sábado, abril 13, 2024

A Praia de Elafonisi

Uma das praias mais famosas (e bonitas) do mundo é a praia de Elafonisi, situada no sudoeste da ilha de Creta, na Grécia (como pode ver nos vídeos abaixo). O motivo? Tem areia cor de rosa - embora não seja a única do género que se destaca por ter uma tonalidade diferente

Fica na costa sudoeste de Chania, uma das cidades mais encantadoras da ilha e uma das melhores bases para explorar Creta.

Com águas rasas, areias tingidas de rosa claro e dunas extensas, Elafonisi é muito procurada por turistas e considerada uma das melhores praias da Europa. O mar de Elafonisi tem uma tonalidade azul esverdeada perfeita e super atrativa para um dia de verão.

A praia está ligada a uma reserva natural, que abriga uma variedade de plantas e animais raros, incluindo tartarugas marinhas cabeçudas.

Agora aqui vai o segundo vídeo.

quinta-feira, abril 11, 2024

O Retorno do Filho Pródigo

O Retorno do Filho Pródigo é uma pintura à óleo de Rembrandt que descreve de forma perfeita o amor de um pai pelo seu filho. Está entre as últimas obras do mestre holandês, possivelmente completada dois anos antes da sua morte, em 1669. A cena evoca o momento em que um pai recebe de volta o seu filho que estava perdido, de acordo com a Parábola do Filho Pródigo, contada por Jesus Cristo na Bíblia (em Lucas 15:11–32, a Parábola do Filho Pródigo).

Rembrandt (1606 - 1669) foi um pintor e gravurista holandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa, e por alguns, como o maior pintor de todos os tempos.

quarta-feira, abril 10, 2024

Yaoi & Yuri


Hoje apresento-lhe mais um género de mangá: o Yaoi e o Yuri.

Estas histórias aos quadradinhos destinadas a adolescentes (dos 16 aos 18 anos), focam-se em relações homoafetivas entre dois homens (Yaoi) ou duas mulheres (Yuri). Os temas destas histórias podem envolver comédia, drama ou até aventura.

Alguns exemplos deste tipo de mangás: Verão, Citrus (Yuri) e Loveless (Yaoi).

terça-feira, abril 09, 2024

Divina Certeza

Divina Certeza é um mini documentário realizado por Rita Grazina com roteiro de Leo Middea e Rita Grazina.

Entre os dias 20 e 30 de maio de 2019 o músico e cantor brasileiro Leo Middea foi para as ruas pedir dinheiro para conseguir gravar o seu terceiro álbum. Assim, o álbum "Vicentina" acabou por estrear em setembro de 2019.

Veja, aqui em baixo, como foi todo este processo. Não perca. Vale bem a pena!

segunda-feira, abril 08, 2024

Mulher Madura: Chique Com Jeans

Saiba como uma mulher madura pode ficar chique com jeans, através das sugestões de mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha.

No vídeo de hoje Luciane Cachinski mostra-lhe que os jeans são peças atemporais, que nunca saiem de moda, independentemente da idade. Por isso, é possível usar jeans em qualquer idade e ainda ficar muito estilosa e chique.

Muitas vezes pensamos que os jeans são peças mais casuais e despojadas. Contudo, com as combinações certas e alguns truques de estilo, é possível criar looks incríveis e super elegantes com estas peças tão versáteis. Se ainda tem dúvidas sobre como usar os jeans de forma sofisticada, veja o vídeo de hoje que lhe dá várias dicas e inspirações para looks de arrasar!

Ora veja. Não perca esta oportunidade!

domingo, abril 07, 2024

O Domingo de Pascoela

 O Domingo de Pascoela ocorre sete dias depois da Páscoa, correspondendo ao domingo seguinte ao Domingo de Páscoa, também chamado Dia da Misericórdia de Deus, oitava da Páscoa ou Quasímodo.

Estas duas últimas designações, embora ainda se usem, eram mais utilizadas antigamente, celebrando-se a oitava noutras liturgias importantes da Igreja, prática caída em desuso aquando da reforma do calendário religioso após o Concílio do Vaticano II.

A Pascoela simboliza o prolongamento do próprio domingo de Páscoa, numa atitude festiva da Igreja e dos fiéis, podendo dizer-se que representa uma espécie de diminutivo da palavra Páscoa.

Recorde-se que o batismo dos primeiros Cristãos adultos ocorria durante a Vigília Pascal, ritual que continua a manter-se, sendo a quadra da Páscoa a preferida desde os primórdios da religião cristã para se efetuarem os batismos dos catecúmenos.

Daí, chamar-se também – conquanto não já oficialmente – ao domingo de Pascoela o domingo In Albis (domingo branco), devido ao facto dos catecúmenos utilizarem (como hoje) vestimentas brancas no ato do batismo, celebrado depois, festivamente, por toda a semana que decorria desde o domingo de Páscoa ao domingo de Pascoela.

O domingo da Pascoela marcou também o calendário rural: era o dia em que "começava a sesta", um descanso de 1 ou 2 horas a que tinham direito os trabalhadores rurais durante as horas de canícula, horas que eram pagas. As Sestas ("buscar as Sestas" significava que entre a Pascoela e inícios do mês de setembro os trabalhadores tinham direito a ter duas horas de descanso à hora do almoço.) e eram uma parte indissociável das festas em honra da Senhora dos Prazeres.

Neste domingo, ia-se aos montes, a uma festa ou capela, para "esperar a sesta"; regressava-se com um ramo de flores silvestres ("a sesta") que se guardava em casa. No calendário católico, era a festa de Nª. Srª dos Prazeres.

Trata-se de uma invocação de origem popular, exclusivamente portuguesa, já registada no séc. XIV e instituída oficialmente pelo Papa para Portugal a pedido de D. João V (sec. XVIII) que apontou a sua importância na tradição portuguesa.

Foi das invocações mais assinaladas em todo o País. No distrito de Leiria há várias capelas e paróquias sob o orago "Senhora dos Prazeres", nomeadamente Alcaria e Aljubarrota.