sexta-feira, julho 14, 2023

Mannish Boy

 Ouça Muddy Waters & The Rolling Stones em Mannish Boy (Live At Checkerboard Lounge).

Oh, yeah
Oh, yeah

Everything gonna be alright this mornin'
Now, when I was a young boy
At the age of five
My mother said I was gonna be
The greatest man alive
But now I'm a man
I'm age twenty-one
I want you to believe me, honey
We having lots of fun

I'm a man (yeah)
I spell M
A, child
N
That represent man
No B
O, child
Y
That spell mannish boy
I'm a man
I'm a full-grown man
I'm a man
I'm a rollin' stone
I'm a man
I'm a hoochie-coochie man

Sittin' on the outside
Just me and my mate
I'm made to move
Come up two hours late
Wasn't that a man?
I spell M
A, child
N
That represesnt man
No B
O, child
Y
That spell mannish boy
I'm a man
I'm a full-grown man
I'm a man
I'm a rolllin' stone
I'm a man
Full-grown man
Oh, well
Oh, well

quinta-feira, julho 13, 2023

A Brincadeira

A Brincadeira é um livro de Milan Kundera. A Brincadeira é o romance de estreia deste autor checo. Esta obra foi publicada em 1967 e tornou-se um grande sucesso na antiga Tchecoslováquia. 

No ano seguinte ao da sua publicação, o livro, que rapidamente atingira uma tiragem de 120 000 exemplares, obteve o Prémio da União de Escritores da Checoslováquia. No entanto, pouco tempo depois, viria a ser proibido neste país, mas a sua publicação em França, pela Gallimard, torná-lo-ia mundialmente conhecido.

Milan Kundera (1929 – 2023) foi um escritor checo, exilado na França, conhecido pelo livro A Insustentável Leveza do Ser (1983). 

Autor de uma vasta obra, que abrange o romance, o ensaio e a poesia, é considerado um dos mais importantes escritores do século XX.

Naturalizado francês desde 1981, a sua cidadania checa tinha sido revogada em 1979. Uma nova cidadania checa foi-lhe fornecida em 2019. Porém, Kundera considerava-se um escritor francês e desejava que a sua literatura fosse estudada como literatura francesa e como tal classificada nas livrarias.

A sua obra mais conhecida e aclamada é A Insustentável Leveza do Ser, publicada antes da Revolução de Veludo de 1989, quando o regime comunista da Checoslováquia baniu os seus livros. A Insustentável Leveza do Ser é a sua obra mais aclamada pelos leitores e pela crítica, e em muito contribuiu para o tornar num autor reconhecido internacionalmente. 

Entre outros, foram atribuídos a Milan Kundera o Prémio Médicis (1973), o Prémio Mondello (1978), o Prémio Common Wealth (1981), o Prémio Jerusalém (1985) e o Prémio Independente de Literatura Estrangeira (1991).

Sinopse:

"Um dia, em 1961, fui ver uns amigos na região mineira onde vivi em tempos. Contaram-me a história de uma jovem operária que roubava, para o seu amante, flores nos cemitérios. A sua imagem não me largava e diante dos meus olhos desenhava-se o destino de uma mulher jovem para quem o amor e a carne eram mundos separados, para quem a sexualidade estava nos antípodas do amor. Uma outra imagem se vinha juntar em contraponto à da rapariga que roubava flores: um longo ato de amor que não era em realidade senão um soberbo ato de ódio. Assim nasceu a ideia do meu primeiro romance, que acabei em dezembro de 1965 e a que chamei A Brincadeira."

quarta-feira, julho 12, 2023

50 Truques Para Se Viajar De Avião



Estamos no verão, há muita gente que precisa de viajar de avião em trabalho ou para passar férias no estrangeiro. 

Aqui lhe deixo 50 Truques Para Se Viajar De Avião

São dicas de viagem, de segurança e de conforto para voos longos.

terça-feira, julho 11, 2023

Meter o Rossio na Rua da Betesga

Meter o Rossio na Rua da Betesga é uma expressão genérica muito popular e usada em Portugal e que significa fazer algo impossível, atendendo aos tamanhos do Rossio e da Rua da Betesga, respetivamente.

Mas, quanto é que mede a Rua da Betesga? É assim tão pequena? O que significa Betesga?

A Rua da Betesga é uma das artérias mais antigas de Lisboa e, como pequeno arruamento, faz jus ao seu nome já que "betesga" significa ruazinha, beco sem saída, viela.

A Rua da Betesga tem aproximadamente 10 metros de comprimento e é tida como a rua mais pequena de Lisboa. A expressão "meter o Rossio na Rua da Betesga" é usada sempre que se quer meter muita coisa em pouco espaço. 

Se quiser ficar a saber um pouco mais sobre este assunto não deixe de ver este vídeo , onde o ator Diogo Infante e a jornalista Maria Flor Pedroso dão lições de Português no programa "Cuidado com a Língua!".

segunda-feira, julho 10, 2023

Fiz um conto para me embalar

Fiz com as fadas uma aliança.
A deste conto nunca contar.
Mas como ainda sou criança
Quero a mim própria embalar.

Estavam na praia três donzelas
Como três laranjas num pomar.
Nenhuma sabia para qual delas
Cantava o príncipe do mar.

Rosas fatais, as três donzelas
A mão de espuma as desfolhou.
Nenhum soube para qual delas
O príncipe do mar cantou.
Natália Correia

domingo, julho 09, 2023

Fado, História de uma Cantadeira

Fado, História de uma Cantadeira é um filme de 1947 realizado por Perdigão Queiroga e que conta no elenco com António Silva, Virgílio Teixeira, Amália Rodrigues e Vasco Santana.

Sinopse:

Em Alfama, a estreia da cantadeira Ana Maria num retiro de fado é um grande êxito. A carreira da rapariga arranca a grande velocidade, levando-a ao teatro e à vida boémia de Lisboa. Apesar de tudo, Ana Maria não se deixa contagiar pelo sucesso e continua apaixonada por Júlio, o guitarrista. Mas a atracção por uma vida de luxo e celebridade acaba por interferir no romance e o músico começa a pensar em partir para África. "Fado, a História de uma Cantadeira", realizado em 1948 por Perdigão Queiroga, é uma assumida homenagem a Amália Rodrigues, que surge pela segunda vez na tela, juntamente com nomes sonantes dos anos de ouro do cinema português, entre os quais Virgílio Teixeira, António Silva, Vasco Santana e Eugénio Salvador. Pela sua interpretação neste filme, a fadista recebeu o Prémio do SNI (Secretariado Nacional de Informação) para a melhor atriz de cinema do ano.