixo das empenas circundam os quatro lados e servem como um elemento unificador. O pórtico norte da entrada principal não é uma adição posterior, mas foi construído ao mesmo tempo que o resto da igreja.

A região onde se localiza a igreja foi uma das primeiras áreas habitadas no território da cidade. De acordo com relatos tradicionais, o rei Vakhtang I Gorgasali ergueu aqui uma igreja e um forte que servia também como residência de um rei; daí vem o nome Metekhi, que remonta ao século XII e significa literalmente "a área ao redor do palácio". 

A tradição diz, também, que este foi o local onde a mártir do século V, Santa Shushanik, foi enterrada. No entanto, nenhuma destas estruturas sobreviveu à invasão mongol de 1235.

A lenda refere também que, o penhasco de Metekhi, foi o local do martírio de Habo (século VIII), o santo padroeiro de Tbilisi . Uma pequena igreja em sua homenagem está a ser construída no sopé da falésia.

A falésia está ligada à margem direita oposta do rio Mtkvari, através de uma ponte de betão armado, que foi construída em 1951, no local das duas pontes mais antigas. Infelizmente, um complexo único de várias estruturas e edifícios que datavam dos séculos XVII a XIX foram destruídos durante a construção da ponte. Recentemente, o governo da cidade anunciou a sua intenção de restaurar esta parte da histórica da Velha Tbilisi, como era na primeira metade do século XX.

A Igreja da Assunção de Metekhi, que fica no topo da colina, foi construída pelo rei georgiano São Demétrio II por volta de 1278 - 1284 e é um exemplo incomum de igreja ortodoxa georgiana com cúpula (foi danificada e restaurada várias vezes, como já referi). 

O rei Rostom (r. 1633-1658) fortificou a área ao redor da igreja com uma forte cidadela guarnecida por cerca de 3.000 soldados. Sob o domínio russo (estabelecido em 1801), a igreja perdeu o seu propósito religioso e foi usada como quartel. 

A cidadela foi demolida em 1819 e substituída por um novo edifício que funcionou como prisão até à era soviética, e fechada apenas em 1938.

Durante o período soviético, o georgiano Lavrenti Pavlovich Beria pretendeu destruir a igreja também, mas encontrou uma oposição obstinada de um grupo de intelectuais georgianos liderados pelo pintor e colecionador de arte Dimitri Shevardnadze. Beria respondeu aos seus apelos solicitando que ele desistisse de seus esforços para salvar a igreja dizendo-lhe que seria nomeado diretor de um futuro museu. O artista recusou, foi preso e executado. O edifício, contudo, foi preservado. 

A estátua equestre do Rei Vakhtang I Gorgaslan, do escultor Elguja Amashukeli, foi erguida em frente à igreja em 1961.

No final da década de 1980, o patriarca católico de toda a Geórgia, Ilia II, lançou uma campanha  apoiada popularmente, com o objetivo de o estado devolver a igreja ao patriarcado georgiano. Um conhecido dissidente e futuro presidente da Geórgia, Zviad Gamsakhurdia, fez greve de fome para apoiar essa solicitação. Apesar da resistência inicial da liderança comunista local, a igreja voltou a funcionar em 1988.

quarta-feira, abril 14, 2021

Soneto LXVI

Não te quero senão porque te quero

e de querer-te a não querer-te chego

e de esperar-te quando não te espero

passa meu coração do frio ao fogo.


Quero-te apenas porque a ti eu quero,

a ti odeio sem fim e, odiando-te, te suplico,

e a medida do meu amor viajante

é não ver-te e amar-te como um cego.


Consumirá talvez a luz de Janeiro,

o seu raio cruel, meu coração inteiro,

roubando-me a chave do sossego.


Nesta história apenas eu morro

e morrerei de amor porque te quero,

porque te quero, amor, a sangue e fogo.

Pablo Neruda

terça-feira, abril 13, 2021

A Abadia de Northanger

 A Abadia de Northanger ou Northanger Abbey, é um romance da escritora inglesa Jane Austen, publicado postumamente em dezembro de 1817, e escrito entre 1798 e 1799.

Sinopse:

A obra descreve a vida social em Bath, que Jane Austen conhecera em 1797, e parodia os romances góticos, muito apreciados na época. A heroína, a jovem Catherine Morland, que imagina as suas aventuras sombrias em antigos castelos ou mosteiros de arquitetura gótica, acredita que pode viver um desses sonhos quando é convidada a permanecer na Abadia de Northanger.  Entre ela e Henry Tilney, o filho do proprietário do lugar, vai desenvolver-se um romance.

O confronto das ideias românticas de Catherine e a realidade, durante as suas discussões com Henry Tilney e com Eleanor, a irmã dele, faz com que a pouco e pouco ela ultrapasse a adolescência, o que pode ter transformado "Northanger Abbey" num romance de aprendizagem.

Em A Abadia de Northanger, além das características estilísticas de Jane Austen (ironia, discurso indireto livre) e o aspeto de paródia da obra, há também a crítica aos romances góticos no tocante à sua influência na imaginação fértil de meninas jovens, assim como uma defesa incondicional dos romances em geral, que na época eram principalmente escritos por mulheres e considerados um género de segunda categoria.

Esta obra, tal como algumas outras obras da autora, foi adaptada ao cinema.

segunda-feira, abril 12, 2021

Palavras russas e portuguesas parecidas





Veja mais um vídeo do Portuguese With Leo, onde o Leonardo Coelho continua a explicar porque é que o português parece russo (2ª parte), mostrando como há palavras russas e portuguesas parecidas.

domingo, abril 11, 2021

Porque é que o português parece russo?

Veja mais um vídeo do Portuguese With Leo, onde o Leonardo Coelho explica porque é que o português parece russo.
Selecionei dois comentários para que perceba o interesse que estes vídeos têm na aprendizagem da língua portuguesa.  
"Eu falo português do Brasil e ouvindo o Pavel tranquilamente diria que ele é de Portugal, português perfeito".
 "A minha língua natal é russa e posso confirmar que foi bastante fácil para mim aprender português europeu. Ainda não sou tão fluente como o Pavel, mais vou continuar a praticar pois gosto muito!

 Não perca esta oportunidade. É muito interessante mesmo!
Ora veja!