sábado, julho 22, 2023

Capas Negras

Capas Negras é um filme português, realizado por Armando de Miranda em 1947. Tem argumento de Alberto Barbosa e José Galhardo. Os principais atores são Amália Rodrigues (Maria de Lisboa), Alberto Ribeiro (José Duarte) e Artur Agostinho (Manecas), Vasco Morgado (Jorge), Barroso Lopes (Coca-Bichinhos), Humberto Madeira (Já-Cá-Canta), António Sacramento (Judge) e Graziela Mendes.

O filme foi gravado na Real República do Rás-Teparta, na Rua dos Estudos, em Coimbra. Esta república viria mais tarde a mudar-se para o n.º 6 da Rua da Matemática, onde ainda hoje se encontra. "Capas Negras" esteve 22 semanas em cartaz, tornando-se no maior sucesso do cinema português. Amália Rodrigues obteve o maior sucesso como atriz.

Um amargo e comovente melodrama de sabor coimbrão sobre o caso de amor entre uma bela tricana e um estudante de Direito, de que resulta um filho e gera muitas atribulações para a rapariga até que tudo acabe bem para todos, e que foi um estrondoso êxito nos anos 40.

Sinopse:

 

Em Coimbra o "quintanista" de Direito, José Duarte, e a bela tricana, Maria de Lisboa, vivem uma intensa história de amor. Terminado o curso e julgando-se traído, José Duarte abandona Maria e vai para o Porto. Recusa-se a aceitar as cartas dela e esta acaba por ser presa no Porto pelo abandono do filho. José Duarte decide defende-la, reconhecendo ao mesmo tempo, ser o pai da criança. Armando Miranda realizou em 1947 "Capas Negras", um dos maiores êxitos de bilheteira de sempre do cinema português.  Um pitoresco filme, recheado de amor, música e nobres sentimentos, que Amália Rodrigues domina com a sua fascinante presença e inconfundível voz.

sexta-feira, julho 21, 2023

Hoochie Coochie Man

Ouça Muddy Waters & The Rolling Stones em Hoochie Coochie Man (ao vivo em Checkerboard Lounge).

Gypsy woman told my mother
Before I was born
You got a boy child's comin'
He's gonna be a son of a gun
He gonna make pretty womens
Jump and shout
Then the world wanna know
What this all about

But you know I'm him
Everybody knows I'm him
Well you know I'm the hoochie coochie man
Everybody knows I'm him

I got a black cat bone
I got a mojo too
I got the Johnny Concheroo
I'm gonna mess with you
I'm gonna make you girls
Lead me by my hand
Then the world will know
That I'm the hoochie coochie man

You know I'm him
Everybody knows I'm him
Oh you know I'm the hoochie coochie man
Everybody knows I'm him

On the seventh hour
On the seventh day
On the seventh month
The seven doctors say
"He was born for good luck
And that you'll see
I got seven hundred dollars
Don't you mess with me"

But you know I'm him
Everybody knows I'm him
Well you know I'm the hoochie coochie man
The whole wide world knows him

quinta-feira, julho 20, 2023

Mala de Viagem: Truques para uma Mala Inteligente e Estilosa!

Penso que toda a gente adora planear uma viagem de férias.

Escolher o destino, a hospedagem, planear os passeios, imaginar os roteiros e os percursos. Tudo isto nos deixa animados e cheios de expectativas. 

Agora, o pior de tudo para além do dinheiro, é a parte de fazer as malas. A verdade é que para muitas pessoas, essa parte pode ser um verdadeiro tormento! 

Afinal, como colocar na mala tudo o que queremos levar sem fazer um volume muito grande ou sem ultrapassar o peso estipulado? Como saber a quantidade ideal de peças a levar sem exagerar?

Saiba que é muito possível tornar essa etapa mais agradável. É possível fazer uma mala de viagem organizada, funcional e prática sem abrir mão do seu estilo! 

Os dois vídeos que lhe proponho que veja hoje, dão-lhe conselhos e dicas práticas para que consiga fazer uma mala de viagem funcional, organizada, estilosa e mais inteligente! Assim, poderá aproveitar ao máximo a sua viagem, sem ter de carregar uma mala excessivamente pesada! 

Aprenda também como planear e organizar os seus looks e como escolher a quantidade ideal de peças de roupa que deve levar.
Aqui vai o 1º vídeo.
E agora o segundo vídeo.
Neste vídeo pode ver passo a passo como viajar apenas com uma mala de mão (de 10kg)!

quarta-feira, julho 19, 2023

Pode-se Usar Castanho no Verão?

Sabe como se deve deixar o castanho mais leve para o usar no verão? Se quiser ficar a saber sugiro-lhe que veja mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 


As mulheres, no geral, gostam do castanho, mas a pergunta que fazem sempre é: posso usar o castanho no verão? O castanho no verão não pesa? 

No vídeo abaixo Luciane Cachinski deixa algumas ideias de combinações, para que o castanho se torne uma cor mais leve!

Desta forma, aprenderá como criar looks de moda feminina espetaculares com castanho, sem que fiquem demasiado pesados. É só anotar todas estas dicas de moda feminina para que os seus looks fiquem estilosos.

terça-feira, julho 18, 2023

O Tesouro Iraniano

O Irão é um país com uma cultura e uma história ricas, pelo que as suas cidades oferecem aos visitantes muitos testemunhos dessa riqueza. A descoberta dos seus museus é fundamental e demonstra o património cultural deste país.
O Museu Nacional de Joias do Irão (situado em Teerão) é um dos 10 melhores museus de joalharia do mundo. O Tesouro das Joias Nacionais, é um museu que depende do Banco Central do Irão, que é o seu guardião legal, sendo de visita incontornável. Reúne os tesouros dos monarcas das dinastias Safávida, Qajar e Pahlavi, e a preciosa colecção, tendo por estrela o Trono do Pavão (ou o Trono do Sol), inclui joalharia, tronos, globos, coroas, tiaras, joias e armas de todos os formatos e tamanhos, com pedras preciosas e diamantes de vários quilates (o diamante rosa mais caro do mundo também está na coleção) e outras aparatosas peças preciosas que deixarão certamente qualquer visitante deslumbrado.
A colecção conheceu um grande crescimento a partir da década de 1930, pelo que é hoje considerada uma das mais famosas e melhores colecções de diamantes e outras joias a nível mundial. Segundo o Financial Tribune, "o valor desta colecção é certamente incalculável".

O Museu do Tesouro Iraniano que fica num bunker no Irão, está protegido por um esquema de segurança rigoroso e é considerado inviolável. Propriedade do Banco Central do Irão, acolhe no seu subsolo, cercada de muita segurança, uma assombrosa coleção de pedras e metais preciosos de valor incalculável, desde o século XIV até ao século XX
Este museu tem acesso limitado. Como tal, planeie a sua visita com antecedência. A segurança é apertada e máquinas fotográficas, telemóveis, mochilas, bolsas, etc. têm de ser deixados à entrada na recepção.
Se não pode ir até lá, não deixe de fazer esta viagem virtual, e de ver a apresentação que se segue.
Vale bem a pena. 
Ora veja!
 

segunda-feira, julho 17, 2023

Costelas de Porco e Molho Barbecue

No centro das reuniões de verão nos Estados Unidos, e especialmente nas celebrações do 4 de Julho, está o popular grelhar e fazer um churrasco ao ar livre. 

Embora nos E.U.A. a concepção de churrasco seja um pouco diferente da nossa, as costelas de porco com molho barbecue são muito famosas neste evento social. Geralmente são servidas com batata frita e muito molho. 

Este prato foi criado por volta de 1861 durante a Guerra Civil americana. Com tantos anos de história, é claro que podemos considerar esta receita apetitosa uma das principais comidas típicas da gastronomia americana.

Mas o que é um churrasco americano?

O churrasco americano consiste numa técnica típica de assar carne numa Pit Smoker, uma churrasqueira fechada, na qual a carne é assada por defumação. Contudo, ainda que a técnica seja a mesma por todo o país, o churrasco americano não se limita a apenas um único estilo: o churrasco do Norte e do Sul dos EUA possuem características diferentes, como pode ver aqui e aqui.

Mas, há algo que se mantém em todo o país e que é o amor pelo molho barbecue. Contudo, são conhecidas cerca de 12 receitas diferentes deste molho. Porém, na sua base estão sempre: o ketchup, o molho de tomate e a mostarda.

Pela diversidade de mostardas que podem ser utilizadas na receita, as cores, texturas e sabores podem variar entre as versões existentes do molho. Inclusive, alguns restaurantes têm as suas próprias receitas de molho barbecue para garantir uma característica própria que os diferencie dos restantes.

Deixo-lhe agora duas receitas de Costelas de Porco e Molho Barbecue, pescadas na net.
Aqui vai a primeira:
E agora a segunda.

domingo, julho 16, 2023

A Estrada do Caracórum

O Caracórum é uma das grandes cordilheiras da Ásia e está localizada na fronteira entre o Paquistão, a China e a Índia, nas regiões de Guilguite, Ladaque e do Baltistão. Por vezes, é considerada parte dos Himalaias, embora, tecnicamente, não o integre. "Caracórum" significa "cascalho negro" em turcomano, devido ao facto de que diversos dos seus glaciares estejam recobertos por aquele material.

A cordilheira inclui mais de 60 picos acima dos 7000 metros, incluindo o K2, a segunda montanha mais alta do planeta, com 8 611 metros. Muitas das montanhas encontram-se no Vale do Hunza, no Paquistão. O Caracórum estende-se por mais de 500 km e é a região do mundo com o maior número de glaciares fora dos polos. Os glaciares de Siachen e de Biafo são o segundo e o terceiro mais longos do mundo fora das regiões polares, com 70 e 63 km de extensão, respetivamente.

Cones de Passu, Hunza Valley, Paquistão. Autor e Copyright Marco Ramerini.

A estrada do Caracórum, também chamada de N-35 ou Estrada Nacional N-35 (conhecida pelas iniciais KKH), é a estrada pavimentada internacional que alcança a maior altitude. Liga a República Popular da China ao Paquistão através das montanhas do Caracórum.

Estende-se de Hasan Abdal na província do Punjab (Paquistão) até à passagem de Khunjerab em Gilgit-Baltistan, onde cruza para a China tornando-se  na China National Highway 314. 

Esta estrada liga as províncias paquistanesas do Punjab e Khyber Pakhtunkhwa mais a Gilgit-Baltistan com a Região Autónoma Uigur de Xinjiang da China. Esta rodovia é uma popular atração turística e é uma das estradas pavimentadas mais altas do mundo, com altitude máxima de 4.714 m perto da passagem de Khunjerab. Devido à sua elevada altitude e às difíceis condições em que foi construída, é muitas vezes referida como o Oitava Maravilha do Mundo.

A rodovia, ligando a região de Gilgit-Baltistan à antiga Rota da Seda, percorre aproximadamente 1.300 km de Kashgar, uma cidade na região de Xinjiang , na China, a Abbottabad, no Paquistão. 

Uma particularidade da Estrada do Caracórum é que atravessa a zona de colisão entre as placas da Eurásia e da Índia. 

Devido em grande parte ao estado extremamente sensível do conflito da Caxemira entre a Índia e o Paquistão, a estrada do Caracórum tem importância estratégica e militar para essas nações, mas particularmente para o Paquistão e a China.

Aprecie agora três vídeos que lhe mostram algumas das características desta rodovia.
1º - "The Karakoram Highway - The World's Best and Dangerous Roadtrip"
2º - "Exploring the Karakoram Highway - From Kashgar to Karakul Lake".
3º - "Driving Karakorum highway part 1".