sábado, maio 06, 2023

Nova Iorquinos: Como Se Pronunciam Algumas Palavras Portuguesas?

Aprenda Português Europeu através de conteúdos interessantes e autênticos!

Assista hoje a mais um vídeo do Portuguese With Leo, onde Leonardo Coelho lhe fala das dificuldades que os Nova Iorquinos têm em pronunciar algumas palavras de Português. 

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja.

sexta-feira, maio 05, 2023

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

O dia 5 de Maio foi oficialmente estabelecido em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. 

Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes (3,7% da população mundial) espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O Português é a língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau). Além disso, é língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul (Mercado Comum do Sul). O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.   

Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.

MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS

"Este dia mundial é um reconhecimento justo da relevância global da língua portuguesa. Estou seguro de que o seu futuro continuará a ser enriquecido pela diversidade e solidariedade de todas as suas vozes." - António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas na ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021.

Ouça agora também a mensagem da Representante Permanente de Portugal junto da CPLP em 2022.

quinta-feira, maio 04, 2023

Glenn Miller

Glenn Miller nasceu em 1904 em Clarinda, Iowa, Estados Unidos. É considerado um dos maiores nomes da história do Jazz, o maior bandleader da era Swing!

A era das big band do final dos anos 30 e início dos anos 40 não estaria completa sem as gravações de Miller de "Moonlight Serenade" e "In the Mood"!

Nos anos 40, Glenn Miller dominou os salões de dança do Ocidente com hits como "Moonlight Serenade", "In the Mood" e "Little Brown Jug"!

Em 1942, no auge da sua popularidade, decidiu abandonar a vida civil e ofereceu os seus serviços para o esforço de guerra!

Infelizmente, em dezembro de 1944, o seu avião perdeu-se no mar enquanto sobrevoava o Canal da Mancha. Esta foi uma morte trágica e misteriosa que o transformou num mito bastante rentável!

Em 1953, a história da vida do Major Glenn Miller foi transformada num filme "The Glenn Miller Story", protagonizado por por Jimmy Stewart!

Atualmente, o legado de Glenn Miller continua, com as suas gravações e o enorme impacto que teve com a sua orquestra e o som distinto que criou!

Aprecie agora a versão ao vivo do clássico, do inesquecível Glenn Miller, ''In the Mood'' (Joe Garland/Wingy Manone), com a Glenn Miller Orchestra Scandinavia!

quarta-feira, maio 03, 2023

Romagem à Lapa

Ouça o cantor português Luiz Goes em Romagem à Lapa, na Aula Magna em 1989, com António Portugal, António Brojo, Rui Pato, Aurélio Reis e Luís Filipe.

Luís Goes (1933 - 2012) foi um médico e músico português. Cantor e compositor, conhecido pelo seu nome artístico como Luiz Goes, é considerado um dos expoentes máximos da canção de Coimbra.

Se um dia a vida parasse e agente voltasse
Ao tempo que havia
E se o Mondego passasse e a todos levasse
A um velho dia
Talvez a lapa cantasse e em pedra gravasse
A nossa alegria
Talvez a Lapa sorrisse e à pedra se ouvisse
« Olá poesia »

Se agora o rio pudesse juntar quem padece
de tal nostalgia
E tanta gente viesse, sem sonhos nem prece
E sem rebeldia
Talvez a Lapa chorasse em pedra gravasse
A nossa agonia
Talvez a Lapa sofresse e à pedra dissesse
" Adeus poesia "

terça-feira, maio 02, 2023

Urjal

Urjal (Amares) é uma pequena aldeia típica, encaixada nas  encostas da Serra de Santa Isabel e do monte da Abadia, que pertence à freguesia de Seramil.

No núcleo histórico da aldeia, pode encontrar alguns espigueiros e um conjunto de casas rústicas, típicas do Minho, algumas delas renovadas e adaptadas para turismo rural. 

Aproveite também para visitar dois moinhos de água bem conservados que se encontram numa das extremidades da aldeia.

Nas proximidades da localidade, mais precisamente na Serra de Santa Isabel, existe um troço de geira romana ou via nova romana (via XVIII antonina).

Deslumbre-se com a vista das encostas em socalcos e com os pastos verdes salpicados pelos laranjais da região!

No Monte da Abadia situa-se o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, que é o santuário mariano mais antigo de Portugal.

Outros pontos de interesse a visitar: a Capela de Nossa Senhora de Fátima e o parque de merendas dos 4 caminhos que é o local ideal para relaxar enquanto prova as especialidades culinárias típicas de Urjal: o bolo de milho e o bolo de sardinhas!

segunda-feira, maio 01, 2023

Mulher Maio...

 Bom dia minha amiga digo em Maio
És uma rosa à beira de um tractor
Neste campo de Abril onde não caio
A nossa sementeira já deu flor

Bom dia minha amiga, eu sou um gaio,
Um pássaro, liberto pela dor
Tu és a companheira, donde saio
Mais limpo de mim próprio mais amor

Bom dia meu amor estamos primeiro
Neste tempo de Maio a tempo inteiro
Contra o tempo do ódio e do terror

Se tu és camponesa eu sou mineiro
Se carregas no ventre um pioneiro
Dentro de ti eu fui trabalhador

José Carlos Ary dos Santos

domingo, abril 30, 2023

Island in the Sun

Ouça Harry Belafonte em Island in the Sun (ao vivo).

 Harry Belafonte (1927 - 2023) foi um músico, ator, ativista político e pacifista norte-americano de ascendência jamaicana. Um dos mais bem sucedidos artistas de origem caribenha da história, foi apelidado de "Rei do Calypso" por popularizar o ritmo caribenho nos Estados Unidos na década de 1950. Durante sua carreira foi um radical ativista político, envolvido em lutas pelos direitos civis e diversas causas humanitárias.

This is my island in the sun
Where my people have toiled since time begun
I may sail on many a sea
Her shores will always be home to me

Oh, island in the sun
Willed to me by my father's hand
All my days I will sing in praise
Of your forest, waters
Your shining sand

As morning breaks
The heaven on high
I lift my heavy load to the sky
Sun comes down with a burning glow
Mingles my sweat with the earth below

Oh, island in the sun
Willed to me by my father's hand
All my days I will sing in praise
Of your forest, waters
Your shining sand

I see woman on bended knee
Cutting cane for her family
I see man at the waterside
Casting nets at the surging tide
Oh, island in the sun
Willed to me by my father's hand
All my days I will sing in praise
Of your forest, waters
Your shining sand

I hope the day will never come
That I can't awake to the sound of drum
Never let me miss carnival
With calypso songs philosophical

Oh, island in the sun
Willed to me by my father's hand
All my days I will sing in praise
Of your forest, waters
Your shining sand