terça-feira, agosto 01, 2023

La Bamba

 


Com votos de umas excelentes férias de verão proponho-lhe que ouça o grupo Los Lobos em La Bamba.

Los Lobos é uma banda de rock mexicano-estadunidense, formada em Los Angeles na Califórnia, em 1973.  A sua música é altamente influenciada pela música country, folk, R&B e músicas tradicionais mexicanas e espanholas. Ganharam fama internacional quando gravaram uma versão da canção La Bamba, para o filme de mesmo nome sobre o cantor Ritchie Valens.

segunda-feira, julho 31, 2023

A Vida Fica Melhor...








Votos de excelentes férias e de um bom verão.

As Férias

Era uma rosa azul de água amarrada
um palácio de cheiros um terraço
e uma jarra de amigos derramada
da casa até ao mar como um abraço.

Era a intensa e clara madrugada
com cigarras dormindo no regaço
e a ampulheta do sono defraudada
no tempo cada dia mais escasso.

Era um país de urzes e lilases
de tardes sonolentas espreguiçando
um aroma de nardos pele chão

e bandos de meninas e rapazes
correndo amando rindo e adiando
a minha inexorável solidão

domingo, julho 30, 2023

Qual Foi a 1ª Circular Em Lisboa?

De certeza que todos os lisboetas conhecem  a chamada Segunda Circular, uma via sempre referida, nos vários acessos de entrada e saída da cidade, pelos congestionamentos constantes, a qualquer hora do dia, e sempre palco de acidentes diários, com maior ou menor gravidade.  

A Segunda Circular resultou da expansão de Lisboa e dos planos de urbanização elaborados pelo Engº Duarte Pacheco (Plano Diretor de 1948) durante o Estado Novo.

Mas, então, onde fica a Primeira Circular?

A Primeira Circular existiu e "circundava" a cidade no século XIX. Representava na altura os limites da cidade, que entretanto transbordou e por isso se fez uma Segunda Circular.

A Primeira Circular começava na ponte de Alcântara, no final da Rua do Prior do Crato e terminava na Cruz da Pedra, em Santa Apolónia. De Alcântara, passava pelas Ruas D. Maria Pia, Arco do Carvalhão, a atual Rua Dom Carlos de Mascarenhas, por Campolide, pelas atuais traseiras do "El Corte Inglês", Avenida Duque D’ Ávila, Largo do Leão, Rua António Pereira Carrilho, Rua Morais Soares, Avenida Afonso III e finalizava na confluência da Rua Cruz da Pedra com a Rua de Santa Apolónia. 

Ao longo do percurso acima citado, existiam várias portas e alfândegas, onde se pagavam direitos pelos produtos entrados na capital. 

A cidade de então concentrava-se praticamente na área interior à 1ª Circular; os percursos laborais eram mais curtos e efetuados ou a pé ou de transportes públicos; o comércio de proximidade era o único existente. Lisboa era uma cidade pacata, mas, com muito carisma.

Hoje, a maioria dos moradores lisboetas vive para além da 1ª Circular, deixando o interior para os serviços e grande comércio.