sábado, março 02, 2024

O Uso do Telemóvel

"Cuida Bem de Mim" é uma série de animação de 12 episódios produzida pela CNPDPCJ (Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens), no âmbito do projeto Adélia - Parentalidade Positiva. É destinada às crianças, aos pais e cuidadores, com sugestões para melhor encararem os desafios do crescimento e da educação.

Aborda temas que vão desde a importância do brincar, às regras e limites, passando pela comunicação assertiva, o medo, o autocontrolo, o bullying, o uso do telemóvel (ep. 9) ou os videojogos, entre outros. 

sexta-feira, março 01, 2024

Como Disfarçar Seios Grandes?

Saiba como como disfarçar seios grandes, através das sugestões de mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha.

Muitos modelos de roupas atraem a atenção e dão a impressão de seios maiores, mas há alguns tipos de decotes, mangas e acessórios que ajudam a disfarçar esta região e deixam a mulher mais confortável para desenvolver as suas atividades do dia a dia. 

Neste vídeo Luciane Cachinski faz um resumo das melhores dicas para disfarçar seios grandes. Sugestões muito fáceis, que qualquer mulher consegue tranquilamente colocar em prática, na maior parte dos dias, e também com as peças que tem em casa.

Não perca a oportunidade de ver este vídeo! Vale bem a pena!

quinta-feira, fevereiro 29, 2024

O Kodomo

O Kodomo é um género de mangá destinado ao público infantil (até 12 anos). Os mangás infantis também são conhecidos como kodomomuke manga e os animes, kodomomuke anime
Este género de mangá têm um carácter educativo, tanto a nível individual como social, pois ensinam a respeitar os mais velhos, a preservar amizades ou a valorizar a família. Os enredos são simples e fáceis de compreender.

Os Kodomo narram histórias fechadas ou com arcos muito curtos, pois as crianças têm dificuldade em acompanhar histórias seriadas. Também possuem desenhos e narrativas simples. 

Em geral os mangás kodomo possuem várias atividades para os leitores como: páginas para colorir, labirintos e jogos. 

Alguns exemplos conhecidos de kodomo são: Hello Kitty; Heidi; Pokémon; Meu Amigo Totoro, entre outros.

quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Perdiz À Convento De Alcântara

A Perdiz À Convento De Alcântara é considerada por muitos especialistas em gastronomia como o único exemplo de receita portuguesa de alta cozinha. Segundo o gastrónomo António Maria de Oliveira Bello (Olleboma) no seu livro "Culinária Portuguesa",  esta é a receita que Auguste Escoffier (1846-1935), grande chef francês, refere no seu "Guide de Culinaire". Consta que esta receita de perdiz terá sido encontrada pelos soldados de Junot, quando saquearam o convento de Alcântara em Lisboa. A duquesa de Abrantes (Senhora Junot), tendo tido conhecimento da receita, transcreveu-a nas suas memórias e Escoffier descobriu-a e colocou-a no seu "Guide de Culinaire".
Caso a queira fazer ou simplesmente conhecer aqui fica a receita.  

Ingredientes:
3 perdizes
250 gr foie gras
100 gr trufas
2 garrafas vinho do Porto seco
60 gr manteiga
500 ml caldo de ave (caldo de perdiz de preferência)
sal
fatias de pão
Preparação:
Arranjam-se as perdizes e desossam-se com todo o cuidado, esfregam-se com sal.
Recheiam-se com o fois gras e as trufas, partidas em pequenos pedaços, refazendo a forma original da perdiz. Atam-se as perdizes e colocam-se em infusão (devem ficar bem cobertas) de vinho do Porto, durante 48 horas.
Colocam-se as aves num tacho e vão a cozer no vinho da infusão, em lume brando, até ficarem tenras e com o molho reduzido e espesso.
Depois de cozidas, colocam-se as perdizes numa caçarola untada com manteiga, sobre uma camada de trufas e regam-se com caldo de ave.
Tapa-se bem a caçarola e vai ao forno durante 45 minutos.
Dispõem-se as perdizes sobre fatias de pão ligeiramente fritas em manteiga e regam-se com o molho.
Servem-se quentes ou frias.

terça-feira, fevereiro 27, 2024

Rua De Camões

A minha infância
cheira a soalho esfregado a piaçaba
aos chocolates do meu pai aos Domingos
à camisa de noite de flanela
da minha mãe

Ao fogão a carvão
à máquina a petróleo
ao zinco da bacia de banho

Soa a janelas de guilhotina
a desvendar meia rua
surgia sempre o telhado
sustentáculo da mansarda
obstáculo da perspectiva

Nele a chuva acontecia
aspergindo ocres mais vivos
empapando ervas esquecidas
cantando com as telhas liquidamente
percutindo folhetas e caleiras
criando manchas tão incoerentes nas paredes
de onde podia emergir qualquer objecto

E havia a Dona Laura
senhora distinta
e a sua criada Rosa
que ao nosso menor salto
lesta vinha avisar
que estavam lá em baixo
as pratas a abanar no guarda-louça

O caruncho repicava nas frinchas
alongava as pernas
a casa envelhecia

Na rua das traseiras havia um catavento
veloz nas turbulências de Inverno
e eu rejeitava da boneca
a imutável expressão

A minha mãe fazia-me as tranças
antes de ir para a escola
e dizia-me muitas vezes

Não olhes para os rapazes
que é feio.
Inês Lourenço - Um Quarto com Cidades ao Fundo.

segunda-feira, fevereiro 26, 2024

As Falésias de Moher

As Falésias de Moher
 As Falésias de Moher situam-se na Irlanda e são uma verdadeira maravilha geológica! As Falésias de Moher localizam-se na paróquia de Liscannor, perto de Doolin, no Condado de Clare. O nome deriva de um antigo forte chamado "Mothar", destruído durante as guerras contra Napoleão para a construção de um farol.

As Falésias de Moher são um dos marcos naturais mais impressionantes da Irlanda. Formadas há cerca de 300 milhões de anos, estendem-se por 8 km ao longo do Oceano Atlântico e atingem a sua altura máxima de 214 metros ao norte da Torre de O’Brien. Este é um dos principais pontos para avistar esta impressionante formação geológica. A vista das falésias atrai perto de um milhão de visitantes por ano. 

A Torre de O'Brien é uma torre redonda de pedra que foi construída cerca de 1835 por sir Cornelius O'Brien, descendente do rei irlandês Brian Boru, para servir como ponto de observação para turistas vitorianos ou, segundo a lenda, para impressionar visitantes do sexo feminino. Do topo da vigia, num dia limpo, é possível ver as ilhas de Aran e a Baía de Galway, as montanhas Maum Turk, os vales e colinas de Connemara, os Doze Pins a norte em Connemara, e Loop Head a sul.

As Falésias são um importante ponto de nidificação de aves marinhas na Irlanda e estão incluídas numa Área Especial de Proteção (Special Protection Area) ambiental.

As Falésias de Moher já serviram de inpiração para diversos trabalhos realizados no cinema, na televisão, na literatura e na música. As Falésias de Moher serviram de cenário, por exemplo, no filme "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (Harry Potter and the Half-Blood Prince).

domingo, fevereiro 25, 2024

Ucrânia: Dois Anos de Guerra



A Guerra na Ucrânia completou dois anos neste sábado ainda sem perspectivas de paz à vista. Kiev tenta continuar a mobilizar o apoio dos aliados, enquanto Moscovo regista alguns avanços no campo de batalha.
Se quiser ver fotografias da Ucrânia capturadas nos mesmos lugares, em 2022 e em 2024, não deixe de clicar aqui.
Se quiser conhecer os dilemas que cada um destes países enfrenta, no início deste terceiro ano de conflito, não deixe de ver o vídeo que se segue.